Quando você toma a frente na organização daquele encontro com os amigos para jogar conversa fora e curtir o fim de semana, não tarda para surgirem dúvidas sobre o que servir para a sua turma, não é mesmo? Afinal, você quer petiscos para comer com cerveja que não só harmonizem entre si, como também levem o mínimo de ingredientes processados. Tudo para manter a alimentação saudável e não prejudicar sua pele e sua barba.

Sem falar que alimentos assim, que costumam ser feitos de forma caseira, ainda proporcionam uma verdadeira experiência gastronômica — que é o desejo de todo bom anfitrião. Pensando nisso, trouxemos quatro receitas simples que você pode fazer para surpreender a todos com os seus dotes culinários. Acompanhe e tome nota!

1. Patê de creme de cebola

patê de creme de cebola

Ingredientes:

  • 300 g de creme de cebola;
  • 200 g de creme de leite (ou nata);
  • 50 g de maionese temperada;
  • 5 g de salsa desidratada;
  • 5 g de manjericão desidratado.

Como fazer:

Entre os petiscos para comer com cerveja, esse é o que tem a receita mais simples. Basta misturar todos os ingredientes em uma pequena vasilha, garantindo que a pasta fique uniforme e que as especiarias (salsa e manjericão) não fiquem concentradas em uma só parte. Ao terminar, você pode servir o patê com torradas, bolachas de sal ou pães secos (como o francês ou o baguete). Fica a seu critério!

Rendimento e com qual cerveja vai bem:

Esse patê tem capacidade de servir até seis pessoas, ou seja, rende bastante. Para não errar na hora da harmonização, opte por uma cerveja caseira larger. Ela é aromatizada e apresenta um sabor mais doce, o que promove um bom equilíbrio com a receita.

2. Dadinho de tapioca

dadinho de tapioca

Ingredientes:

  • 700 ml de leite desnatado;
  • 500 g de tapioca granulada;
  • 500 g de queijo coalho (do tipo espeto, bola ou barra);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino.

Como fazer:

O primeiro passo é misturar, em uma vasilha, a tapioca granulada, o queijo coalho, o sal e a pimenta-do-reino. Feito isso, coloque o leite em uma panela e o leve ao fogo até ferver. Logo após ele borbulhar, despeje-o na mistura e comece a mexer todos os ingredientes em um ritmo constante e uniforme por cinco minutos, para que dê liga e a massa fique homogênea. Um batedor ou um mixer pode ser de grande ajuda para essa tarefa.

A próxima etapa é colocar a massa numa travessa de tamanho mediano, sempre atento para que a mistura preencha entre metade e ¾ do recipiente — isso porque o dadinho de tapioca deve ter de dois a quatro centímetros. Para concluir, leve a travessa à geladeira por três horas. Antes de servir, corte a massa em pequenos cubos de medidas similares.

Dica extra: um molho picante casa perfeitamente com esse petisco!

Rendimento e com qual cerveja vai bem:

A receita rende por volta de 10 a 12 dados. Para servir mais pessoas, basta duplicar os ingredientes. Outro ponto importante é que cervejas do tipo munich helles, que são refrescantes e maltadas, harmonizam perfeitamente com dadinhos de tapioca, pois reforçam o sabor de alimentos feitos com massa.

3. Chips de batata-doce

chips de batata doce

Ingredientes:

  • 4 batatas-doces (tamanho médio);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino;
  • 1 colher de sopa de noz-moscada;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva.

Como fazer:

Para começar, descasque as quatro batatas-doces. Depois, com o auxílio de uma faca, corte-as em pequenas fatias (quanto mais finas, melhor). Feito isso, misture o sal, o orégano, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e o azeite de oliva em uma pequena vasilha até que eles se transformem em uma espécie de molho homogêneo. O ideal é que, em seguida, você espalhe essa mistura sobre os pedaços recém-cortados.

Ao terminar, cubra uma assadeira com papel-manteiga e espalhe as fatias dentro dela sem deixar que uma fique sobre a outra — isso é importante para que elas assem igualmente e fiquem bem crocantes. Daí é só levar para o forno a 180 °C por 20 minutos.

Rendimento e com qual cerveja vai bem:

Como esse petisco é um snack agridoce, ele combina muito bem com a cerveja do tipo pilsen, que é levemente amarga. Além disso, é uma receita que tem bom rendimento: em geral, serve tranquilamente de três a cinco pessoas.

4. Onion rings

anéis de cebola

Ingredientes:

  • 4 cebolas brancas (do tipo grande e redonda);
  • 400 g de farinha de trigo;
  • 400 g de farinha de rosca;
  • 250 ml de leite desnatado;
  • 300 ml de mistura de água com suco de limão;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de páprica;
  • 1 colher de chá de noz-moscada;
  • 150 ml de óleo de milho.

Como fazer:

Comece descascando as cebolas e cortando-as em anéis, sempre atentando para que fiquem com as mesmas dimensões. Depois que tiver todos eles prontos, deixe-os de molho na mistura de água com suco de limão por meia hora para reduzir a acidez. A partir daí, misture o sal, a páprica, a noz-moscada e a farinha de rosca e reserve.

Os passos seguintes são: molhar os anéis de cebola no leite, cobri-los com farinha de trigo, voltar a umedecê-los com leite e, enfim, cobri-los com a mistura de farinha de rosca e especiarias. Daí em diante, basta fritá-las até que fiquem com a crosta crocante. Caso queira, pode saboreá-los com diferentes tipos de molhos.

Rendimento e com qual cerveja vai bem:

Por se tratar uma receita mais calórica, ela é ideal para harmonizar com cervejas com maior teor alcoólico, como a strong ale, pois reduz o efeito do álcool no sangue. Já em relação ao rendimento, não é preciso se preocupar! Esse petisco pode ser servido para até oito pessoas.

Como você viu, há boas opções de petiscos para comer com cerveja e tornar a sua confraternização muito mais proveitosa e saborosa. Por isso, experimente fazer todos eles e não se esqueça dos outros detalhes (como música, filmes, jogos e organização do ambiente) para deixar seu lar acolhedor, interativo e confortável para reunir sua turma.

Curtiu as dicas de petiscos para comer com cerveja? Pois veja também como organizar um happy hour em casa para receber os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *