Não adianta: quem tem barba não consegue fugir dos cuidados. Aliás, eles devem incorporar a rotina diária, pois são essenciais para que a aparência esteja sempre em dia. Entre os produtos mais populares quando o assunto é higiene está o sabonete, mas isso não quer dizer que ele deve ser utilizado para todas as partes do corpo. Você sabia, por exemplo, que usar o sabonete na barba não é uma boa ideia?

Ficou surpreso? Então continue acompanhando o post e entenda por que o sabonete comum deve ficar fora do seu kit de produtos!

Por que cuidar da barba?

Todo barbudo tem como desejo uma barba bonita e saudável, já que isso tem influência direta na aparência — e a limpeza diária contribui muito para isso!

Muitas partículas de sujeira se acumulam na região do rosto ao longo do dia, o que faz com que seja necessário montar um kit de produtos para higiene, contribuindo não só para a limpeza, mas também para a saúde e aparência da barba.

Por que não é ideal usar sabonete na barba?

lavar barba

Em termos gerais: o sabonete comum não é desenvolvido para isso, logo, a limpeza não será eficaz e afetará (negativamente, claro) a saúde dos fios. Conheça a ação do produto:

Resseca a pele

Não só o sabonete, mas o shampoo (sim, aquele usado no cabelo!) também. O ressecamento ocorre por conta das substâncias presentes nesses produtos, que tem como objetivo remover a camada de gordura.

Acontece que a pele precisa de oleosidade, visto que o sebo atua como protetor contra bactérias e fungos. Só um shampoo específico para barba garante que a camada de óleo não seja completamente removida.

Enfraquece o fio

Esse fator é praticamente uma consequência do anterior. Explicando melhor: o sabonete remove a camada de óleo e diminui, por conta disso, a hidratação da pele.

Como a hidratação afeta diretamente a saúde dos fios, eles acabam ficando ressecados e quebradiços. Pode acontecer, inclusive, de surgir falhas na barba com o uso constante.

Provoca coceira e caspa

Embora a existência de caspa na barba pareça algo incomum, o surgimento é consequência do uso de produtos inapropriados para a região, como o sabonete.

A coceira, por sua vez, pode ou não ter relação com a caspa. No geral, surge porque a região é mais sensível que as demais, logo, precisa de substâncias mais específicas — que não estão presentes no sabonete.

Não é eficiente

Você já parou para refletir sobre tudo que fica em contato com a sua barba ao longo do dia? Comida, bebida e poeira são apenas alguns exemplos. Agora siga o mesmo raciocínio e pense: será que o sabonete comum tem eficácia para remover isso tudo?

A resposta, como você já deve imaginar, é não. A barba é diferente do cabelo e da pele do rosto, ou seja, necessita de produtos específicos para que a limpeza realmente seja eficaz.

Como vimos, a prática tão comum de usar sabonete na barba deve ser descartada da rotina de cuidados. Felizmente, há produtos específicos para a barba que são garantia de uma pele saudável e, consequentemente, bonita.

Gostou de entender um pouco mais sobre como os sabonetes comuns afetam a sua barba? Decidiu aderir aos produtos específicos para os fios? Então conheça uma lista de produtos para barba ótima para começar os trabalhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *