Este conteúdo é pra barbudo nenhum botar defeito. Apesar de não falarmos da barba diretamente, trataremos de outro tipo de fio. Separamos os 6 cuidados com cabelo masculino que não podem ser ignorados por todos aqueles que desejam um visual bonito e bem-cuidado.

O couro cabeludo do homem apresenta camadas mais espessas e menos porosas, com fios mais grossos e oleosos. Por isso, essa condição exige um tratamento diferenciado.

Ao incorporar na rotina as recomendações listadas a seguir, além de a aparência do cabelo melhorar muito quase que instantaneamente, duas inimigas são combatidas: a caspa e a calvície. Portanto, dar atenção ao cabelo é importante não só para a beleza, mas também na saúde e no bem-estar. Quer descobrir como fazer isso da maneira correta? Acompanhe as próximas linhas!

1. Use shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo

Para os que não estão acostumados a dar a devida atenção ao cabelo, é comum utilizar qualquer tipo de shampoo. Porém, esse erro pode prejudicar, e muito, a aparência dos fios.

Os produtos inadequados apenas limpam, sem hidratar ou suprir as necessidades de cada grupo capilar. O cuidado total de que o seu cabelo precisa só é garantido com as opções desenvolvidas especificamente para ele.

Após a identificação de qual é o seu tipo de cabelo — oleoso, fino, grosso, seco, quimicamente tratado, liso ou cacheado —, adquira os itens específicos para ele. Fazendo isso, as chances do aparecimento de algum problema capilar são significativamente reduzidas.

Então, vale a pena investir no que foi feito especialmente para você. Ah, e duas outras recomendações importantes: não exagere na hora de usar os produtos e prefira itens sem sal, beleza?

Quem acredita que a frequência de lavagem diária é alta demais está enganado. Ao contrário disso, a prática é muito boa para a saúde dos fios, já que acúmulo de poeira e suor danifica o cabelo. A atenção especial fica por conta dos cabelos secos, que, com o excesso de lavagem, tendem a ficar mais quebradiços.

Mas é o dia a dia de cada um que apontará o intervalo entre uma lavagem e outra. A regra é priorizar banhos frios — não se desespere: no inverno, valem os mornos também. Em temperaturas mais baixas, a água deixa o cabelo com mais brilho e não elimina a oleosidade natural da região, que auxilia na hidratação.

2. Considere abandonar o gel

Alguns gostam de usar o gel para fixar um penteado descolado por mais tempo, mas esse hábito não é bom para o cabelo, já que pode deixar os fios ressecados e quebradiços e atrapalhar o crescimento deles. 

Abandonar o gel, no entanto, não significa abrir mão do estilo e da personalidade. No lugar deles, as ceras, as pomadas e as pastas modeladoras podem cumprir o papel mantendo o seu cabelo saudável. Da mesma forma que você usa o óleo e o balm para a barba para hidratar e modelar os pelos faciais, é possível escolher itens de qualidade para causar efeitos incríveis no seu cabelo.

DICA BÔNUS: Você sabia que pode utilizar o Balm BARBA BRAVA para modelar o cabelo? Se você gosta de um visual mais natural e solto, mas que, ainda assim, se mantém ao longo do dia, com um acabamento matte (sem brilho), o balm pode ser uma ótima solução. Experimente e diga pra gente como funcionou pra você!

3. Reduza o uso de bonés e chapéus

Homem com barba de chapéu

Sabe o que acontece com o uso excessivo de bonés e chapéus, meu amigo? O couro cabeludo é abafado. As consequências acabam afastando você da oportunidade de sair por aí com um visual maneiro e bem-cuidado. Afinal, a oleosidade é estimulada, os fios são enfraquecidos, podendo até ficar secos, opacos e cair com facilidade. Ninguém quer isso, certo?

Se esses acessórios fazem parte do seu estilo, tente alternar o uso com dias em que a cabeleira fica solta. Vai ficar muito legal também. E, quando for usá-los, não se esqueça de secar bem o cabelo antes, ok? A umidade intensifica o efeito negativo do abafamento.

4. Aposte na hidratação

Nos tópicos anteriores, já falamos da importância de shampoo específico para o seu tipo de cabelo, mas é importante você saber que, sozinho, ele não é capaz de produzir resultados milagrosos. O condicionador é um item que também não pode ser ignorado quando falamos de cuidados com cabelo masculino. A razão é bem simples: o produto fecha as cutículas da fibra capilar que foram abertas pelo shampoo, completando o ciclo da limpeza e hidratação.

A exceção fica por conta dos homens com cabelos extremamente oleosos ou curtos demais. Nesses casos, deve-se usar apenas uma pequena dose do produto e uma de moderação sempre que for lavar a cabeça.

Além disso, assim como o shampoo, o condicionador tem a classificação do tipo de cabelo para o qual ele é voltado. Fique ligado nessa informação!

Tem mais uma coisa que pode auxiliar na manutenção de fios fortes e bonitos. A hidratação semanal é capaz de produzir resultados incríveis em qualquer cabeleira. Desde que com os produtos corretos, você pode fazer isso em casa mesmo. Invista nessa alternativa barata e com resultados rápidos.

5. Dê atenção ao que você come

Pode parecer básico, mas é a mais pura verdade. O que você come reflete no seu corpo, na sua barba e também no seu cabelo. Para garantir um visual maneiro, aposte em uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas. Evite trocar um prato colorido por um lanche ou por uma cerveja acompanhada de petiscos fritos. Também não vale pular a salada.

Além disso, beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Uma boa noite de sono diariamente e a prática de exercícios físicos formam o conjunto ideal de recursos para que o cabelo se mantenha saudável. Promete que vai pensar no assunto?

6. Corte o cabelo com frequência

Homem cortando o cabelo no barbeiro

Cortar o cabelo periodicamente, nem que seja apenas as pontas, ajuda os fios a crescerem ainda mais bonitos. Marcar um horário com o seu barbeiro de confiança e aparar o cabelo auxilia na maleabilidade, na maciez e no brilho dos fios. 

Renovar também faz parte da série de dicas relacionadas aos cuidados com cabelo masculino. Isso sem contar que o profissional experiente poderá dar sugestões preciosas para serem aplicadas no seu dia a dia e realizar o acompanhamento do que deve ser feito para alcançar o seu objetivo.

E aí, curtiu descobrir quais são os 6 cuidados com cabelo masculino que não podem ser ignorados? Andar por aí com os fios brilhando, saudáveis e bonitos é bem mais simples do que você imaginava. Até se tornarem um hábito, as dicas podem exigir um pouco de esforço. Após esse período de adaptação, será tudo natural e fácil. Pode confiar!

Aproveite a visita e continue descobrindo mais informações úteis ao homem moderno. Que tal conferir o nosso artigo sobre nécessaire masculino? Você não vai se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *