E aí, barbudo! Tudo certo com você? Bem, se você exagerou na bebida ontem e ficou mais louco que o Batman, talvez esteja com a tradicional ressaca de carnaval. É normal que isso aconteça nesses dias de folia, afinal, quando a empolgação é grande, fica mesmo difícil da gente se controlar. Mas pode relaxar, brother! Hoje eu trouxe algumas dicas boas que ajudam a curar essa ressaca brava.

É claro que o ideal é se prevenir para não ter que lidar com as consequências depois. No entanto, somos seres humanos, então, hora ou outra vai acontecer de enfiarmos o pé na jaca. Alguém pode até argumentar que você vacilou porque não tomou um copo d’água a cada latinha de cerveja, mas sejamos sinceros: não é fácil ter essa disciplina toda.

Agora, sem mais delongas, confira essas dicas que separei para você enfrentar a temível ressaca de carnaval!

Beba muita água

Essa dica você já deve saber, não é mesmo? Mas não faz mal reforçar, até porque esse é, de longe, o conselho mais importante que posso dar. Aquela dor de cabeça monstruosa que vem no dia pós-bebedeira é um sintoma da desidratação. Obviamente, não basta tomar um ou dois copos d’água para resolver o problema: o corpo precisa de um tempo para voltar à normalidade.

Um bom jeito de amenizar essa desidratação é tomar bastante água antes de pegar no sono e deixar uma garrafa cheia ao lado da cama. Provavelmente você vai acordar no meio da noite com uma sede gigante, e as chances de você levantar para buscar água na cozinha são mínimas, dada a sua situação. Então, nada melhor que se prevenir.

Outra forma eficiente de se hidratar rapidamente é com isotônicos, como o Gatorade. A bebida é indicada para quem pratica esportes e transpira bastante, mas nesses casos é uma mão na roda. Se você segue o estilo oldschool, tenho uma dica melhor ainda: água de coco. Além de mais gostosa, ela funciona como um isotônico natural e repõe todos os eletrólitos necessários.

Durma bem

Não adianta inventar, se você acordou um trapo depois da festa, tomou seu copo d’água, mas mal consegue ficar em pé: volte para a cama e durma mais um pouco. Às vezes não é tão fácil assim, principalmente se você não mora sozinho e sua família faz questão de te acordar a todo instante. Nesse caso, você precisa investir na qualidade do seu sono.

Fora a clássica dor de cabeça, quando estamos de ressaca ficamos sensíveis às luzes e aos sons intensos. Portanto, certifique-se que sua cortina esteja bem fechada para o sol não bater na sua cara e feche as portas e janelas para diminuir os ruídos. A falta de sono causa irritação, cansaço e instabilidade emocional — e não é isso que você quer, certo? Ah! E tome cuidado se você tiver que trabalhar no outro dia para não dormir no meio da reunião.

Faça um bom café da manhã

Não é só a água que vai ajudar você a superar a ressaca de carnaval, mesmo ela sendo fundamental. Boa parte do processo de recuperação está ligado a tudo o que você vai consumir. Ou seja, é importante que você faça um bom café da manhã.

Para começar, vou indicar o bom e velho café. Quando você toma café, os seus vasos sanguíneos aumentam de espessura, o que faz o sangue circular melhor e alivia a dor de cabeça. Sem contar que a cafeína vai dar aquele gás que você precisa para passar o dia. Resumindo: não quer ser confundido com um zumbi do The Walking Dead? Beba café!

Outro alimento clássico nos cafés da manhã e importante para curar a sua ressaca é o ovo. A razão para isso é que os ovos contêm cisteína. Essa substância ajuda a eliminar a toxina gerada da reação do álcool no corpo. Além dos ovos, existem outros alimentos que possuem cisteína, como o brócolis e a cebola. Então, que tal misturar tudo e fazer um omelete de responsa? Fica muito bom, vai por mim!

Coma frutas

Quando tomamos álcool, o nosso nível de glicose cai bastante. Como você deve saber, a glicose dá energia, e a falta dela deixa a gente cansado. Não é à toa que em estado de coma alcoólico os médicos aplicam glicose na veia dos pacientes — mas acredito que você não vai chegar nesse extremo, não é mesmo? Logo, uma das maneiras mais rápidas de recuperar essa energia é por meio do açúcar oriundo das frutas (frutose).

Tudo bem. Mas você deve estar se perguntando: qual é a fruta mais indicada? Na verdade, não existe melhor ou pior, mas se você está em dúvida, escolha a banana. Ela não só aumenta o açúcar no sangue, como é fonte de potássio. Caso você não saiba, o potássio é eliminado na urina toda vez que a gente vai ao banheiro, e o nosso corpo precisa desse nutriente.

Uma dica de ouro para aqueles que costumam ter enjoos é consumir gengibre, pois acalma o estômago — e não há nada melhor do que misturá-lo no suco. Claro que tudo vai depender do seu gosto, mas uma fruta que combina bem com o gengibre para fazer suco é o abacaxi. Só tome cuidado para não exagerar: o gengibre tem um gosto forte e pode estragar o suco se você colocar demais.

Pergunte ao seu médico sobre os medicamentos

Você já tentou de tudo, mas a ressaca está insuportável? Nesse caso, é melhor você procurar um médico. Afinal, quando o papo é saúde, a gente não pode dar mole. Geralmente, os analgésicos são os mais indicados para aliviar a dor de cabeça, enquanto os antiácidos diminuem o desconforto no estômago causado pelo álcool. Só mesmo um especialista para avaliar o seu quadro e receitar o melhor medicamento.

Viu só como existem diversas técnicas para você curar a ressaca de carnaval, barbudo? Para resumir, basicamente você precisa: se hidratar bem, descansar e ter uma boa alimentação. Festejar a noite inteira com a galera é muito bom, mas se você não tomar as devidas precauções, o dia seguinte pode virar um tormento — e nada de acordar falando que nunca mais vai beber, pois a gente sabe que você não vai cumprir essa promessa.

Você conhece mais alguma técnica para curar a ressaca? Abre o jogo aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *