Quem frequenta barber shops, certamente já experimentou a sensação relaxante de uma toalha quente sobre o rosto, prática muito comum entre barbeiros profissionais antes de iniciar o barbear.

O fato é que essa prática vai muito além de um “ritual” das barbearias e tampouco se limita a um agrado extra para fidelizar o cliente. Ela também tem funções específicas para a pele, o que facilita a passagem das lâminas, ajudam a abrir os poros e, claro, permitem um procedimento muito mais agradável e confortável.

Se você já experimentou e gostaria de testar a mesma técnica em casa, chegou ao lugar certo! Hoje, resolvemos montar um post exclusivo sobre como preparar uma toalha quente de barbearia em casa e tornar o seu barbear muito mais profissional e relaxante.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto às dicas! Podemos começar?

Quais os benefícios da toalha quente na hora do barbear?

Muito mais do que relaxante, a toalha quente de barbearia ajuda no momento de barbear e, inclusive, pode contribuir para um crescimento mais saudável dos fios depois.

A seguir, destacamos uma série de benefícios que essa prática proporciona e, após isso, vamos mostrar passo a passo de como preparar a sua toalha quente. Confere aí!

Toalha quente

Mais facilidade ao barbear

O primeiro benefício da toalha quente no rosto é a facilidade de barbear, justamente porque o vapor da água torna os fios mais macios. Consequentemente, isso ajuda na hora em que a lâmina passa sobre eles, evitando atritos indesejados e até mesmo criando feridas ou futuros pelos encravados.

Além disso, na prática, quando os fios estão umedecidos e mais macios, você não precisará passar a lâmina várias vezes em um mesmo local, o que evita também descamação da pele ou pequenos cortes.

Evita irritações na pele

Aproveitando um pouco o gancho do tópico acima, ao se barbear com os fios e a pele relaxada com o vapor, o atrito das lâminas tende a ser menor no rosto e isso ajuda a evitar aquelas indesejadas irritações ou vermelhidão ao se barbear.

Sem contar também que raspar a barba com a pele seca ou mesmo com produtos inadequados podem aumentar os riscos de alergias, machucados e a criação de acnes e pelos encravados.

Abertura de poros

O vapor da toalha quente ao se barbear também traz benefícios para a limpeza da pele e para o próprio crescimento dos fios do rosto, tendo em vista que o calor moderado auxilia na abertura dos poros, facilitando assim a remoção de impurezas e obstruções que impedem a saída dos fios.

Por isso, muitos barbeiros utilizam a técnica da toalha quente além do barbear, mas também durante serviços de limpeza de pele, esfoliação e hidratação da barba.

Relaxamento

Sem dúvidas, essa é a principal sensação de utilizar a toalha quente ao se barbear. Isso porque o vapor contribui para a remoção de células mortas e ajuda a relaxar a pele após descobrir o rosto. Por esse motivo também a passagem da lâmina é quase que imperceptível na pele e proporciona um atendimento muito mais agradável e relaxante.

E como preparar a toalha quente igual a de barbearia?

O processo em si não é nada difícil! Porém, é fundamental seguir alguns conselhos e cuidados essenciais para não tornar a prática algo maléfico para a saúde da barba ou até mesmo influenciar na sua aparência.

Pensando nisso, nós preparamos um passo a passo bem detalhado para não ter erro e ajudar você a fazer um barbear mais profissional e agradável, como se estivesse na barbearia. Confira!

Escolha uma toalha só para isso

A primeira dica para preparar sua toalha quente é separar uma específica para esse fim e, de preferência, bem macia. O ideal — e mais fácil — são toalhas de rostos, pois são menores e mais leves.

O fato de não utilizar toalhas compartilhadas ou mesmo a sua toalha de banho é porque elas podem servir como agente de transmissão de impurezas, sujeira ou até mesmo de alergias. Por isso, separe cada toalha para uma função diferente!

Por fim, não esqueça sempre de higienizar bem a toalha após cada uso, em especial, na máquina de lavar e em água quente.

Aplique um óleo essencial na toalha quente

Aqui, a ideia é dar uma fragrância especial à técnica e também contribuir para a sensação de relaxamento. Repare que estamos falando de óleos essenciais e não o seu óleo de barba, ok? Esse último é feito para aplicar diretamente sobre o rosto após o barbear ou no dia a dia, com função de dar mais brilho e maciez aos fios.

O óleo essencial é um concentrado, que bastam poucas gotas na toalha para exalar a fragrância, mas, em contrapartida, não deve substituir o óleo para barba, entendido?

Umedeça a toalha com água quente

Após pingar algumas gotas do óleo essencial sobre a toalha, é hora de umedecê-la sob água quente. Mas sempre com cautela! Afinal, uma temperatura muito elevada pode ressecar a barba e a pele, e assim, gerar um resultado contrário ao proposto.

Se em sua casa for possível controlar a temperatura diretamente na pia, melhor! Dessa forma, basta ir testando até encontrar o nível certo. Se não, o jeito é recorrer a uma panela no fogão e, caso passe muito, espere esfriar um pouco.

Há também como molhar a toalha e colocá-la alguns segundos no micro-ondas dentro de uma forma de vidro ou esquentar a água em uma chaleira e derramar aos poucos. Fica a seu critério!

Aplique levemente a toalha sobre o rosto

Feito todas essas etapas, a toalha quente está pronta a ser aplicada no rosto. O ideal é que aproxime lentamente para ter certeza da temperatura e, caso esteja tudo ok, busque relaxar alguns minutos sem tocar no tecido.

balm para barba

Após descobrir a barba, pode-se aplicar um pouco de balm apenas para facilitar ainda mais a passagem das lâminas, especialmente nas regiões mais frágeis, como pescoço e bochechas.

Enfim, essas são as dicas de como preparar uma toalha quente para se barbear, da forma que os barbeiros profissionais fazem. Como vimos, não é complicado e o segredo está em separar bem uma toalha para isso e não errar na temperatura. Depois, só curtir um barbear macio e agradável e, claro, sempre seguido de bons cosméticos!

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras dicas para a sua barba? Então, segue a gente lá no Facebook e Instagram, que sempre compartilhamos novidades! Até a próxima!

Atinja todo o potencial da sua barba com os produtos BARBA BRAVA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *