Se você já é barbudo há muito tempo e já está em outro patamar entre os lenhadores de plantão, deve estar cansado de procurar dicas de cortes de barba e sempre cair nos mesmos modelos, né?

Pois bem, como bons entendedores do assunto e com muitos anos de barba, resolvemos preparar este post só para você, que quer mudar o visual, mas com algo inovador e avançado. Então, sem mais enrolação, confira os cortes abaixo e bora para a barbearia começar os trabalhos. Podemos iniciar?

Conheça cortes de barba avançados para ninguém botar defeito

Então, por esses modelos serem considerados avançados e um tanto quanto detalhados, em geral, eles requerem um volume maior no rosto, além de cuidados especiais diários e, de preferência, serem feitos pelas mãos de profissionais. Sabendo disso, bora aos exemplos!

1. Dégradé

Entre os cortes de barba, podemos dizer que o dégradé, além de ser um dos mais irados, é também uma verdadeira obra de arte. Afinal, como o próprio nome já sugere, trata-se de uma variação de volume e tonalidade, mas sem usar tinturas ou qualquer produto para dar cor.

Tudo é só no pelo! Ou seja, os caras começam aparando na região das costeletas e, gradativamente, aumentam o volume até o queixo em diante. Para caprichar ainda mais, dá para meter uma linha mais quadrada na parte inferior do rosto e traços bem retos no acabamento lateral. A barba fica perfeita e cai bem com quem tem pelos grisalhos também, pois dá para brincar com as tonalidades.

2. Beardstache

Muito mais do que um bigodão, o Beardstache seria um “bigode de barba”, literalmente. Afinal, esse corte concentra um belo volume em cima da boca, mas sem forçar aquele visual estilo Leôncio, entendeu? Em geral, esse estilo não abre mão do restante da barba, mas pode utilizá-la bem rente ao rosto, praticamente raspada.

Por outro lado, há quem curta deixar mais volume no rosto também, desde que o foco seja sempre o bigode. Para fazê-lo, busque sempre aparar na altura da boca (só para os fios não incomodarem ou, até mesmo, cobrirem os lábios). No entanto, na parte de cima e dos lados, pode deixar crescer à vontade, sempre controlando para manter um equilíbrio. Se quiser destacar ainda mais, use um produto para modelar as pontas!

3. Goatee Beard

O velho e bom cavanhaque, apesar de parecer simples e uma boa saída para aqueles que têm falhas ou buracos na barba, pode também ser uma alternativa bem avançada, dependendo do volume e do estilo que você quer ostentar. Como aqui não existem amadores, vamos considerar que você tenha pelos de sobra no queixo.

Sendo assim, dá para apostar em cortes e modelagens mais alinhadas, do tipo quadrado, ou deixar um traço mais triangular, com volumes concentrados no queixo e afinando até a ponta. Por fim, dá para mandar também um estilão mais revolt e com fios compridos, ao estilo James Hetfield, do Metallica, que volta e meia aparece com o cavanhaque grandão.

James Hetfield goatee

4. Full Beard

Entre os cortes de barba, o full beard é daqueles que a gente considera que o cara não sabe brincar! Afinal, é volume para ostentar mesmo, e o mais legal do estilo é que dá para “brincar” de diferentes formas, já que tem pelo de sobra no rosto.

O full beard pode ganhar diferentes estilos de acordo com o desenho do rosto, como aparar as laterais e deixar a maior parte concentrada na região inferior (bom para quem tem a cara mais ovalada ou arredondada) ou deixar crescer uniformemente (pode cair bem nos rostos mais quadrados). O lance aqui é só ter bastante volume mesmo, naquela pegada lenhador, sacou?

Para tal, é muito importante se preocupar com a hidratação dos fios, manter uma manutenção diária, prezar pela higiene e sempre cuidar do alinhamento!

Veja alguns cuidados essenciais para a manutenção da barba

Cara, a gente está falando de cortes de barba avançados. Mas só pra ter certeza de que você sabe quais são as práticas básicas para a manutenção da pele e dos fios, lembra que tem que usar cosméticos específicos, aparar as pontas com frequência, fugir de químicas e manter a hidratação em dia, né?

Por isso, as dicas a seguir são mais voltadas para algumas práticas e questões que todo barbudo, por mais experiente que seja, sempre se pergunta e coça a cabeça na dúvida do que fazer em frente ao espelho. Sendo assim, confira aí!

Invista em um alinhador de barba

Certamente, você já viu um aparador de barba em vídeos ou sites gringos! Esse acessório tem um design especial, geralmente com uma parte arredondada e outra quadrada, justamente para você aproximar do rosto e seguir as linhas perfeitas a serem aparadas ou raspadas. Ou seja, é como um molde para a barba, e o trabalho pode ser complementado com a ajuda de um delineador para marcar uma linha exata na pele.

É uma dica para quem quer brincar com diferentes cortes de barba, sem necessariamente ter que recorrer a uma barbearia profissional.

Esqueça os produtos de cabelo

Alguns barbudos podem achar que, por cultivarem fios longos e compridos, a barba é a mesma coisa que cabelo. Não é bem assim, amigo! Mesmo que a sua barba seja mais comprida do que muitos cortes de cabelo por aí, os pelos da barba, assim como a pele do rosto, são bem diferentes do couro cabeludo e da estrutura capilar.

Por exemplo, basta comparar a textura dos fios para se verificar que não são idênticos. Além disso, a oleosidade da cabeça é, disparadamente, maior do que a da bochecha! Então, não dá para vir com essa história de que shampoo (ou condicionador) que se usa na cabeça vale também para o rosto. Pode até quebrar um galho, mas, em geral, não serve, não, e até pode afetar a aparência.

Saiba que, para usar o secador, só na opção fria

Muita gente se pergunta como enxugar a barba depois da ducha, e a resposta é simples e direta: uma toalha seca, limpa e exclusiva para o rosto! “Ahhh, mas com o secador é mais rápido!”. Beleza, brother! Nada impede de usar o secador na barba, desde que ele seja utilizado na função fria, já que o vento quente é altamente prejudicial para os fios, podendo ressecá-los e até quebrá-los. Essa não é a ideia, né?

Cuide também dos acessórios

Bom, com todos esses cortes de barba, você talvez já use pentes específicos, né? E, quase sempre, esses acessórios são feitos em madeira, já que reduzem a estática e deslizam melhor no rosto (além de serem estilosos demais!).

Até aí, beleza! O problema é quando o barbudo esquece que esses itens precisam de cuidados também. Por exemplo, não rola pentear a barba molhada e guardar o pente úmido no armário. Fazendo isso, você está pedindo para acumular fungos e sujeiras indesejáveis. Portanto, seque bem e separe espaços arejados para os itens e produtos, beleza?

Enfim, essas são as dicas de cortes de barba e a devida manutenção deles, só para aqueles que já estão em outro patamar de barbudos. Sabendo disso, é hora de colocar os conselhos em prática e ostentar aquele visual impecável que, dificilmente, será encontrado em qualquer esquina.

Curtiu? Quer mais dicas desse tipo e sempre manter a barba em dia? Então, inscreva-se em nossa newsletter e deixe que a gente mande sempre as boas para o seu e-mail!

Sugestão de produtos para barba:

One thought on “4 cortes de barba avançados e como fazer a manutenção

  1. Pingback: Limpeza do rosto e da barba: 7 erros que você homem pode evitar | Z1 Portal - Melhores Notícias Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *