Quem ostenta um belo volume no rosto provavelmente já se preocupou algumas vezes com relação a como outras pessoas reagiriam ao visual, especialmente quando se trata de ocasiões importantes, do tipo seleção profissional. Mas afinal, será que a barba atrapalha na entrevista de emprego?

Em geral, podemos dizer que, hoje, a mentalidade das empresas é muito mais aberta do que antigamente e, inclusive, o fato de ter uma barba e um visual próprio pode indicar uma personalidade que os próprios empregadores buscam no mercado. Por outro lado, uma aparência malcuidada e desleixada pode arruinar o seu sonho de conquistar aquela vaga.

Justamente por isso, nós resolvemos preparar este post. Ele traz algumas dicas e conselhos sobre esse assunto e mostra que é totalmente possível encarar e surpreender em uma entrevista de emprego sem se preocupar em raspar ou em tirar a barba do rosto. Quer conferir mais um pouco? Então, continue a leitura e tome nota.

Afinal, como as empresas lidam com o visual dos candidatos hoje?

Barbas, bigodes e tatuagens sempre foram um verdadeiro tabu dentro de algumas empresas. No entanto, aos poucos, esse quadro vai mudando e, com ele, os preconceitos. Mas o fato é que ainda hoje pode haver barreiras por parte de certos contratantes, devido a essa visão obsoleta e preconceituosa.

Então, quer dizer que a barba atrapalha na entrevista de emprego? Não necessariamente! Isso pode ser muito variável e depender de alguns fatores, tanto por parte do entrevistador como do entrevistado. Para ficar mais claro, destacamos alguns desses pontos importantes. Confira!

Liberdade

No Brasil, por lei, ninguém pode deixar de contratar você pela sua aparência ou pelo seu visual. Você tem total liberdade para vestir a roupa que quiser e sustentar um estilo próprio, ainda que isso seja considerado alternativo perante o “padrão” da sociedade. Ou seja, você tem esse direito!

O grande problema é que, dificilmente, a empresa vai alegar a sua reprovação por conta de seu visual, por sua barba, por suas tatuagens ou por qualquer outra característica que possa soar como uma ação preconceituosa por parte dela.

Assim, ainda que sejamos amparados pela lei, os contratantes podem dar outras desculpas para não aceitar você na posição concorrida e acabar contratando outras pessoas. Sendo assim, é muito importante trabalhar o bom senso e usar a barba ao seu favor. Continue com os próximos tópicos para entender como isso é possível.

Bom senso

barba-de-dar-inveja

Essa é a palavra-chave! Na hora da entrevista de emprego, pesquise mais sobre a empresa e suas políticas, qual a vaga oferecida, a imagem da marca perante o mercado, o tipo de linguagem que ela busca etc. Com todas essas informações, você pode criar uma ideia melhor de como a companhia lida com essa diversidade de público e se preparar mais adequadamente para o dia de sua apresentação.

Por exemplo, o processo seletivo para uma vaga de emprego em um estúdio de tatuagem vai ser bem diferente do que o de uma oportunidade no setor de vendas de uma organização corporativa. Em ambos os casos, você poderá estar totalmente apto a ocupar os cargos; porém, o uso do bom senso na hora da entrevista é decisivo.

Sendo assim, escolha roupas adequadas para o perfil daquela empresa, use a linguagem certa, capriche nos cuidados com a barba, cabelo e bigode, evite extrapolar no visual com acessórios ou itens desnecessários e mantenha uma postura ideal para demonstrar mais seriedade e responsabilidade.

Perfil da empresa

Outro ponto importante que faz toda a diferença na sua contratação é o perfil e o posicionamento da empresa em relação à aparência. Isso resume um pouco do que acabamos de falar nos tópicos acima. Ainda que a mentalidade do mercado esteja muito mais flexível hoje em dia, ainda pode haver certas barreiras e isso é muito variável.

Por outro lado, há empresas que chegam a valorizar essas características. De acordo com uma pesquisa recente, a criatividade e a personalidade dos candidatos são os pontos que mais contam para a contratação de um talento para o negócio. E cá entre nós, esses dois fatores são marcas registradas em nós barbudos, concorda?

Então, não é preciso tirar a barba para uma entrevista de emprego?

Podemos garantir que nada disso é necessário, desde que você trabalhe o bom senso e, claro, jogue o seu visual a seu favor. Afinal, barba, bigode e cabelo, se bem tratados e cuidados, somam em seu visual e, inclusive, podem demonstrar ainda mais uma personalidade de destaque, que talvez os demais concorrentes não tenham.

Para isso, vamos a algumas dicas essenciais de como se preparar e mandar bem na entrevista de emprego com a barba e o visual em dia. Confira!

  • fique atento aos horários e aos detalhes da entrevista;
  • não chegue atrasado e nem muito cedo. 15 minutos antes já é o suficiente;
  • postura é muito importante. Mantenha-se sempre ereto e com olhar firme e atencioso nos olhos do contratante;
  • tenha confiança em tudo o que fala;
  • capriche nas vestimentas e invista em peças adequadas, de tamanho alinhado, bem passadas etc.;
  • invista num visual apresentável dos fios, do cabelo à barba. Se precisar, faça uma visita a um salão profissional um dia antes da entrevista para desenhar e raspar as laterais;
  • independentemente do tamanho da barba ou do bigode, mantenha os cuidados diários, sempre buscando aparar as pontas e utilizando produtos específicos. Eles fazem toda a diferença no seu visual;
  • hidratação da barba também dá uma aparência muito mais saudável e bonita. Um bom óleo antes de sair de casa já resolve isso;
  • ter um pente de barba no bolso é fundamental para ajeitá-la, mesmo fora de casa.

Agora pode ficar tranquilo!

Essas foram algumas dicas importantes sobre como mandar bem na hora decisiva de conquistar aquela tão sonhada vaga de trabalho. Definitivamente, esqueça essa velha ideia de que barba atrapalha na entrevista de emprego. Se você seguir todos os conselhos acima, esse volume que você ostenta no rosto pode inclusive ajudar e demonstrar ainda mais a sua personalidade. Portanto, ao invés de pensar em raspar, capriche nos cuidados e mostre o seu verdadeiro “eu” nessa hora.

Gostou? Está mais confiante agora? Que tal, então, escolher um estilo perfeito para o seu rosto e investir em um visual imbatível? Sendo assim, não deixe de conferir nosso próximo post e conheça alguns tipos de cortes avançados e as melhores formas de fazer suas manutenções. Boa leitura!

Alguns produtos para deixar a barba bem alinhada para a entrevista:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *