E aí, barbudo, você tem conhecimento sobre como acampar? Nem todo mundo é experiente o suficiente e, como tudo tem sua primeira vez, é importante se ligar em alguns detalhes. Aproveitar a natureza é ótimo, certo? Entretanto, é importante se prevenir para que o momento seja o melhor possível.

Resolver a insegurança de acampar pela primeira vez é fácil. É fundamental se prevenir dos imprevistos e ter tanto equipamentos quanto vestimentas adequadas, além de alguns outros cuidados básicos.

Nós vamos te mostrar tudo que você precisa estar atento antes de acampar, assim você estará pronto e não será surpreendido, beleza? Confira boas dicas a seguir!

Decida o local em que vai acampar

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetEm um país como o Brasil, não faltam lugares interessantes para estar em contato com a natureza e acampar. Faça uma pesquisa detalhada e veja para onde ir e aproveitar bem. A maioria das localidades de acampamento são cercadas de praias, cachoeiras, montanhas e trilhas.

Veja um local em que seja mais fácil para chegar, perto do seu estado ou até mesmo dentro dele, em uma cidade do interior ou litoral. Leve em consideração também o seu gosto pessoal, a referência de pessoas que já foram e, claro, os atrativos do local. Não viaje sem antes saber tudo sobre sua escolha!

Escolha um camping com boa infraestrutura

A maioria desses locais em que é tradicional acampar possui um camping, que nada mais é do que um espaço amplo em que as pessoas montam suas barracas e têm acesso a uma série de serviços e infraestrutura importantes.

Nos campings mais legais você encontra bons banheiros, chuveiros, wi-fi, estacionamento e as áreas sociais, onde as pessoas que estão acampando ali podem passar um momento relaxando e fazendo amizades.

Veja se o camping tem boa estrutura e oferece tudo que você acha necessário para suas necessidades básicas, já que você possui pouca experiência sobre como acampar e não tem tanto conhecimento técnico.

Cheque as previsões do tempo

A boa e velha previsão do tempo é a aliada número um dos viajantes e da galera que gosta de acampar. Se você vai entrar nessa aventura pela primeira vez, não deixe de checar como deve estar a região para onde você vai durante os dias que você passará lá. A chuva pode atrapalhar a sua experiência!

Se você não se importar, dá para acampar com chuva também, mas saiba que você pode encontrar uma série de dificuldades, especialmente porque a barraca estará a céu aberto. Recomendamos que você busque períodos em que a previsão seja de sol, assim vai dar para aproveitar tudo que o local oferece, além de montar sua barraca sem nenhum problema. Melhor assim, certo, brother?

Teste sua barraca antes de ir acampar

Quem ainda não tem experiência de como acampar pode deixar alguns detalhes básicos passarem despercebidos. Um deles é o teste que deve ser feito previamente com a barraca. É importante que você monte todo o equipamento ainda em casa, antes de pegar a estrada.

Fazer isso previne basicamente duas coisas: a primeira é de simplesmente encontrar dificuldades maiores de montar a barraca no camping, perdendo mais tempo do que deveria, enquanto a segunda é a importância de checar se está tudo ok com o equipamento, ou se ele apresenta alguma avaria ou mal funcionamento que possa comprometer seu acampamento.

Monte a barraca em um local adequado

Os espaços que os campings disponibilizam são bastante amplos, então na maioria das vezes dá para chegar no local e ainda conseguir escolher um posicionamento legal para a barraca. É fundamental pensar em como isso influencia a experiência do acampamento.

Busque ficar sob árvores, já que elas são protetoras naturais do sol forte que pode ficar em cima da barraca durante o dia. Se você quiser dar um cochilo para descansar entre uma aventura e outra, vai ser complicado com a temperatura muito alta, por exemplo. Atente-se apenas sobre a possibilidade de frutos da árvore caírem, podendo danificar o equipamento.

Leve equipamentos úteis

Estar prevenido para as diversas possibilidades passa por ter equipamentos adequados, que podem resolver pequenos problemas e dificuldades durante a estadia no camping, ou simplesmente facilitar algumas coisas simples que você vai precisar no dia a dia do acampamento e no contato com a natureza.

Canivete

O bom e velho canivete e suas mil e uma utilidades. Ele pode auxiliar bastante em diversos momentos: abrindo garrafas, cortando alimentos, fazendo algum tipo de gambiarra e exercendo sua veia McGyver, enfim, não se esqueça do seu. Ele vai ter utilidade em algum momento.

Lanterna

A maioria dos campings tem luz elétrica, mas como são em céu aberto, para alguns locais podem não ser suficientes. Pode ser necessário procurar alguma coisa na mata ou você simplesmente vai querer dar uma volta durante a noite. A lanterna é um dos itens essenciais. Não esqueça!

Isqueiro

Para acender um cigarro, fazer uma fogueira ou em qualquer outro momento o isqueiro pode ter utilidade. Tome cuidado apenas com as fagulhas, especialmente em regiões de matas e de folhas secas. Faça um uso responsável, beleza?

Kit de primeiros socorros

Alguns acidentes podem acontecer. Traumas, cortes e qualquer outra coisa menos grave pode ser resolvida com os acessórios do kit de primeiros socorros. Mesmo que você não vá se aventurar muito, é legal ter um à disposição.

Leve roupas adequadas

Quem não tem experiência em como acampar pode ter algumas dúvidas sobre quais tipos de roupa levar, o que é completamente normal. Se o local for basicamente de praia, leve roupas bem leves como bermudas de tactel, camisetas de dry fit e outros materiais que sequem rápido.

Se você for fazer trilhas, não esqueça de um tênis resistente e de meias compridas, já que os mosquitos podem te castigar durante essas aventuras (leve também o repelente!). Bonés e chapéus são altamente recomendáveis para proteger olhos e o rosto do sol, assim como óculos escuros.

Durante a noite a temperatura geralmente abaixa em locais a céu aberto, por isso não vacile: leve calças de moletom, toucas e agasalhos. Nada pode ser pior do que passar frio durante a madrugada!

Agora ficou mais fácil saber como acampar, certo? Nossas dicas são para que você se atente a cuidados básicos e que sua experiência seja a mais divertida possível!

Ainda não sabe para onde ir? Confira 5 lugares incríveis para acampar ao redor do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *