Não é novidade para ninguém que o brasileiro ama um churrasquinho. Qualquer ocasião é uma desculpa para acender o carvão e colocar umas carnes na grelha! No entanto, às vezes a churrascada fica um tanto monótona — é nessas horas que precisamos dar uma variada e pensar em uns tira-gostos diferentes. Mas você sabe escolher um bom acompanhamento para churrasco?

É claro que gosto não se discute. Se fulano acha legal fazer um churrasco de melancia, quem somos nós para julgar, não é mesmo? Ainda assim, existem alguns acompanhamentos que são quase unânimes em termos de popularidade. Afinal, se você se propôs a organizar um churrasco, é preciso agradar os convidados.

Neste post, vamos apresentar alguns acompanhamentos para você saborear antes, durante e depois do churrasco! Ficou curioso, barbudo? Então, continue a leitura e confira a lista!

1. Pão de alho

Em diversas regiões do país, o pão de alho se tornou um clássico dos churrascos. Além de custar pouco, é bem simples de ser feito. Porém, se você quer ter menos trabalho, pode encontrar facilmente umas bandejas de pão de alho no supermercado.

Fora o sabor, uma das grandes vantagens do pão de alho é que ele fica pronto em poucos minutos. Então, se você precisa de algo rápido para a galera degustar enquanto espera a carne e toma umas cervejas, essa é uma ótima pedida.

2. Queijo coalho

Assim como o pão de alho, esse é um alimento rápido de assar. Basta colocar na grelha, esperar uns minutinhos e pronto! O bom do queijo coalho é que você consegue encontrar no mercado já espetado no palito. Quer coisa mais fácil do que isso?

Depois de pronto, o queijo fica com uma casquinha torrada por fora e bem derretido por dentro. Só de pensar dá água na boca! Exceto as pessoas que têm intolerância à lactose ou são veganas, esse acompanhamento não tem muita rejeição. Conclusão: pode apostar no queijo coalho para juntar a galera e com certeza o seu churras vai ser um sucesso.

3. Mandioca

Chegamos ao acompanhamento mais brasileiro de todos: a mandioca. Desde antes da colonização portuguesa, os índios já utilizavam esse alimento em suas receitas. De lá para cá, pouca coisa mudou — a mandioca ainda está presente na mesa da maioria dos brasileirinhos.

Uma dica para deixar a sua mandioca cozida ainda mais gostosa é jogar manteiga por cima assim que ela sai da panela de pressão. Por estar quente, a manteiga derrete e confere um sabor único para esse acompanhamento que não pode faltar no churrasco. Caso queira turbinar ainda mais a sua receita, experimente fritar umas cebolas e jogar por cima.

4. Maionese de batata

Outro acompanhamento que combina bastante com churrasco é a maionese de batata. Depois dos primeiros tira-gostos, é comum que as pessoas queiram fazer um prato para finalizar. Então, nada melhor do que colocar um carboidrato junto com a proteína.

Há quem prefira a maionese com maçã em vez da batata, e não há nada de errado — ela dá um sabor um pouco agridoce em meios às carnes salgadas. Seja qual for a sua preferência, tome bastante cuidado na hora de armazenar! O ideal é que a maionese seja preparada no mesmo dia em que for consumida e guardada na geladeira para evitar a temível salmonella.

5. Vinagrete

Um pouquinho de acidez também não vai nada mal no churrasco. O vinagrete mais tradicional é feito com tomate, cebola, vinagre e temperos. Entretanto, você também pode adicionar um pimentão para dar um toque especial. Só tenha certeza de que os convidados vão aprovar esse ingrediente a mais, pois ele não é tão unânime assim.

O vinagrete dificilmente é consumido apenas com a carne. Portanto, outra atenção que você deve ter é combiná-lo com um carboidrato, como arroz ou mandioca. Dessa forma, seu prato fica completo e, certamente, a galera vai aprovar.

6. Farofa

Esse é mais um exemplo de ingrediente tipicamente tupiniquim — até porque é derivado da mandioca, pelo menos a farofa mais tradicional. Uma coisa legal da farofa é que você pode inventar inúmeras receitas. Existem os que fazem com ovos e bacon, enquanto outros preferem adicionar legumes. Há até mesmo aqueles que optam por frutas, como a banana.

O preparo é bem simples e rápido. Geralmente, você dá uma fritada no alho e na cebola, coloca os acompanhamentos de sua preferência e, por fim, joga a farinha de mandioca por cima. E aí, ouviu seu estômago roncar?

7. Cebola assada

É provável que você já tenha provado a famosa porção de onion rings em algum restaurante ou barzinho na sua cidade. Mas você sabia que dá para comer a cebola assada? Para muitos, esse acompanhamento pode parecer estranho, mas faz sucesso em diversos estados — acredite, fica uma delícia depois de alguns minutos no fogo.

A cebola é um dos ingredientes mais presentes nas geladeiras dos brasileiros, até mesmo daqueles que moram sozinhos. No entanto, a maioria das pessoas utiliza esse alimento como complemento em suas receitas. Se esse for o seu caso, faça um teste: coloque a cebola com casca e tudo na churrasqueira, aguarde uns 40 minutos e depois prove. Você pode também acrescentar molho shoyo e azeite depois que ela ficar pronta.

8. Abacaxi assado com canela

Exagerou no churrascão e agora precisa de um digestivo para descansar na rede? O abacaxi é a melhor opção. Além do mais, é uma sobremesa barata e bem aceita pela maior parte das pessoas.

Quando você deixa o abacaxi assando na churrasqueira, o sabor é outro — o que já era bom fica ainda melhor. Apesar de ser opcional, a canela dá um toque especial na receita. Então, em vez de servir apenas um café para as visitas no final do churrasco, considere o abacaxi assado com canela.

Viu só, barbudo, o tanto de acompanhamento para churrasco que você pode oferecer? Como dica final, pense bastante no tipo de carne que você vai servir antes de escolher os acompanhamentos. Uma carne bastante gordurosa, como a costela e a picanha, pode combinar melhor com algo leve, como o vinagrete.

Agora que você já pegou nossas dicas para se tornar um mestre churrasqueiro, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim, você fica sabendo sempre que sair um conteúdo novo por aqui!

3 thoughts on “Conheça os 8 melhores acompanhamentos para churrasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *