Se sua barba parou de crescer, há inúmeros e possíveis motivos para isso. Entre eles, está o ciclo de vida natural dos cabelos, que, ao passar dos anos, pode apresentar diferentes tendências em cada organismo e, inclusive, influenciar no crescimento dos pelos faciais.

Caso você nunca tenho ouvido falar nisso, este post pode ser bastante útil para entender um pouco mais sobre esse processo natural dos nossos fios e, com certeza, ajudar você a descobrir o real motivo da sua barba não estar crescendo como gostaria. Sendo assim, continue a leitura e tome nota das dicas que separamos a seguir!

Afinal, qual é o ciclo de vida dos cabelos e fios da barba?

Os cabelos nascem, crescem e… repousam! Sim, em alguns casos, eles podem “morrer” também, quando ocorrem as quedas ou o fechamento dos poros. Mas tudo isso pode estar mais associado à falta de cuidados especiais ou aos distúrbios hormonais no organismo.

Em geral, após um longo período de crescimento, a tendência é que o cabelo “repouse” por um tempo, até que outro fio mais forte surja no mesmo folículo, “empurrando-o” e tomando o seu lugar. Ou seja, ainda que o fio antigo caia, esse ciclo é contínuo e não deve ser considerado um problema de queda.

Para entender melhor o ciclo de vida de um cabelo, nós separamos a seguinte lista, destacando todas as etapas desse processo.

fases dos fios

  • Anagéneo: esse é considerado o período de crescimento do fio, no qual as células dentro da raiz mantêm-se ativas e nutrem os cabelos a todo tempo para seu desenvolvimento natural. Em condições saudáveis e com os devidos cuidados, esse processo permanece ativo entre de 1 a 7 anos, podendo aumentar milímetros (no caso da barba) e centímetros (no caso dos cabelos) a cada mês.
  • Catagénea: esse processo é um período de transição, no qual o crescimento para, e a raiz do fio desprende-se da papila.
  • Telogénea: nessa etapa, o fio repousa, o que pode levar de 3 a 4 meses assim. Aqui, ele não cresce mais, pela falta de nutrientes, já que sua raiz não está mais ligada à papila.
  • Novo fio: a partir do enfraquecimento do fio repousado, o mesmo folículo começa a desenvolver um novo fio mais saudável e forte e, gradativamente, vai empurrando o antigo até substituí-lo por completo.

Então, é natural que minha barba pare de crescer?

barba parou de crescer

Não necessariamente! Como vimos, o ciclo de vida dos fios é um processo natural, porém contínuo. Nesse caso, não há um limite exato para o tamanho de uma barba ou um cabelo, inclusive, havendo cuidados que permitem aumentar esse prazo.

Você deve estar mais atento ao fato de sua barba apresentar queda (sem novos fios) ou falhas que não sejam naturais. Fora isso, é possível até incentivar o crescimento natural, conforme algumas dicas que separamos a seguir. Confira:

  • crie o hábito de aparar as pontas, pois são justamente as partes com menos nutrientes e menos força para se desenvolverem;
  • invista em cosméticos próprios para barba, de preferência, sem compostos químicos como shampoos, condicionadores, óleos etc;
  • conte com a novidade BARBA BRAVA: acelerador de crescimento para barba BARBA BRAVA (produto vegano que estimula o crescimento dos fios);
  • passe a esfoliar a pele, pois essa prática ajuda a desobstrução dos poros;
  • evite temperaturas muito quentes, toalhas compartilhadas e atritos no rosto, pois tudo isso contribuiu para o ressecamento, a descamação da pele e as possíveis irritações.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre o ciclo de vida natural dos cabelos e fios do nosso corpo. Se a sua barba parou de crescer, mas ainda mantém um volume natural e saudável, talvez precise apenas insistir em cuidados especiais. Mas, caso perceba quedas ou falhas diferentes, o melhor é se informar sobre outros possíveis motivos, desde o estresse até o estilo de vida e alimentação.

Curtiu? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes e marque também aquele seu amigo sempre preocupado com o visual.

Use os produtos BARBA BRAVA e atinja todo o potencial da sua barba:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *