Quem nunca, ao se barbear, deixou um corte com barbeador no rosto? Normal, porém sempre possível de evitar! E vale a pena fazer esse esforço e seguir alguns procedimentos básicos, tanto para prevenir de se machucar mais seriamente, como para manter o visual sempre impecável.

Se você chegou aqui porque sempre se corta ou deixa marcas desagradáveis ao fazer a barba, nós temos bons conselhos para compartilhar. Continue a leitura até o final e não se esqueça de tomar nota das dicas e, principalmente, colocá-las em prática na próxima vez. Boa leitura!

Quem é o culpado?

Evidentemente, você precisa sempre estar atento à qualidade e ao tempo de uso das lâminas. Em geral, elas perdem um pouco o fio conforme seu uso e, em alguns casos, podem até oxidar, se não forem armazenadas de forma adequada.

Mas não é só isso que é capaz causar um corte com barbeador! Os culpados podem ser: a forma como você se barbeia, a direção que segue, a força que aplica, o tamanho dos fios e, inclusive, a qualidade e os cuidados com a sua pele.

Como dicas úteis, segue uma pequena lista de dedicação básica para a prática de barbear. Confira:

  • apare ao máximo com uma tesoura a área que pretende barbear;
  • prefira sempre lâminas novas, limpas e bem afiadas;
  • evite guardar o barbeador molhado, com restos de creme ou mesmo com pelos;
  • ao se barbear, tente seguir a direção dos fios, primeiramente;
  • não é necessário aplicar força, se o barbeador for de qualidade;
  • tenha cuidados com acnes, espinhas, cravos e outras características da pele.

corte com barbeador

Como cuidar do corte com barbeador?

Mesmo seguindo todos esses conselhos, ainda há riscos de um corte no rosto ou no pescoço, especialmente em peles mais frágeis, redemoinhos, caroços, cicatrizes, inflamações ou por mero descuido mesmo.

Caso isso venha a acontecer, há algumas formas rápidas para estancar o sangue e também evitar que o ferimento incomode ou dure por mais tempo. Confira a seguir!

Use um algodão

O primeiro passo para cuidar de um corte com barbeador é fazer o sangue estancar, mesmo que seja leve e pequeno. Para isso, o uso de um algodão limpo já é suficiente! A ideia é pressionar um pouco a ferida e retirar os excessos de sangue da pele e do corte, justamente para facilitar a limpeza posterior ao uso e evitar que se acumule nos fios ou no próprio machucado. Em poucos minutos — ou até segundos — o sangue deve parar de escorrer. Daí então, aplique água e sabão para desinfetar o ferimento. Nada além disso é preciso!

Escorra água fria

Na falta de algodão, deixe o corte em água corrente e, de preferência, fria. Afinal, o calor pode dificultar o estancamento, além de não ser o ideal para a pele e para os fios da barba. A ideia é deixar o sangue sair naturalmente com a corrente da água. Portanto, evite encostar com os dedos ou com as mãos, especialmente se não tiver a certeza de que estão bem higienizadas.

Tenha atenção a produtos ou medicamentos

No mercado, há uma série de produtos específicos para corte com barbeador, mas sempre tenha certa cautela. Em geral, esses dois procedimentos básicos que passamos já são suficientes para controlar o corte e evitar maiores inflamações. O fato é que, mesmo que tais produtos sejam eficientes para o corte com o barbeador, eles podem conter químicas e outros componentes que vão afetar a saúde da pele e dos fios. Sendo assim, nem sempre vale a pena!

O mesmo se aplica a medicamentos! Caso o ferimento seja leve e superficial, não há necessidade de aplicar iodo, mercúrio, merthiolate ou qualquer outra coisa do tipo, pois podem ser maléficos à barba em si e interferir no visual, muito mais do que o próprio corte.

Tem como evitar o corte com o barbeador?

Sem dúvidas! No primeiro tópico mesmo, nós destacamos boas dicas de como se barbear e, dessa forma, evitar cortar-se com as lâminas. No entanto, dá pra ir além desses cuidados e, principalmente, estar bem equipado nesse momento. Por isso, confira as próximas dicas e reserve espaço em sua nécessaire para bons cosméticos. Vamos lá!

Esfolie sua pele

pasta esfoliante para rosto e barba

Se você nunca usa um esfoliante para o rosto, certamente está com mais riscos a se cortar. Isso porque, naturalmente, a nossa pele escama, resseca e produz oleosidade. Por si só, todos esses fenômenos já podem interferir no barbear, além de contribuírem para o ressecamento dos fios, o surgimento de cravos, as acnes etc. Ou seja, a pasta esfoliante tem a função de limpar profundamente os poros, controlar essa oleosidade e hidratar, evitando, assim, “obstáculos” para as lâminas e um barbear muito mais sensível.

Amacie os fios

É sempre recomendado “lubrificar” os fios antes de se barbear. Isso pode ser feito umedecendo a barba na própria pia ou aproveitando a saída do banho para a prática. Nesse caso, o uso de um bom shampoo, seguido de um condicionador para barba, já vai ajudar muito, tornando os fios mais “moles” e a pele mais macia e sem pelos embaraçados. Como dica, após o banho, seque levemente a barba com uma toalha limpa e, em seguida, passe as lâminas.

Hidrate a barba

Outra dica fundamental em um pós-barbear é hidratar a pele e os fios logo em seguida. A dica aqui é apostar em um óleo para barba, já que tem efeitos muito mais prolongados que um hidratante em creme, além de garantir mais brilho e uma fragrância sem igual para o dia inteiro. Essa “etapa” de hidratação depois de se barbear evita o ressecamento da área raspada, a criação de fios encravados, irritações, além de reduzir possíveis incômodos causados pelo atrito das lâminas na pele.

Use o balm para os detalhes

balm para barba

Mesmo quem ostenta volumes grandes, a região do pescoço e da maçã do rosto sempre precisa de cuidados especiais. Aliás, são essas as partes mais sensíveis e onde costumamos nos cortar com mais frequência. Para isso, ao invés de usar a espuma de barbear, uma pequena quantidade de balm é suficiente para garantir um deslizar leve e macio das lâminas, sem riscos de corte com o barbeador. Uma das vantagens do cosmético é a sua transparência, e, portanto, dá pra ver perfeitamente onde a lâmina passa.

Enfim, essas são algumas dicas para tratar ou evitar um corte com barbeador na hora de acertar ou desenhar a barba. Vale ressaltar que, além dos cuidados com a prática, contar sempre com bons cosméticos faz toda a diferença nessa hora e ajuda a garantir um visual muito mais elegante e sem qualquer tipo de ferida ou irritação no rosto.

Curtiu? Se você quer evitar tudo isso e ainda deixar sua barba sempre impecável, nós temos o segredo!
Conheça os produtos BARBA BRAVA:

 

One thought on “Saiba como cuidar de um corte no rosto feito com o barbeador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *