Os cuidados com a barba grisalha devem ser devidamente elucidados. Afinal, essa coloração mais clara dos pelos costuma trazer alguns desafios para os homens que desejam manter seu visual em dia na frente do espelho.

A princípio, o protocolo tradicional de limpeza e hidratação com produtos adequados deve ser mantido. Essa medida garantirá o brilho e especialmente a saúde dos fios, que nessa etapa podem se tornar mais quebradiços e ásperos por conta da perda natural de vitaminas e minerais essenciais.

Além desses cuidados, é importante observar a coloração dos pelos, evitando cigarro e outros hábitos negativos que podem modificar a cor grisalha para um amarelado que costuma causar um efeito estético menos desejável.

Abaixo, falaremos sobre 5 medidas essenciais que você deve ter para cuidar da sua barba e continuar com seu rosto bonito e estiloso. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

barba grisalha

1. Lave e hidrate os fios com frequência

Como mencionamos, não há nada melhor para os pelos faciais do que a limpeza e a hidratação regular. Esses procedimentos ajudam a eliminar impurezas, cuidar da pele e principalmente garantir a saúde dos fios, que nessa etapa da vida tendem a estar mais quebradiços e secos.

Por isso, escolha produtos adequados para a barba e invista em um bom shampoo. Condicionador, óleo para barba e balm são outros itens indispensáveis para quem deseja manter o visual em dia e com aspecto asseado.

Lembrando que a hidratação com condicionador precisa acontecer após a limpeza, que deve ocorrer uma vez por dia. Utilize o óleo durante a semana para garantir um efeito hidratante ainda mais profundo e, por fim, use o balm para dar volume e manter a barba macia ao longo dos dias.

2. Cuide do amarelado com bons hábitos

A barba grisalha tende a se destacar e ser um complemento muito importante para o estilo masculino que busca sobriedade e um ar mais rústico. Entretanto, não cuidar da saúde pode causar efeitos indesejáveis na sua qualidade de vida e estética.

Tratando-se da barba, em especial, algumas atitudes negativas podem provocar o amarelamento dos fios, o que costuma ser indesejável para a maioria das pessoas. Uma das principais causas para isso é o ato de fumar. Por essa razão, sugerimos que ele seja cortado (ou reduzido), para que esse problema não venha a acontecer.

A alimentação, a poeira e a poluição também podem provocar essa coloração indesejável nos fios. Para contornar o problema, recomendamos a limpeza da barba com produtos adequados, como mencionamos na dica anterior. Seguindo essas orientações, é certo que seus fios permanecerão limpos, saudáveis e com uma estética invejável.

Para quem já apresenta a tonalidade amarela na barba, o recomendado é a utilização de um produto matizador. Ele é totalmente destinado à eliminação de pigmentos e é a melhor opção para quem deseja manter os fios esbranquiçados e com sua coloração natural.

3. Apare os fios regularmente

Todo homem com barba grande deve obrigatoriamente fazer um corte regular nela. Essa atitude evita o visual com aspecto desleixado e faz com que os fios permaneçam simétricos, mantendo o estilo e realçando as feições do rosto.

Aqui, não tem segredo: a ideia é ter um barbeiro de confiança e visitá-lo regularmente. Estipule uma periodicidade adequada de acordo com o crescimento dos seus fios e permaneça cuidando desse comprimento de maneira proativa.

Apesar de parecer simples, a maior parte das pessoas se surpreende com essa medida que transforma por completo a estética facial.

4. Mantenha a regularidade com os cuidados

Todos os cuidados acima devem ser realizados em uma frequência apropriada. Portanto, deve ser do seu conhecimento que sua estética depende, em grande parte, da sua rotina, que deve ser regular ao longo da semana.

Diariamente, é importante manter a limpeza e a hidratação. Pentear os fios também é outra atitude interessante, especialmente para aqueles que apresentam barbas mais longas e que exigem maior cuidado.

Por fim, não se esqueça de aproveitar esses breves momentos para cuidar da sua pele. Esfoliação regular e aplicação de hidratantes podem diminuir irritações, eliminar cravos ou até mesmo pelos encravados que dificultam o barbear ou até mesmo a rotina de cuidados que mencionamos até aqui.

Para quem tem pele acneica, essas medidas podem ser ainda mais importantes, uma vez que há uma tendência maior a desenvolver foliculite, condição dermatológica em que surgem pequenas bolinhas avermelhadas que causam coceira ou ardor. Na dúvida, ou em casos severos, visite um dermatologista para descobrir a causa e o tratamento apropriado.

5. Utilize produtos próprios para a barba

shampoo para barba

Por fim, não se esqueça de apostar em produtos que são destinados à barba. Evite utilizar shampoos para cabelo, uma vez que eles podem aumentar o ressecamento dos fios ou até mesmo a produção excessiva de oleosidade na pele.

Além disso, saiba que a pele da sua face é muito mais sensível que o couro cabeludo ou outras áreas do seu corpo, por isso, o uso de qualquer cosmético inadequado é desaconselhável.

O mesmo vale para o condicionador, que deve ter fórmula própria para os pelos faciais. Como já deve ser do seu conhecimento, os fios da barba tendem a ser mais grossos que os fios de cabelo, portanto, há uma necessidade de hidratação mais profunda.

Os condicionadores apropriados conseguem penetrar e hidratar esses fios por completo (até a raiz), ajudando a repor os óleos e as vitaminas essenciais para seu brilho e manutenção. O óleo para barba também deve ter fórmula indicada para os pelos faciais, e não qualquer outra genérica.

Aqui na Barba Brava, você encontra uma gama de produtos destinados à barba grisalha ou a qualquer outro tipo. Nós temos shampoos, balm, condicionadores e óleos que podem ajudar na sua rotina de cuidados e garantir os melhores resultados. Além de kits com todas essas opções, também disponibilizamos pentes, escovas e demais produtos destinados ao sexo masculino que fazem total diferença no seu estilo e bem-estar.

Então, você gostou do post sobre barba grisalha? Aproveite para visitar nossa loja virtual e conheça mais sobre nossos produtos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *