Antes de começar esse texto, queremos deixar claro que é importante seguir as regras de cada estado para o funcionamento das barbearias em tempos de pandemia. Para ajudar o setor de beleza, o SEBRAE criou um guia de retomada segura das atividades.

Um barber shop de qualidade não se resume apenas a um espaço legal e decorado, nem mesmo a ter profissionais capacitados. Afinal, nada disso faz sentido se o estabelecimento não estiver “munido” de cosméticos e acessórios de barbearia realmente eficientes e que tragam resultados satisfatórios.

Para ajudar você a montar a sua barbearia dos sonhos e, de fato, fazer a diferença no negócio, nós preparamos uma pequena lista de equipamentos, cosméticos e acessórios indispensáveis e essenciais para destacar qualquer salão masculino.

Quer conferir? Então, continue até o final e tome nota. Vamos lá!

1. Tesouras e aparadores

equipamentos barbearia

Quem é profissional capacitado sabe bem que a arte de barbear pode ser infinita, desde que se tenha em mãos alguns acessórios de barbearia específicos. Entre os principais, não podem faltar boas tesouras e aparadores de qualidade.

Portanto, a primeira dica é investir em equipamentos realmente bons, duráveis e de marcas de confiança. As tesouras devem ser de aço (evite as de plástico ou borracha, pois são apenas detalhes estéticos e que podem acumular sujeira, quebrar, arrebentar ou dificultar o manuseio) e com funções específicas. Ou seja, tenha tesouras para aparar pontas, para corte profissional e para desfiar.

Em relação aos aparadores, aposte em marcas confiáveis e de uso profissional. Confira a variedade de pentes, acessórios e funcionalidades e leve em consideração a assistência técnica.

2. Borrifadores, pincéis e lâminas

Esses são outros acessórios de barbearia que fazem diferença para a qualidade do serviço e a satisfação do cliente. Começando pelos borrifadores, apesar de parecer algo simples, procure escolher um com material resistente, design legal e, principalmente, que seja eficiente – não vaze, não crie jatos ou mesmo que não funcione.

Em relação aos pincéis para barbear, também se indica sempre prezar pela qualidade, assim como por um design atraente. Isso vai melhorar o desempenho do serviço e evitar desperdícios ou trocas desnecessárias do acessório. Por fim, as lâminas devem ser de alta qualidade, novas e descartáveis.

3. Pentes e escovas

óleo para barba

As escovas e os pentes são indispensáveis como acessórios de barbearia e podem ser grandes diferenciais para o seu estabelecimento. Além da qualidade dos produtos, o tipo de material utilizado também conta muito. A madeira, por exemplo, é livre de eletricidade estática e, portanto, perfeita para os fios do rosto, evitando aqueles pelos rebeldes ou o embaraço na barba.

No caso das escovas, as cerdas de origem natural sempre são mais indicadas, já que deslizam melhor sobre os fios, evitam alergias ou incômodos e facilitam para espalhar os cosméticos pela região.

4. Cosméticos específicos

Além da capacitação profissional de seus barbeiros, é fundamental que eles estejam devidamente munidos com cosméticos de qualidade. Por isso, trabalhe com uma variedade grande de tipos de produtos, porém a indicação é sempre focar em um único fornecedor, já que os produtos tendem a seguir uma mesma linha de compostos e ingredientes.

Então, por exemplo, tenha shampoos, condicionadores, pastas esfoliantes, óleos essenciais e balms sempre à disposição no estoque, mas preze por manter uma única linha de produtos.

Enfim, esses são os acessórios de barbearia realmente indispensáveis para o sucesso do seu barber shop. Vale reforçar que não importa o tamanho de seu estabelecimento. O segredo para garantir a satisfação de seus clientes está no conjunto geral do atendimento, da capacitação e, principalmente, da qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Curtiu as ideias? Quer ficar por dentro de outras dicas e conselhos para o seu barber shop? Então, siga a Barba Brava lá no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *