A esfoliação já é uma conhecida de longa data e todos sabem ao menos um pouquinho da importância dela para a pele. No entanto, é difícil encontrar quem conheça além da sua função básica (remover as células mortas) ou saiba a maneira correta de utilizar os esfoliantes para a pele masculina.

Que tal descobrir se você está fazendo do jeito certo? Continue acompanhando o post e descubra os benefícios de esfoliar a pele!

Benefícios da esfoliação

pasta esfoliante para rosto e barba

Engana-se quem pensa que a esfoliação apenas remove as células mortas da pele. Desde que feita com o produto certo, sua ação também estimula a produção de células saudáveis, limpa os poros e muito mais.

O barbear fica mais fácil

Isso acontece porque o esfoliante desenvolvido para a pele masculina já atua preparando a pele para o barbear. Além disso, evita a irritação e os pelos encravados.

Limpa profundamente a pele

Embora muito utilizado, o sabonete comum não é o produto ideal para limpar o rosto —  afinal, não remove toda a sujeira. É aí que entra o esfoliante.

As partículas presentes no produto executam muito bem essa tarefa. O resultado é uma pele livre de células mortas e com espaço para produção de novas células saudáveis.

Previne cravos e espinhas

Ao esfoliar a pele, o excesso de sebo dos poros é removido, assim como as bactérias. Livre de agentes inflamatórios como esses, há uma redução considerável de espinhas e cravos.

Uso de esfoliantes para a pele masculinaaplicando a pasta

Embora seja um produto indispensável, o esfoliante não deve ser usado diariamente, visto que tem efeito abrasivo. A indicação é de que o uso seja feito entre duas a três vezes por semana.

A esfoliação pode ser feita antes do barbear ou durante o banho. Se escolher a primeira opção, você terá uma vantagem a mais: os pelos estarão mais macios.

Resumindo: aplique o produto com o rosto e barba molhados, sempre com movimentos circulares. Depois de espalhar bem, enxágue para removê-lo. Além disso, lembre-se de que uma boa esfoliação depende de um bom produto. Por isso, prefira os específicos para a pele masculina. Que tal uma pasta de limpeza?

Métodos populares que devem ser evitados

Por mais que a promessa seja boa, não é qualquer esfoliante que deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele. Ao longo do tempo, diversos métodos foram se popularizando — no entanto, isso não significa que eles fazem bem para você.

Esfoliante feito com limão

Embora eficazes em alguns casos, os esfoliantes caseiros devem ser encarados apenas como um quebra-galho. Isso porque é complicado conhecer perfeitamente a ação de cada ingrediente na pele.

O limão, por exemplo, costuma ser utilizado em muitas “receitas”. O problema dele é que, se os resíduos não forem removidos completamente antes da exposição ao sol, a chance de manchas surgirem na pele é enorme.

Esfoliante do corpo utilizado no rosto

ponta dupla

Pense nos hidratantes corporais. Você os usa no rosto? Provavelmente não, já que a textura da pele é diferente, o que mostra a necessidade de usar apenas produtos desenvolvidos especialmente para a região em questão.

Com o esfoliante não é diferente: há os destinado ao rosto e ao corpo. Por isso, respeite essa indicação, visto que os direcionados ao corpo costumam ser mais agressivos e podem machucar a pele da face.

Força na aplicação

É comum a associação entre força de aplicação e melhor esfoliação. No entanto, lembre-se de que a ação não está na intensidade de aplicação do produto, e sim no creme em si. Movimentos muito agressivos não só danificam a pele como podem remover mais do que o necessário.

Cuidar da pele é uma tarefa que exige muito cuidado, mas pode se tornar mais simples se os produtos certos forem utilizados. E isso vale não apenas para os esfoliantes para a pele masculina, e sim para os produtos em geral: a pele tem necessidades específicas, que devem ser atendidas por produtos igualmente específicos.

Gostou de conhecer mais sobre a esfoliação? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a também conhecerem os benefícios da esfoliação feita com os produtos corretos!

Confira nossas opções de pastas esfoliantes para rosto e barba:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *