Engana-se quem acha que saber como aproveitar o tempo é um desafio exclusivo da nossa geração. Desde o período do feudalismo, quando as atividades do homem se centravam basicamente no campo, o ser humano vive tentando otimizar o dia para cumprir com as tarefas cotidianas, realizar os afazeres domésticos e aproveitar os momentos livres para cuidar do corpo e da mente, relaxar e curtir a vida.

Porém, se essa missão já não era fácil séculos atrás, agora — que há internet, mil e uma tecnologias e dias atarefados com vários compromissos — é que ela se torna ainda mais desafiadora. Diante disso, que tal pegar umas dicas de como organizar o seu tempo e torná-lo mais produtivo? Acompanhe!

Elimine os ladrões de tempo

Antes de tudo, aprenda a eliminar os seus ladrões de tempo. Ou seja, aquelas atividades que você faz ao longo do dia e, sem se dar conta, acaba dedicando minutos ou até horas a elas sem necessidade alguma. Um tempo que poderia ser mais bem aproveitado com coisas realmente úteis para você.

Para completar, além de sorrateiros e sanguessugas, esses ladrões ainda estimulam a procrastinação. Você deixa de fazer suas obrigações no horário previsto e adia, por exemplo, afazeres importantes do trabalho e da faculdade.

Redes sociais

Eis aqui um exemplo perfeito. Embora sejam úteis para você bater aquele papo com os amigos, combinar um happy hour e ficar informado, as redes sociais o mantêm por longos períodos em frente ao celular ou ao computador. Pode fazer o teste para confirmar o que estamos falando.

Se você tem iPhone, acesse a ferramenta “tempo de uso” que o sistema iOS oferece e veja o relatório que ele disponibiliza sobre a utilização do seu aparelho. Ele mostra quantos minutos por dia você gasta acessando apenas as redes sociais.

Já se tiver smartphone com Android, vale a pena baixar aplicativos que simulam essa mesma funcionalidade. Caso constate que passa acima de uma hora logado nelas, procure estabelecer limites diários de tempo. Assim, é possível garantir que você não exagere na dose e comece a usá-las de forma mais sadia, sem comprometer seus horários livres nem atrapalhar o seu horário de trabalho/estudo.

Otimize os seus horários de folga

Você tem algumas horas livres no seu dia a dia? Então, nada de ficar no mais completo ócio! Use esses momentos para fazer atividades prazerosas que o ajudem a relaxar, a desestressar e, inclusive, a controlar a ansiedade. Ótimas opções nesse sentido são:

Homem barbudo lendo embaixo da árvore

Uma segunda possibilidade é aproveitar a sua folga para aprender algo novo, como um idioma ou os recursos de um programa de edição de imagem (Photoshop ou Lightroom, por exemplo). Muitas vezes, meia hora por dia é o suficiente para você se tornar bilíngue ou o “Mestre Jedi” da manipulação de fotografias, sabia? Ah, e não acaba aí.

Caso queira, pode empregar esses horários livres para prestar um serviço voluntário em alguma organização sem fins lucrativos que precisa de apoio e divulgação. Ou, então, realizar alguns trabalhos como freelancer para complementar o seu orçamento.

Dê um novo objetivo ao seu fim de semana

Fora otimizar os seus horários de folga, dê um novo objetivo ao seu fim de semana. Isto é, não o dedique apenas ao descanso ou ao lazer como muita gente faz. Ao contrário, também torne-o produtivo para si. Um bom exemplo disso é aproveitar o sábado e/ou o domingo para exercer um hobby, como:

  • tocar algum instrumento musical;
  • criar peças na sua marcenaria caseira;
  • praticar um esporte ao ar livre (ciclismo, por exemplo);
  • aprender a cozinhar;
  • cultivar plantas;
  • passear com o pet.
Homem barbudo cozinhando

Outra sugestão é fazer viagens curtas a cidades próximas ao seu município, como aquelas que ficam no litoral ou na serra. Assim, você desafia os seus limites, conhece novos lugares, vê de perto os pontos turísticos do seu estado, faz novas amizades, prova a culinária de outras regiões e ainda tem experiências únicas que proporcionam uma boa e vasta bagagem cultural.

Além do que foi dito, você também pode investir na sua formação e na sua qualificação profissional visando crescer na carreira, ser promovido ou conquistar uma vaga em uma empresa mais conceituada no ramo em que atua. Para tanto, considere fazer cursos livres, de extensão ou mesmo uma pós-graduação — já que, em muitas faculdades, as aulas da especialização costumam ocorrer justamente aos sábados.

Tenha uma rotina regular de sono

Por fim, aprenda a ter uma rotina regular de sono. “Mas o que isso tem a ver com saber como aproveitar o tempo?”, você deve estar pensando. Pois bem, a gente explica! Quando não há horários pré-definidos para deitar e acordar todos os dias, você acaba virando noites seguidas, não descansa adequadamente e acorda exausto na manhã seguinte. Por conta disso, fica sujeito a sofrer com:

  • irritação;
  • mau humor;
  • indisposição;
  • dificuldade em manter a concentração;
  • sonolência excessiva diurna.

Como resultado, o seu trabalho é afetado, há uma maior procrastinação e tanto os seus horários livres quanto o seu fim de semana se resumem a “recuperar o sono perdido”. Percebe o que estamos falando? A falta de uma rotina na hora de dormir gera um efeito dominó que prejudica várias esferas da sua vida.

Esse mau hábito leva você a desperdiçar o seu tempo e, pior ainda, a permanecer nesse círculo vicioso. Por isso, não marque mais bobeira e comece hoje mesmo a definir períodos certos para descansar e renovar as energias.

Como mostrado, saber como aproveitar o tempo vai muito além de simplesmente evitar a procrastinação. É abrir portas para novas experiências, capacitação profissional, momentos de lazer e até uma renda extra. Portanto, agora que você aprendeu qual é a maneira mais inteligente de fazer isso, coloque as dicas em prática e mude a sua rotina!

Curtiu o post? Pois siga a gente nas redes sociais — Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube — para acompanhar mais postagens sobre estilo de vida e, é claro, cuidados com a barba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *