Estamos, já faz algum tempo, vivendo uma onda de gourmetização. Embora vista com certo desdém por alguns, essa tendência tem sido ótima para nos apresentar novos produtos. Com tanta disponibilidade nos mercados, entender mais sobre café está cada vez mais fácil.

Para iniciar o “estudo”, nada melhor do que experimentar novos sabores. Com um pouco de prática, é possível aprender a saborear e apreciar um bom café especial. Há muitos tipos de grãos, torras, moagens e formas de preparar para conhecer. Isso faz com que o universo do café seja bem maior do que costumamos imaginar.

Há muitas razões para saber mais sobre uma das bebidas mais tradicionais do nosso cotidiano. Quer conhecer 4 delas? Continue lendo o nosso post!

1. Descobrir novos sabores

blankVocê já ouviu falar no terroir de uma uva e em como ele influencia as características do vinho? Pois bem, com o café acontece uma coisa parecida. Características como o relevo, índice pluviométrico, exposição solar e tipo de solo afetam o desenvolvimento do fruto e conferem diferentes propriedades à bebida na xícara.

Além disso, as propriedades aromáticas do café podem ser definidas por uma série de outros fatores, como:

  • intensidade da torra;
  • granulometria da moagem e há quanto tempo ela foi realizada;
  • método de extração da bebida (coador, cafeteira italiana, prensa francesa ou expresso, por exemplo);
  • xícara em que a bebida é servida.

Cada café tem a sua peculiaridade e, para captar todas as suas sutilezas, é interessante experimentar a bebida sem adoçá-la. No início, pode parecer estranho, mas, com um pouco de treino, o paladar acostuma.

2. Impressionar os amigos e as mulheres

Quem nunca ofereceu um cafezinho em casa para alguém? Seja com segundas intenções ou apenas para prolongar o bate-papo, impressionar as visitas sempre faz muito bem para o ego.

Por isso, conhecer os grãos, as formas de preparo da bebida ou a maneira mais adequada de servi-la transformará um simples cafezinho em um momento de aprendizado. Afinal, o tema “café” é superinteressante e rende muita conversa.

3. Pensar em novas viagens

Que as bebidas motivam muitas viagens, todo mundo sabe. Há diversos roteiros para amantes do vinho e da cerveja, por exemplo. Que tal pensar em um passeio pelas regiões cafeeiras de nosso país?

A maior parte do café brasileiro é produzida nos estados do Centro-Sul. Dependendo das condições de cultivo, a bebida pode ser mais ou menos encorpada, com amargor ou dulçor acentuados, com aromas frutados ou caramelizados. Aproveite a viagem para expandir seus horizontes gustativos.

4. Cuidar melhor da barba

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Mas o uso dos grãos não se restringe ao mercado gastronômico. A indústria dermocosmética tem cada vez mais se aproveitado dos benefícios do café. As formulações levam os grãos verdes ou torrados e são ótimas para cuidar da saúde da pele e cabelos.

A Barba Brava não ficou de fora dessa tendência. A Coffee Blend é uma linha completa para garantir o cuidado da barba. Nela é possível encontrar todos os produtos para barbudo nenhum colocar defeito: shampoo, óleo, balm e pasta de limpeza. Vale a pena conferir!

E aí, gostou de entender mais sobre café? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *