Tem muito barbudo por aí que não sabe como aparar a barba com tesoura corretamente. É o seu caso? Bom, o ideal é seguir todas as etapas do processo, da escolha do acessório até a higienização necessária para manter os fios da maneira que você desejar. Também é importante ter cuidado com a pele do rosto, principalmente no pós-barba, para garantir que novos fios cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

E aí, tá a fim de aprender como aparar a barba no capricho por conta própria? Acompanhe o passo a passo detalhado que a gente trouxe e outras informações sobre produtos e cuidados com os pelos.

Passo a passo de como aparar a barba com tesoura

É comum se sentir inseguro e ter medo de fazer alguma besteira que possa arruinar o que você vem cultivando há tempos, mas dará tudo certo se seguir direitinho os passos abaixo.

1. Escolha a tesoura certa

Usar a ferramenta adequada é importante para que o corte fique uniforme e alcance todas as áreas da barba. Portanto, o primeiro passo é escolher uma tesoura profissional e que seja adequada para isso. Você encontra modelos variados na internet ou em lojas especializadas, com diferentes formatos, tamanhos e estilos.

A dica é se informar sobre o que cada uma pode oferecer em relação à pegada, ao comprimento e outras características. As tesouras profissionais são menores do que as tradicionais, o que dá mais precisão ao aparar os fios. Bem, se você não quer correr o risco de errar a mão, invista em uma que seja para essa finalidade.

Equipamentos de barbearia

2. Tenha um bom pente de barba

Se você já prestou atenção ao trabalho de um barbeiro, tem meio caminho andado para saber como aparar a barba com tesoura. Acontece que ela não é a única ferramenta usada, já que faz uma dupla de sucesso com o bom e velho pente de barba! Este funciona como um guia para ajudar a visualizar o tamanho da barba e direcionar os fios.

Esse acessório precisa ser um pouco mais comprido e não tão largo, pois ele deve ter um tamanho similar ao da tesoura. Isso garante que haja precisão a cada corte, de modo que os fios sejam removidos apenas de acordo com o que a tesoura pegou como sobra do pente.

3. Lave a barba

Com as devidas ferramentas em mãos, é hora de começar o processo do corte da barba. Tão importante quanto saber como aparar a barba com tesoura é entender que, antes de tudo, ela precisa ser higienizada. Por isso, lave bem os fios com um shampoo para barba de qualidade e certifique-se de remover toda a sujeira e os resíduos de produtos.

É mais fácil a escova e a tesoura entrarem na barba limpa, uma vez que não há nada que impeça a movimentação natural dos fios. Além disso, as impurezas podem contribuir para a alteração do formato comum da barba. Assim, o corte pode ser feito de um jeito, mas dar um resultado diferente porque ela não estava natural.

Outro ponto que vale o destaque é a manutenção dos acessórios, como a tesoura e o pente. Uma barba suja pode transmitir toda a impureza para esses materiais e, além de atrapalhar o corte, prejudicar a vida útil deles.

4. Penteie os fios

Com a barba perfeitamente limpa, é hora de alinhar os fios para você ter uma ideia de como eles estão em relação à altura e de como pretende que eles fiquem. Depois da limpeza, é indicado secar os pelos com um secador. Após isso, o pente de madeira faz o trabalho para assentar os fios reduzindo o frizz e dando uma direção para eles.

Nesse momento, é preciso pentear a barba da maneira como você faz sempre, até porque é assim que usará. O volume a mais será retirado e, após o corte, a barba ficará devidamente aparada.

penteie a barba

5. Apare a barba na altura que desejar

Agora você saberá, na prática, como aparar a barba com tesoura. O processo é em duas etapas: o pente, quando desliza sobre a barba, mostra a altura dos fios, e é nesse momento que você deve usar a tesoura para reduzir o comprimento deles.

Comece pela parte de baixo, definindo qual é o comprimento da sua barba abaixo da região do maxilar e do queixo. Use a tesoura deitada, na horizontal, e apare para determinar o tamanho ao passar dessa região. Em seguida, é hora de aparar na lateral para remover fios que estão com frizz ou maiores que o desejado.

Na região do rosto, de cima para baixo, penteie a barba dando uma leve inclinação no pente, no sentido para fora do rosto. Conforme for descendo, use a tesoura na horizontal para aparar os fios que ficam para fora do pente, sempre pensando na altura que você quer para eles.

Esse processo deve ser feito em toda a altura do rosto, de cima para baixo, mas garantindo que toda a largura da face tenha os fios aparados. Faça isso em um lado e, depois, repita o processo no outro.

Você ainda pode aplicar as mesmas técnicas no bigode: para aparar as pontas e evitar que encostem na boca, use a tesoura da mesma forma que fez com o queixo e abaixo do maxilar; já para tirar o volume, use o pente como fez no rosto.

Cuidados importantes no pós-barba

Agora que você já sabe como aparar a barba com tesoura, é hora de pensar no pós! O segredo para uma barba crescer bonita e com fios fortes, do jeito que você sempre quis, é fazer um tratamento adequado tanto depois do corte quanto no dia a dia.

Após aparar, o produto ideal é o balm para barba. Ele vai hidratar os fios e cuidar da pele para que esta não sofra com a irritação que a tesoura pode causar. Use esse cosmético diariamente, para fortalecer os fios.

Se a sua barba é grande, o óleo pode ser necessário para garantir total hidratação aos fios, da raiz à extremidade. Barbas com comprimento maior do que 2 cm são as que já exigem esse produto depois do corte e, no cotidiano, uma vez ao dia.

Viu como aparar a barba com tesoura não tem mistério? Com as técnicas corretas, as ferramentas de trabalho específicas e um pós-barba de qualidade, o resultado é sempre bom! Siga as dicas deste post e, com certeza, você ficará satisfeito.

Que tal ajudar outros barbudos? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que eles também aprendam a usar a tesoura!

Produtos citados no post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *