Fazer um curso de barbeiro vale a pena? Este conteúdo responderá, de forma definitiva, a essa pergunta. Adiantamos que a vontade de se tornar um profissional da área e se destacar demanda empenho, visto que, sem conhecimento, será impossível ocupar lugares privilegiados no competitivo mercado. Portanto, a formação constitui uma alternativa promissora nesse sentido.

A seguir, estão compilados alguns dados sobre o mercado de trabalho para barbeiros, com números e informações que podem encher ainda mais os olhos dos aspirantes à profissão. Também mostraremos a importância da qualificação, bem como algumas dicas relacionadas à escolha de bons cursos. Não perca nenhum detalhe!

Como é o mercado de trabalho para barbeiros?

O mercado da barbearia está aquecido, atraindo, todos os dias, centenas de barbudos. A razão é que as pessoas estão cada vez mais ligadas ao visual, dando importância ao estilo para se apresentarem de forma impactante em diversos ambientes, seja em uma entrevista de emprego, seja em um date.

Ou seja, a vaidade e o cuidado com a aparência deixaram de ser exclusividade do universo feminino para ocupar lugar de destaque na mente masculina.

Nesse sentido, atender bem à demanda do homem moderno exige que o barbeiro esteja por dentro de todas as novidades e desempenhe o ofício com qualidade. Mais que isso, os clientes esperam receber algum diferencial para manter uma relação de fidelidade com o profissional.

A época em que o barbeiro entregava apenas o tradicional tratamento à barba, ao cabelo e ao bigode ficou para trás. Atualmente, há técnicas, recursos e estilos que devem ser dominados e aparecer no portfólio da barbearia. Quem não for capaz de se adequar perderá público e espaço nesse competitivo mercado.

A média salarial da profissão é R$ 2.682 mensais. No entanto, a remuneração pode chegar até R$ 8.235, considerando o local, o tempo de atuação, a condição de autônomo ou mantenedor de vínculo empregatício e o nível de qualificação, adquirido por meio de formações. Assim, não restam dúvidas de que o curso de barbeiro vale a pena.

Qual é a importância da qualificação na carreira?

Ser valorizado na área da beleza exige capacitação e qualificação. Um curso de barbeiro é a pedida perfeita nesse sentido, uma vez que auxilia tanto quem já atua na área e busca atualização quanto quem quer fazer parte do meio e precisa aprender tudo para começar com o pé direito. Fiéis à tradição da barbearia, as formações reúnem os principais fundamentos necessários à diferenciação e ao destaque na carreira.

Não há desculpas para adiar o encontro com o conhecimento, uma vez que há diversas alternativas on-line que permitem o acesso de qualquer lugar e a qualquer hora. Workshops e cursos de curta duração, por exemplo, também são opções bastante viáveis para os que apresentam dificuldade em conciliar o tempo entre o trabalho e outras atividades.

O importante é colocar a mão na massa e iniciar a jornada de aprendizado. Ela com certeza transformará os aprendizes em profissionais diferenciados, capazes de entregar, além de cortes bonitos, estilo e autoestima aos clientes.

Dominar os diversos formatos de barba e as modernas técnicas disponíveis requer estudo e dedicação. O investimento poderá levar o profissional a desempenhar suas funções em renomadas barbearias ou fornecer a segurança que faltava para a abertura do negócio próprio.

Como escolher um bom curso de barbeiro?

curso de barbeiro

Escolher um bom curso de barbeiro envolve alguns cuidados, que são necessários para garantir que a formação atenda a todas as expectativas do aluno e contribuam, de fato, para transformá-lo em um grande profissional.

Após aprendizado, será possível alcançar sucesso ao levar estilo e bem-estar a todos os barbudos que entrarem em contato com o seu trabalho. Por isso, confira alguns fatores que você deve avaliar para escolher um bom curso de barbeiro.

Variedade de modelos

Priorize um curso que aborde estilos variados. Afinal, cada pessoa é única e apresenta seu próprio gosto, o que é comum entre os clientes de uma barbearia.

Portanto, é imprescindível que você aprenda e domine diferentes formas de trabalho, adequadas a pessoas com formatos de rosto, pelos faciais e preferências distintas. Quanto mais aprender, mais poderá suprir as demandas dos barbudos.

Experiência dos professores

Um indicador que não pode, de jeito nenhum, ser ignorado é a experiência dos professores. Sendo assim, procure avaliar o portfólio de cada um.

Pesquise sobre a especialidade, o local de trabalho, o tempo de atuação e a reputação daqueles que vão transmitir o conhecimento que terá reflexo em sua prática profissional. Afinal, é importante saber de onde virão as informações que você aprenderá.

Preço

O preço não pode ser o único quesito a se observar ao escolher um curso de barbeiro. Afinal, uma frase clichê, mas que sempre traduz a realidade, é que “o barato pode sair caro”.

Por isso, fuja de formações que apenas ofereçam os melhores preços do mercado sem atender a outros indicativos de qualidade. A análise do conjunto de todos os fatores que apresentamos neste tópico deve ser feita com cuidado.

Reputação

A reputação do curso é determinante para o fechamento de um bom negócio. Por isso, descubra como é o suporte oferecido, o contato com os alunos, o processo da entrega da certificação e a opinião de pessoas que estudaram na instituição.

Se você conhecer algum ex-aluno e puder conversar pessoalmente com ele ou trocar mensagens sobre a experiência, melhor ainda. Além disso, dicas de profissionais da área são excelentes para nortear a decisão. Como existe uma variedade muito grande de escolas, saber filtrar o joio do trigo fará enorme diferença nos resultados após a formação.

Cabe ressaltar que o aprendizado é contínuo, de forma que o curso não encerra o processo. Dessa forma, após obter o certificado, é necessário continuar acompanhando novidades, ou seja, atualizando-se constantemente.

barbearia barbalhada

Além disso, a prática, atrelada ao conhecimento teórico, faz com que o aprimoramento aconteça de forma natural. Sendo assim, quanto mais oportunidades de treinar, manusear materiais e usar produtos, maior será a sua segurança em oferecer melhores resultados aos clientes.

Depois de tudo isso, não restam dúvidas de que o curso de barbeiro vale a pena. As aulas beneficiam, e muito, tanto os iniciantes na carreira quanto os profissionais experientes que precisam ficar por dentro das novas técnicas e estilos. E você? Já fez ou está pensando em iniciar um curso na área? Conte sua experiência nos comentários!

Produtos para o barbudo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *