Personagens exóticos, trilha sonora densa e obscura e um roteiro original e inusitado, que permite múltiplas interpretações e desafia a compreensão do público: esses são os filmes cult, que embora não ostentem recordes de bilheteria ou reconhecimento dos críticos, ainda assim conquistam fãs fervorosos.

Livres dos clichês e das receitas de sucesso hollywoodianas, eles muitas vezes são rotulados como filmes B, alternativos ou “filmes cabeça”, termos normalmente rejeitados pelos cinéfilos.

Existem vários critérios para classificar um filme como cult: ter um conteúdo subversivo, inspirar a reflexão do espectador, contar com frases inesquecíveis ou passar uma mensagem inovadora. Mas o fator principal é justamente o culto atemporal dos fãs.

Quer conhecer alguns clássicos do cinema cult? Então apague as luzes, se acomode no sofá e aperte o play:

1. Oldboy

Dirigido por Park Chan-wook, essa mistura de terror e comédia com um toque de surrealidade causou as mais variadas reações nos críticos e no público.

A trama gira em torno de Oh Dae-su, um homem que é trancado em um quarto de hotel por 15 anos, sem saber quem o sequestrou ou os motivos de seu cárcere. Pela televisão deixada no quarto, ele descobre que sua esposa foi assassinada e que se tornou o principal suspeito.

Ao ser libertado, Oh Dae-su parte em busca de vingança e encontra o amor de uma jovem chef. O filme ganhou prêmios no Festival de Cannes de 2004 e foi eleito um dos dez melhores filmes do cinema asiático pelos telespectadores da rede CNN.

2. Laranja Mecânica

Um dos títulos mais lembrados da categoria de filmes cult, a trama segue Alex, um jovem sociopata líder de uma gangue violenta e sem limites. Após uma noite de crimes, ele é preso e forçado a participar de uma terapia experimental de reabilitação, que usa música e drogas para criar aversão à violência.

Adaptado do livro homônimo e dirigido por Stanley Kubrick, o longa explora temas polêmicos e controversos, como moralidade, ética, delinquência juvenil e psicologia comportamental.

https://www.youtube.com/watch?v=GIjI7DiHqgA

3. Pulp Fiction

Um dos maiores sucessos de Quentin Tarantino, o título do filme faz referência às revistas pulp, marcadas por violência gráfica e humor irônico. Contadas de maneira não linear, três histórias se entrelaçam em vários aspectos, traçando paralelos entre um assassino profissional, um mafioso e sua esposa, um pugilista que foi pago para perder a luta e um casal que decide assaltar um restaurante.

No elenco, destaque para Uma Thurman, John Travolta e Samuel L. Jackson, que ostenta um cavanhaque excêntrico. As conversas e monólogos, que dão profundidade aos personagens, dominam o tempo de tela e renderam ao filme o Oscar de Melhor Roteiro Original e a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

4. The Babadook

Não poderia faltar um bom terror psicológico em uma lista de filmes cult — e este longa-metragem, repleto de simbolismo e múltiplas interpretações, é a escolha perfeita. Uma mulher tentando lidar com a morte do marido começa a perceber acontecimentos estranhos pela casa após ler para o filho de seis anos um livro misterioso encontrado na estante.

A história da entidade sobrenatural afeta mãe e filho à medida que percebem que é impossível se livrar do Sr. Babadook. Aclamado no Festival Sundance de Cinema, o filme retrata a morte e o medo de forma crua e visceral.

https://www.youtube.com/watch?v=VQw6y5vgUPU

5. Clube da Luta

Um jovem insatisfeito com sua vida começa a frequentar grupos de autoajuda para lidar com a insônia. Em uma reunião ele conhece Tyler, um jovem misterioso que o mostra uma forma inusitada de extravasar suas frustrações: um clube secreto onde homens se encontram para lutar.

Mesclando ilusão e realidade e gerando diversas teorias a respeito da veracidade dos acontecimentos, os filmes cult desafiam o tempo e são comentados e adorados por décadas. Assista com os amigos e passe horas conversando sobre as possíveis interpretações e nuances de cada história.

Mas antes de preparar a pipoca e entrar no mundo do cinema, curta nossa fanpage no Facebook e nos siga no Twitter para continuar recebendo atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *