Quem tem a barba enrolada e quer ostentar um volume maior no rosto quase sempre encara o mesmo dilema: será que é possível esticar ou alisar os fios? Antes de tudo, vale reforçar que o tipo de fio e o volume disposto em sua barba dependem, basicamente, de questões genéticas. Portanto, cada um nasce com suas características, e isso ninguém muda.

Por outro lado, sempre há cuidados específicos, cosméticos próprios e algumas técnicas especiais que permitem “moldar” melhor a barba enrolada e trabalhar o visual que mais se combina com você.

É justamente sobre essas dicas que vamos falar ao longo do texto. Por isso, sem mais delongas, vamos ao ponto!

barba enrolada

Por que tenho a barba enrolada?

Para dar continuidade ao que resumimos no início, tanto a espessura de seus fios, como a distribuição e o volume deles no seu rosto dependem de fatores diversos, e a maioria deles está ligada a questões genéticas.

Na prática, nosso organismo produz um hormônio chamado dihidrotestosterona, ou DHT, que tem origem na testosterona. É ele o principal responsável pelo crescimento da barba nos homens. Consequentemente, sua distribuição é que define as características dos fios — ou seja, se os pelos serão mais finos ou mais grossos, curtos ou longos, se a barba será cheia ou com falhas, e assim por diante.

Antes que se imagine, não se trata de deficiência ou excesso de DHT no seu corpo. É simplesmente uma predisposição que carregamos, e não há, até agora, respostas científicas para mudar isso.

Como cuidar da barba enrolada?

Uma barba enrolada está longe de ser um problema ou, muito menos, um fator de preocupação. Caso você queira criar mais volume, mas com um design mais atraente e bem-desenhado, há diversas alternativas para isso. Claro, não há a necessidade de recorrer a soluções mirabolantes e que tragam riscos à aparência. A seguir, destacamos algumas delas. Confira!

Chapinha, nem pensar

Quem tem barba enrolada e já procurou soluções para “esticar” os fios, provavelmente, fez passar pela cabeça a ideia de usar uma chapinha, como mulheres costumam fazer com seus cabelos.

O fato é que esse procedimento nada mais é do que queimar as células dos pelos, tornando-os mais lisos temporariamente. Isso não é saudável para os fios, pode acarretar em ressecamento, afetar o brilho natural e, até mesmo, não trazer resultados satisfatório. Sendo assim, descarte a ideia e qualquer outro procedimento que envolva muito calor na barba.

Aparar a barba é fundamental

Uma dica essencial para quem tem barba enrolada é buscar aparar as pontas com frequência, pois é justamente nessas extremidades que os fios se “afinam” e tendem a perder força ou quebrar. Isso reforça as ondulações da barba. Portanto, ao aparar, você consegue remover essas partes mais frágeis e também ir desenhando melhor o corte desejado.

Hidratação também contribui

Além do shampoo para a barba, invista em um bom condicionador, tendo em vista que esse cosmético ajuda a amaciar e desembaraçar a barba enrolada. Depois, tenha sempre à disposição da nécessaire um óleo de hidratação e aplique-o sempre que sentir que os fios estão ressecando.

Balm é o segredo para moldar a barba

balm para barba

Por fim, use sempre um pente de madeira (evita o frizz) e um balm de qualidade. Esse cosmético, além de hidratar e dar brilho, facilita na hora de moldar a sua barba, tornando-a muito mais maleável e flexível, dando conta mesmo daqueles fios mais rebeldes e enrolados.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais para quem tem barba enrolada, mas sempre busca soluções práticas para alinhar melhor os fios. Como bem vimos, ninguém precisa recorrer a procedimento mirabolantes, produtos químicos ou desistir do estilo. Para tudo há solução — melhor ainda quando é saudável e natural!

Use os produtos BARBA BRAVA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *