Com a proximidade de um novo ano, chega o momento de definirmos metas e objetivos pessoais. É importante termos clareza sobre os nossos desejos e não deixar a vida nas mãos do destino. Ao sabermos, exatamente, aonde queremos chegar, podemos traçar estratégias possíveis de serem executadas — como pequenas mudanças de hábitos —, as quais nos levem à efetiva realização.

Os propósitos para 2018 podem ser variados: casar, fazer uma viagem internacional, emagrecer, mudar o visual — e isso inclui cultivar uma barba de responsa — ou até mesmo fazer novas amizades. No entanto, para que cada um desses alvos seja atingido, é necessário realizar um planejamento pessoal bem estruturado.

Este post vai lhe ajudar nessa empreitada. Separamos algumas dicas simples de serem aplicadas à sua rotina, de modo que os seus sonhos saiam do campo das ideias. Acompanhe!

Escreva no papel as suas metas e objetivos pessoais

Quando os objetivos não são registrados, eles podem ser esquecidos em meio ao nosso dia a dia corrido, repleto de compromissos e atividades. Por isso, é fundamental que você separe, agora, alguns minutos para refletir e anotar o que quer alcançar no próximo ano.

Feito isso, deixe o papel em local visível. Dessa forma, você será constantemente lembrado da futura realização e ficará mais motivado para conquistá-la.

Divida suas metas em etapas menores

Nada de fazer propostas impossíveis de serem realizadas. Isso só gerará frustração. De que adianta querer comprar um apartamento, por exemplo, se não há, ainda, nenhum fundo para pagar a entrada?

Seja realista e estipule metas exequíveis, as quais possam ser desdobradas em etapas menores. Assim, você, gradativamente, dará passos rumo ao objetivo final.

Se o seu desejo é emagrecer 10 kg em 2018, que tal estipular uma meta mensal de 2 kg? Dessa forma, é possível monitorar as suas ações, verificando o que deu certo e o que precisará ser modificado. Além disso, não será necessário adotar uma mudança radical no seu comportamento, mas pequenas ações — estratégias.

Adote o método SMART

Com origem no meio corporativo, o método SMART também é muito eficaz no estabelecimento de objetivos pessoais. A sigla vem do inglês e ressalta as cinco características essenciais de uma boa meta: Specific (específica), Mensurable (mensurável), Attainable (atingível), Realistic (realista) e Time-based (temporalmente definida).

Portanto, ao estabelecer o que você quer alcançar no próximo ano, considere cada um dos aspectos mencionados. Caso você deseje viajar para o exterior, por exemplo, defina o país, o período — considerando a possibilidade de férias — e levante os gastos necessários. Defina, então, a quantidade de dinheiro que você precisará e como você reunirá esse montante.

Imaginemos que, semanalmente, você substituirá o chopp com os amigos na quarta-feira por um programa caseiro, economizando R$ 50. É possível, facilmente, mensurar essa meta — saber se o dinheiro foi poupado ou não —, a qual é atingível porque você já calculou os custos da viagem e concluiu que essa mudança de hábito será suficiente.

O objetivo é realista porque não entra em conflito com outras metas e não exige de você grandes transformações. Por fim, a data da viagem é o prazo temporalmente definido. Para aplicar o método SMART, relativize esse exemplo para a sua meta real.

Viu como não é tão complicado planejar e alcançar metas e objetivos pessoais? Faça de 2018 um ano diferente, repleto de realizações. O mais importante é que você esteja onde queira estar, junto daqueles que ama. E, para alcançar seus desejos com estilo, cuide bem de sua barba. Afinal, após atingir suas conquistas, sua barba estará presente nas fotos das comemorações de cada uma delas.

Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim, você será notificado de todo conteúdo que produzirmos por e-mail. Feliz 2018!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *