Uma das coisas que mais perguntam pra gente por e-mail e nas redes sociais, é como lidar com a barba falhada, se existem produtos para para crescimento das falhas e o que fazer em geral. Nós já pesquisamos muito sobre esse assunto e nesse post você vai aprender a lidar com a sua barba falhada.

Primeiro, é importante lembrar que o crescimento da barba é relacionado a genética e algumas pessoas talvez precisem de uma ajuda a mais. Mas vamos com calma, que a gente chega nesse assunto mais pra frente. 

Paciência é a palavra da vez

Sabemos que esperar a barba crescer é um jogo de paciência. Além de existirem variações no tempo de crescimento de pessoa para pessoa, os pelos da sua própria barba também crescem em tempos diferentes. Algumas áreas podem crescer em uma semana e outras demoram quase um mês inteiro. Mas pode ficar tranquilo, isso é normal!

E o que você pode fazer em relação a isso? Deixar crescer! Não fique aparando a sua barba sempre que ela chega a um certo comprimento, só porque você acha que as partes falhadas não vão crescer também. Espere mais, tenha paciência e dê tempo para que os seus pelos cresçam e cubram essas falhas. 

barba falhada

Mas e os hormônios?

Os hormônios são parte fundamental do crescimento da sua barba. É por isso que a barba cresce mais rápido para algumas pessoas e mais devagar para outras. Os hormônios que controlam os pelos e cabelos são chamados andrógenos. Eles também são responsáveis por controlar o crescimento de pelos da barba e deixá-los grossos e com cor. Se não fosse por esses hormônios, os seus pelos da barba seriam parecidos com aqueles pelos no braço que são finos e quase sem cor. 

Esse hormônio engrossa e aumenta os seus folículos capilares, também dando uma cor mais escura. Nos homens, esse hormônio é chamado de testosterona, já que homens só produzem um tipo de andrógeno. De acordo com um artigo de 2013, a testosterona é responsável por muita coisa no corpo: regula massa muscular, estimula a produção de glóbulos vermelhos e também deixa seus pelos faciais fortes e saudáveis. 

Por isso, se você sofre com a barba falhada, precisa procurar formas de estimular a produção desse hormônio no seu corpo. E não é tão difícil quanto parece. Vamos te mostrar como nos próximos tópicos.

Exercícios físicos na rotina

A forma mais comum de aumentar a testosterona é a prática de exercícios físicos regularmente. Um estudo de 1989 testou dois grupos de homens, o primeiro grupo tinha em torno de 20 anos de idade e o segundo grupo 60 anos de idade. Os dois grupos apresentaram aumento da testosterona após uma rotina de exercícios físicos. O grupo de 20 anos teve um aumento ainda mais significativo.

Então você já sabe, fazer exercícios regularmente aumenta a sua produção de testosterona e isso ajuda no crescimento da sua barba. Crie uma rotina de exercícios, que além de fazer bem para a sua barba, vai fazer muito bem para a sua saúde física e mental. 

E por falar em saúde mental

O estresse é algo que pode afetar e muito o crescimento dos seus pelos faciais. Quando você está estressado, seu cérebro manda uma mensagem para o seu corpo de que algo está errado e seus rins começam a liberar cortisol na sua rede sanguínea. O cortisol é responsável pela resposta de brigar ou correr, provocada pelo medo. Mas por que ele é tão importante no crescimento da barba? 

O cortisol e a testosterona trabalham de forma inversa, quando um aumenta, o outro diminui. Então, se você fica muito estressado, seu organismo produz mais cortisol, diminuindo a sua produção de testosterona. E o que você pode fazer para diminuir o estresse?

Você pode começar a praticar meditação, fazer exercícios físicos como falamos anteriormente e fazer coisas que te dão prazer e felicidade. Assista filmes de comédia, converse com amigos, leia coisas engraçadas, a risada pode diminuir significativamente a produção de cortisol

meditação

Sono de qualidade

Você sabia que é durante o sono que produzimos hormônios? E não é só a quantidade de horas dormidas que vai influenciar isso. É a qualidade do sono que vai causar um impacto na sua produção de hormônios. Ciclos de sono mais longos e profundos libera mais hormônios. 

Então durma bem, desligue suas telas (celular, tv, computador) pelo menos uma hora antes de dormir, para se acalmar e ter uma boa noite de sono. Crie uma rotina que funcione para você. E nada de ficar acordado até tarde jogando videogame ou maratonando séries, se no dia seguinte você precisa acordar cedo. Pelo menos, não faça isso com frequência né!?

Cuidados com a barba

Mesmo que a sua barba ainda esteja curta e crescendo, é importante ter uma rotina de cuidados com a barba. A loção Crescimento BARBA BRAVA estimula o crescimento natural, prevenindo a queda e a quebra dos fios. O produto composto de ativos naturais ajuda a potencializar uma barba mais cheia e densa.

Outro produto que ajuda muito no crescimento saudável dos fios é a Pasta Esfoliante. Além de limpar a sua pele, ela ajuda a abrir os poros da pele, mantendo o caminho livre para o crescimento de pelos.

Ela também ajuda a diminuir a acne, deixa a pele mais macia, combate o envelhecimento da pele e quando você usa com frequência (3 vezes por semana), ela também ajuda a diminuir os pelos encravados. 

Encontre seu estilo

Ás vezes, tudo o que você precisa fazer é encontrar o seu estilo de barba. Para algumas pessoas a barba cheia não é uma opção, mas você pode ter vários outros tipos de barba. Você pode deixar a barba naquele estilo “por fazer”, assim ela fica curta, mas do mesmo tamanho. Você também pode abaixar a linha da sua barba na bochecha, até as falhas da sua barba sumirem.

E você não precisa ter vergonha das suas falhas! Você não precisa cobrir ou esconder nada, elas são únicas e transformam a sua barba em algo diferente de todo mundo. Isso funciona melhor com barbas maiores, porque o estilo diferente vai importar mais do que as falhas. 

assuma a barba falhada

Minha barba ainda não cresce, e agora?

Brother, como falamos antes, o crescimento da barba tem muito a ver com a genética e a produção de hormônios. Se você já faz tudo isso que falamos nesse post e ainda assim a sua barba não cresce, é hora de procurar um dermatologista. Juntos vocês vão descobrir qual é a causa do não crescimento da sua barba e vão poder encontrar uma solução. Seja com o uso de medicamentos receitados ou até mesmo o implante de barba

O importante é você lembrar que a barba exige paciência e cuidado, tanto na fase de crescimento, quanto depois. Por isso falamos tanto sobre esse assunto e ainda tem muito mais coisa para falar. Veja nosso blog para mais dicas de cuidados com a barba!

E é claro, veja nossos produtos para cuidar da sua barba:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *