O COVID-19 está assustando o mundo inteiro e não é pra menos. Com mais e mais casos a cada dia, quarentenas sendo implementadas e muitas informações o tempo todo, é normal se assustar e ficar preocupado com isso. Mas precisamos tomar muito cuidado com as informações que recebemos, sabemos que nem tudo é real e para não cair nas “fake news” e desinformação do coronavírus é sempre bom pesquisar muito e procurar a opinião de profissionais da área de saúde. 
 
Hoje estamos aqui para falar sobre um assunto que repercutiu muito nas redes sociais durante o final de semana e inclusive gerou desafios. A barba e o COVID-19! Alguns infectologistas falaram na TV sobre a barba reter as gotículas do vírus e como isso poderia ser resolvido raspando a barba ou com higienização adequada. Então vamos com calma barbudos! Antes de raspar a barba que você demorou tanto pra cultivar, vamos conversar sobre isso. 

Como tudo isso começou?

Tudo começou nos Estados Unidos, quando alguns médicos falaram que a barba pode reter gotículas do vírus e usaram um infográfico antigo do CDC (Centro de controle de doenças – em português) com diferentes barbas para mostrar como as máscaras de proteção podem ser ineficazes, dependendo do tamanho da barba. Aqui no Brasil, essas notícias começaram a ser veiculadas em jornais e até mesmo foram criados desafios nas redes sociais para barbudos tirarem as barbas.
Uso de máscara com barba - CDC
 
Mas vamos por partes, primeiro, esse infográfico não foi feito para falar sobre o coronavírus, ele é de 2017 e foi feito para profissionais da área de saúde. Ele mostra que quando a barba fica para fora da máscara, ela se torna ineficaz, porque a barba continua sendo contaminada. Segundo, você só vai precisar utilizar uma máscara de proteção caso trabalhe na área de saúde ou apresente sintomas do COVID-19. Caso contrário, a indicação é para que você não utilize máscara. E terceiro, não existem estudos ou dados suficientes sobre a barba influenciar na proliferação de vírus. 

Quais são os sintomas do COVID-19?

Os sintomas de coronavírus são principalmente respiratórios e parecidos com um resfriado. Ele também pode causar infecções do trato respiratório inferior, como uma pneumonia. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda precisam ser feitos mais estudos e investigações para categorizar melhor os sintomas da doença. Mas os principais sintomas até agora são:
  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
Caso você apresente os sintomas iniciais (febre e tosse), é recomendado que você fique em casa em isolamento. Mas se você apresentar problemas respiratórios, deve procurar ajuda médica. Se você precisar da ajuda de aparelhos para respirar, você vai precisar tirar a barba, porque isso facilita o uso do aparelho e melhora a sua eficácia – mas isso será orientado pela equipe médica que atenderá o paciente.

Então não preciso raspar minha barba?

Não, você não precisa raspar a barba! Você já pode se acalmar. Mas nesse período você vai precisar ter ainda mais cuidado com a higienização da sua barba e das suas mãos. Uma das recomendações médicas é de que você lave a barba sempre que lavar as mãos, principalmente se você não puder ficar em casa na quarentena. Caso você esteja em casa, fazendo uma quarentena voluntária, lave a barba diariamente e sempre que voltar do mercado ou farmácia. Mas lembre-se, só saia de casa se for extremamente necessário.

Que outros cuidados devo ter com a barba?

Se você pode ficar em casa, mantenha seus cuidados com a barba na sua rotina normalmente. Lembre-se que os produtos para barba não são apenas para deixá-la bonita e alinhada para você sair de casa, mas ajudam muito na saúde dos pelos e é importante cuidar deles, mesmo nesse período. Evite ficar mexendo na barba o tempo todo, além de vários problemas que isso pode causar normalmente, é uma recomendação da OMS que a gente não fique colocando a mão no rosto e isso também vale para a barba.
lavar a barba
 
Já sabemos que lavar a barba com muita frequência pode trazer outros problemas como o ressecamento. Para isso, indicamos que você utilize o Condicionador para Barba, o Óleo para Barba e também o Balm para Barba. Se você perceber que ainda assim a sua barba está ficando muito ressecada, faça uma hidratação noturna. Antes de dormir passe o Óleo para Barba, mais do que você passa no dia a dia e deixe agir durante a noite, na manhã seguinte retire o excesso.
 
O Óleo para Barba também pode te ajudar a regular a oleosidade da barba. Pode parecer contraditório, mas funciona. O que acontece é que a nossa pele produz oleosidade natural e quando você lava muito a barba, a pele entende que precisa produzir mais dessa oleosidade. Isso pode ser resolvido usando o Óleo para Barba, porque assim a pele entende que já está sendo hidratada e não precisa produzir mais oleosidade. 
 
É importante lembrar que você precisa manter uma frequência desses cuidados para que eles funcionem bem. Às vezes nosso organismo demora um pouco para se adaptar. Então tenha paciência, barbudo. 

O que fazer para manter a calma durante a pandemia?

Sabemos que é um momento muito difícil. O isolamento social  e a incerteza do futuro podem aumentar a ansiedade. Se você pode ficar em casa, fique. Mas crie uma rotina como se ainda tivesse que sair para trabalhar. Rotinas trazem um senso de controle que é necessário nesse momento. Tenha horário para acordar, fazer as refeições, trabalhar, fazer as tarefas de casa e o que mais você precisar fazer. 

Veja notícias apenas uma vez no dia, não fique ouvindo ou lendo sobre isso o dia inteiro. Busque um canal de informações confiável e veja o resumo das notícias do dia. Se distraia, faça ligações para amigos e familiares, leia um bom livro, assista filmes ou até mesmo desenhos animados. Concentre-se no que você consegue controlar, como não sair de casa sem um motivo extremamente necessário, lavar bem as mãos e a barba, praticar exercícios físicos, ter uma boa alimentação e beber bastante água. E é claro, se essas dicas não forem suficientes, procure ajuda profissional. Muitos psicólogos estão atendendo via Skype e podem te ajudar a superar esse período complicado.
meditação
Outra coisa que você pode fazer, é adquirir um novo hábito que melhore a sua qualidade de vida, como a meditação. Muita gente fala que não faz por falta de tempo, mas eu tenho certeza de que se você começar a praticar a meditação agora, durante esse período de isolamento, depois vai conseguir encaixá-la na sua rotina! Então faça alguns testes de melhor horário, tem quem prefira começar o dia meditando para clarear a mente e começar o dia tranquilo, outros preferem fazer à noite antes de dormir e tem quem goste de fazer uma pausa no dia e meditar. Você pode começar com meditações guiadas ou então pode simplesmente focar na sua respiração, repita 10 vezes o processo de inspirar e expirar lentamente, focando apenas nisso e ignorando todo o resto. Você vai ver como isso acalma e te dá mais energia para fazer o que for preciso, além de reduzir a ansiedade que esse momento delicado pode provocar.

A BARBA BRAVA durante o isolamento

Aqui na BARBA BRAVA estamos fazendo a nossa parte para que a propagação do vírus seja minimizada. O nosso setor administrativo está fazendo home office. O nosso operador logístico também atende setores de apoio à saúde e por esse motivo, continua funcionando normalmente,  com uma equipe reduzida e seguindo atentamente à todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Nossas entregas são feitas via Correios e eles não vão parar durante o isolamento, pois a medida provisória 926 determina que serviços essenciais precisam funcionar para a população. O serviço dos Correios é considerado como um serviço essencial. Porém, como eles adotaram um rodízio de escala para minimar os riscos durante a pandemia, o prazo de entrega aumentou em 3 dias úteis. Esse prazo já está sendo contabilizado, então quando você faz a simulação de frete no nosso site, aquele prazo já está correto. Por esses motivos seus pedidos na BARBA BRAVA não estão sendo afetados.

Além disso, estamos com uma promoção para que você mantenha a higienização e a saúde da sua barba em dia. Nosso Kit Banho (Shampoo + Condicionador) e o nosso Kit Hidratação (Óleo + Balm) estão com 10% de desconto cada. E também, você pode comprar 2 Kits Banho OU 2 Kits Hidratação OU 1 Kit Banho + 1 Kit Hidratação e ganhar R$15 de desconto, usando o cupom 7XSJRQVP.  
Essa promoção é válida do dia 24/03/2020 até o dia 05/04/2020. 

Compre os produtos na promoção para manter a higienização da sua barba em dia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *