Ter uma barba falhada pode significar estilo para muitos e um desafio para outros. Independentemente de como você encara essa característica, o fato é que ela quase sempre tem origem genética e, portanto, não há muito o que mudar, a não ser na aparência e nos bons cuidados diários com o rosto. Entretanto, as falhas na barba podem ser “minimizadas” com certos procedimentos diários e até mesmo preenchidas a longo prazo, caso haja dedicação e empenho por parte dos barbudos.

Pensando nisso, nós preparamos um post completo com dicas e conselhos importantes sobre como cuidar da barba falhada, além de sugestões do que pode ser feito para aproveitar melhor essa característica ou, para aqueles que se incomodam mais, algumas formas de preenchê-las.

Quer saber tudo sobre como lidar com as falhas na barba? Então, vamos direto ao ponto! Continue a leitura e tome nota das dicas.

Afinal, por que tenho falhas na barba?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que existem inúmeras possíveis respostas para ela. A primeira e mais provável de todas é que a sua barba falhada tenha origem na formação genética de seu organismo. O volume de barba, assim como a disposição dos pelos, estão ligados diretamente a quantidade de unidade foliculares presentes no rosto e na distribuição de hormônios até ele.

Isso é variável de homem para homem, além de contar com fatores hereditários também. Por isso, há rostos completamente preenchidos de pelos, outros com falhas na barba e, ainda, casos simplesmente sem um fio sequer — ou seja, é nossa natureza que impõe tal padrão!

No entanto, há também situações externas que podem influenciar essas características, inclusive doenças específicas que impedem o crescimento ou acarretam na queda dos fios, como a alopecia. Podemos então considerar que uma alimentação inadequada, o sedentarismo, a falta de higienização, níveis descontrolados de oleosidade, atritos na pele e até disfunções hormonais são também fatores cruciais que interferem no volume e saúde da barba.

Como lidar com as falhas na barba?

Antes de tudo, é fundamental entender que uma barba falhada não necessariamente um problema. Há quem “tire de letra” essa característica e até faça dela um diferencial de estilo próprio. Porém, se realmente as falhas o incomodam, é totalmente possível trabalhar para se obter resultados mais satisfatórios e atraentes ao tipo de que você busca.

Para isso, separamos a seguir alguns conselhos e dicas essenciais, que devem ser seguidos diariamente por quem ostenta uma barba com buracos e falhas. Vamos conferir?

1. Encontre o volume certo

Muitas vezes os homens reclamam das falhas na barba, mas não tentam ver até aonde isso impediria ter ou não um volume suficiente para preencher o rosto. Por exemplo, há pessoas que apresentam maior quantidade de pelos na região das costeletas e do queixo, mas com buracos espalhados pela bochecha.

Isso não significa que ele não possa ter uma barba mais preenchida. Algumas dessas falhas na barba, na verdade, podem simplesmente apresentarem características específicas e diferentes do restante dos fios, como demorarem mais tempo para crescer, serem mais espaçadas, um pouco mais finas ou terem direções contrárias.

Ou seja, as vezes é questão de tempo ou manutenção para deixar essas partes falhadas mais uniformes ao resto da barba. Para isso, é preciso definir o volume ideal que você quer, deixar os fios crescerem um pouco naturalmente, aparar onde for preciso para tentar igualar o volume e buscar o melhor desenho para o seu rosto.

falhas na barba

2. Não apare diariamente

Mesmo que as falhas na barba venham incomodar você, recomenda-se “dar tempo ao tempo”. Como bem dissemos no tópico anterior, muitas vezes a barba falhada requer uma manutenção mais prolongada e alguns dias ou semanas para ganhar mais volume. Por isso, evite aparar os fios todos os dias e abra espaço para eles se desenvolverem por mais um prazo.

Além disso, se perceber que há pelos nascendo nas falhas, tente aparar apenas na região ao redor, a fim de encontrar um volume mais uniforme e para preencher o buraco.

3. Ressalte os pontos fortes da barba

Quando falamos em “pontos fortes”, queremos dizer aquelas partes que mais agradam na sua barba falhada. Como destacamos, as falhas podem fazer parte de um estilo próprio e nem sempre se tornar uma dor de cabeça em busca de um visual “padrão” e totalmente cheio. Por exemplo, um corte de barba por fazer pode se encaixar perfeitamente às suas características e agregar ainda mais a sua aparência.

Portanto, ao invés de buscar uma “solução” de como esconder as falhas na barba, já pensou em expor esses pontos fortes? Como dica, invista no bom asseio (com higiene, brilho, maciez etc.), mas não se preocupe tanto com linhas e desenhos exatos. Não tem problema nenhum apostar em um estilo mais “revolt”, com fios em direções variadas, sem um design definido e até com partes “por fazer”. A única sugestão é manter o controle disso para não parecer desleixo ou má vontade!

4. Invista nos cuidados diários

pasta esfoliante para rosto e barba

Seja uma barba volumosa, seja com falhas, os cuidados diários são essenciais para todos os casos. Por isso, contar com cosméticos e assessórios específicos é fator fundamental na vida de qualquer barbudo. Portanto, lá vai uma lista indispensável para a sua nécessaire:

  • shampoocondicionador de barba (servem para higienizar, nutrir e desembaraçar os fios);
  • pasta esfoliante para a pele (complementa a higiene com uma ação mais profunda, inclusive desobstruindo poros fechados que impedem o crescimento de fios nas falhas e buracos);
  • óleos essenciais (o principal segredo para uma hidratação profunda e contínua da barba);
  • balm (essencial para modelar os fios, além de hidratar e dar uma aparência mais cheia à barba falhada);
  • pentes e escovas (assessórios indispensáveis para desembaraçar e “desenhar” melhor o estilo da barba falhada).

5. Aposte num estilo de vida mais saudável

Uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas são fatores fundamentais para a sua saúde e também para a barba sabia? Afinal, isso resulta no funcionamento mais adequado do organismo, na produção e distribuição dos hormônios, no controle da oleosidade e na qualidade dos fios e da pele. Portanto, se as suas falhas na barba têm alguma relação com o que você come ou faz, busque ajudar o próprio corpo a desenvolver isso.

Em resumo, essas são as dicas de como lidar com as falhas na barba. Como vimos, essa característica pode ser utilizada a seu favor, caso o estilo agrade, mas também há alternativas viáveis e saudáveis para melhorar a aparência, se for o caso dela incomodar. O segredo está nos asseios e cuidados diários com a sua pele e no estilo de vida que você opta em levar.

Curtiu? Quer mais algumas dicas imperdíveis de cuidados com o rosto? Então, aproveite para ler também nosso próximo post e descubra como controlar uma barba rebelde. Boa leitura!

Conheça os produtos BARBA BRAVA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *