A vida do lutador Bruce Lee é recheada de histórias incríveis, desde a fase do garoto briguento até o momento em que se tornou um astro mundial do cinema, estrelando filmes como Operação Dragão e Jogo da Morte. Quer descobrir algumas? Então não deixe de ler o post de hoje e fique por dentro das fascinantes curiosidades do Bruce Lee!

1. Curiosidades do Bruce Lee: foi mandado à América para parar suas brigas de ruablank

Não foi só no cinema que Bruce Lee conquistou uma certa fama devido a suas habilidades de luta. Muito tempo antes disso, ainda na Hong Kong dos anos 50, Bruce já era bastante conhecido — porém, não por um motivo muito exemplar: na época, quando o garoto tinha por volta de seus 13 anos, era recorrente encontrarem o menino metido em brigas de rua.

Nesse período, Hong Kong havia se tornado refúgio de pessoas fugindo do repressivo governo comunista chinês, o que aumentava os índices de violência e criminalidade na cidade.

Durante este período, o garoto era membro de uma gangue da cidade chamada Os Tigres de Junction Street. Certo dia, após apanhar em uma briga, Lee pediu aos pais para ter aulas de luta. Seus pais aceitaram e o jovem Bruce iniciou seu aprendizado com um mestre de Kung Fu chamado Yip Man. Inicialmente, as lições aprendidas por Lee com o mestre foram utilizadas em suas brigas de rua. O fato fez com que seus pais, preocupados com seu futuro, por fim optassem por mandá-lo para a América.

2. Foi campeão de cha-cha em 1958

Que Bruce Lee é uma lenda das artes marciais muita gente já sabe, mas o que pode ser uma surpresa para muitos é que o famoso lutador também era um tremendo pé de valsa — ou melhor dizendo, um pé de cha-cha.

Antes de deixar Hong Kong, com o intuito de impressionar uma garota, o lutador havia se inscrito em aulas de cha-cha. Bruce logo pegou gosto pela dança e, vendo que a prática poderia lhe dar mais equilíbrio e melhorar seu jogo de pernas, investiu seu foco em aperfeiçoar sua habilidade como dançarino.

A dedicação foi tamanha que em 1958 ele se tornou o campeão de cha-cha de Hong Kong. Na época, Lee tinha apenas 18 anos.

3. Sobreviveu a uma lesão fatal na espinha

Uma das muitas curiosidades do Bruce Lee é que o lutador sofreu uma lesão na espinha que chegou muito próxima de deixá-lo incapaz de lutar e andar normalmente.

O episódio ocorreu em uma manhã de 1970, quando Lee praticava sua série de exercícios matinais. No dia, Bruce optou por não fazer o aquecimento antes de realizar uma controversa atividade chamada bom-dia, que consiste em colocar uma barra (no caso de Lee, de mais de 45 quilos) em seus ombros e curvar-se paralelamente ao solo.

O resultado foi que o lutador acabou danificando o quarto nervo sacral da espinha. O diagnóstico condenava Bruce a nunca mais praticar Kung Fu no mesmo nível e a ter dificuldades para se locomover. No entanto, superando as expectativas dos médicos, Bruce, graças a sua incrível determinação, conseguiu se recuperar completamente e voltou a lutar tão bem quanto antes.

4. Era rápido demais para as câmeras

Os amantes de histórias de super-heróis podem até intitular o Flash como o homem mais rápido do mundo, mas o homem mais veloz já filmado na vida real foi Bruce Lee.

Em sua carreira como ator, Lee protagonizou vários filmes de luta. Na época, era costume acelerar as imagens das cenas de luta para que elas parecessem mais ágeis.  Para o astro, no entanto, acontecia exatamente o contrário! As suas imagens eram desaceleradas para que os telespectadores conseguissem acompanhar seus movimentos.

Além disso, para filmá-lo era necessário trocar as tradicionais películas de 24 frames/segundo por películas de 32 frames/segundo, pois a primeira não era capaz de capturar a movimentação do lutador.

E pra finalizar, veja esse vídeo com os melhores momentos de luta desse cara!

https://www.youtube.com/watch?v=9PAW5Cden4U

E então, o que achou dessas curiosidades do Bruce Lee? Tem mais alguma que você conhece? Deixe seu comentário no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *