E aí, barbudo, tudo certo? Se você curte receber a galera em uma festinha ou reunião, certamente já pensou em como montar bar em casa, não é mesmo? Seria muito legal passar um tempo batendo papo e bebendo uns drinks legais!

Acredite, essa possibilidade não é nada de outro mundo. É possível direcionar uma área especificamente para isso, independentemente do tamanho da residência e, com um pouco de criatividade e algumas boas dicas, ter o seu próprio bar.

Nós vamos te mostrar como alcançar esse objetivo, com dicas simples tanto para montagem, estrutura e decoração, quanto para a compra de bebidas e itens indispensáveis. Confira!

Escolhendo o melhor lugar da casa

Para saber como montar bar em casa, antes é preciso definir um local adequado. Não importa muito se você mora em um apartamento menor ou numa casa bem ampla, é fácil conseguir um bom resultado com muita criatividade e boa vontade, beleza?

O ideal é encontrar uma área mais deslocada, que não atrapalhe nenhuma outra atividade. Algumas residências possibilitam isso com maior facilidade, e se esse for seu caso, ótimo! Se não, fique tranquilo, um carrinho daqueles para chá, com rodinhas, resolve seu problema, pois ocupa pouco espaço e ainda conta com a facilidade de locomoção.

Quem tem uma casa mais ampla pode, por exemplo, montar o bar em uma área livre da sala de estar ou fazer tudo na bancada da cozinha americana. Uma opção muito boa é a varanda. Se tiver uma, não tem erro: monte seu bar nela! Você poderá receber a galera em uma área anexa sem se preocupar com nada.

Comprando os itens necessários

Um bar que se preze tem todos os itens essenciais, então, barbudo, prepare o bolso para investir em um monte de coisa legal que vai fazer toda diferença quando for preparar bebidas e servir ao pessoal.

Os copos são essenciais, e nesse momento vale a pena selecionar modelos variados, já que cada bebida pede um tipo específico: tulipas de chopp, copos longos de drinks, copos de shots, modelos tradicionais (ideais para whisky), taças de Martini, vinho e champagne.

Além disso, um balde de inox é uma ótima pedida com o objetivo de preencher com gelo e separar previamente as garrafas a serem consumidas, ou mesmo de modo a conservar o gelo filtrado de uma forma cômoda e eficiente. Um bom pegador também faz diferença — às vezes ele vem junto com o balde.

Na hora de encarnar o barman você vai querer tirar aquela onda, certo? Alguns itens básicos serão necessários para preparar drinks: coqueteleira, socador e dosador. Outros acessórios básicos que farão a diferença são os abridores de garra e o saca-rolhas.

Pensando em boas receitas de drinks

Você já sabe como montar bar em casa, já está ciente de quais itens precisa comprar, então agora é hora de saber o que servir para a galera. Há diversas receitas muito legais, que são bem fáceis e atendem a diferentes gostos usando todo tipo de bebida.

Como um bom anfitrião, é legal aprender cada vez mais drinks, sempre levando em consideração o gosto de cada pessoa. Certamente a galera já se reuniu para beber antes, então você os conhece bem, certo? O ideal é treinar boas combinações e receitas tradicionais e ver o que tem dado certo para, no dia, surpreender todo mundo. Nós vamos te dar uma forcinha e recomendar algumas boas receitas:

Você pode pensar em cada uma dessas preparações em diferentes ocasiões. As refrescantes são ótimas em dias de calor, especialmente no período da manhã e da tarde, enquanto as mais quentes são perfeitas para servir durante a noite.

Planejando uma decoração legal

Brother, o estilo é tudo! Imagina um bar sem vida e sem a sua personalidade e seus gostos pessoais. Não rola, não é mesmo? Antes de qualquer coisa, o bar em casa é um espaço de realização pessoal, um lugar para se expressar e se divertir ao lado de pessoas queridas. Por isso vale a pena deixar tudo bem legal!

Pense em duas linhas de móveis, prateleiras e outros itens: rústica ou contemporânea. A rústica vai dar aquela ideia legal de pub, bem tradicional, enquanto a contemporânea traz um ar bem moderninho e elegante, com muita sofisticação. Não há regras, basta escolher a que você mais curte e que vai ambientar bem com a decoração do restante da casa.

Outra boa sugestão é fazer com que a decoração represente seus gostos — assim o bar vai ficar com a sua cara! Quais seus filmes favoritos? Seria muito divertido colocar quadros com referências a eles nesse local. E seu time? Certamente o bar será usado para receber a galera em dias de jogos, então um pôster daquele timaço campeão teria um lugar reservado no bar.

Montando um bom acervo de bebidas

Depois de saber tudo sobre como montar bar em casa, agora é importante que você tenha a noção de como abastece-lo com qualidade e com bebidas que a galera costuma curtir. O legal é variar bastante, tendo pelo menos uma garrafa de cada, já que isso deixa seus convidados bem a vontades, sempre com boas opções.

Na hora de fazer as compras, pense sempre que algumas bebidas são consumidas sozinhas, então é legar tê-las em maior número, enquanto outras são componentes fundamentais de drinks, mas usadas em poucas quantidades.

Não há uma regra, mas algumas bebidas são clássicas e indispensáveis. Há também aquelas coringas que podem ser usadas em vários drinks. Algumas das imprescindíveis são:

  • cerveja artesanal e tradicional;
  • whisky;
  • vodka;
  • gin;
  • rum;
  • martini;
  • campari;
  • vinho branco;
  • vinho tinto (de acordo com suas preferências); e
  • champagne.

Ter o próprio bar em casa tem inúmeras vantagens, e a primeira delas é sentida no bolso. Por mais que você tenha que investir a fim de montar sua estrutura e comprar algumas coisas, a longo prazo o gasto será bem menor do que fazer outros programas. Ou seja, quando a grana estiver curta, o bar em casa é ideal.

Outra grande vantagem é chamar os amigos e oferecer uma experiência divertida e proveitosa, fazendo de você um anfitrião de primeira. O bar também pode ser usado em dias especiais, a fim de receber a família.

Cara, deu para ver que não há mistério em como montar bar em casa, certo? Agora é só seguir essas dicas e curtir muito todos os momentos!

Se a sua galera é adepta da cervejinha, certamente vocês vivem procurando um método para gelar a bebida mais rápido, certo? Então dê uma olhada nesse truque de mestre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *