E aí, brother. Tudo certo? Espero que sim, pois o assunto de hoje tem relação com os momentos alegres da sua vida. Seja no churrascão de final de semana ou na sua festa de aniversário, a visita tem que se sentir bem. E não há nada pior do que tomar cerveja quente, certo? Se você se planejou e gelou a bebida antes, beleza! Agora, se você não se preparou e decidiu convidar a galera de uma hora para a outra, é preciso saber como gelar cerveja rápido.

Afinal, nem sempre é possível encontrar cerveja gelada no mercado, principalmente em quantidade um pouco maior. Geralmente, a marca que você quer está fora do freezer ou não gelou direito — até porque os clientes abrem e fecham a porta o tempo todo, dificultando o processo de resfriamento. Então, o que nos resta é guardar as cervejas no freezer ou no cooler com gelo e esperar. Mas você sabia que pode agilizar — e muito — esse processo? É disso que vou falar neste post!

Quer saber como gelar cerveja rápido e não fazer feio com seus amigos? Continue lendo e confira alguns truques para nenhum mestre cervejeiro botar defeito!

como gelar cerveja rapido

Truque 1: água no gelo

O mais comum quando alguém decide gelar as biritas é: botá-las no cooler e jogar gelo em cima. Isso realmente funciona! O problema é que, dessa forma, leva um bom tempo até que as cervejas atinjam a temperatura ideal. A solução? Basta jogar um pouco de água na caixa com gelo, caro barbudo! Só não vai jogar toda a sua água mineral, ela pode ser útil para curar a ressaca depois.

Isso acontece porque o derretimento do gelo esfria a cerveja mais rápido. A passagem do estado sólido para o líquido requer energia, então, o gelo rouba o calor da cerveja para essa fusão. Ainda há outro motivo: quando você adiciona água, o ponto de contato com as latinhas ou garrafas é maior.

A grande vantagem desse truque é que ele é bastante simples e você não vai precisar fazer nenhum malabarismo ou feitiçaria. Porém, como nem tudo são flores nesta vida, essa técnica não gela tão rápido quanto as outras apresentadas a seguir.

Truque 2: papel toalha molhado

Sabe quando você molha a ponta da toalha e dá uma lapada nas costas do colega? Pois bem, não tem nada a ver com o que vou falar agora. Esse truque é indicado para quem vai gelar a cerveja no freezer de casa. Basta enrolar um papel toalha em cada lata ou garrafa, levá-las à torneira para dar uma molhada de leve e guardá-las no freezer. Só tome cuidado para não ensopar o papel demais, senão ele pode desmanchar.

Quando você enrola o papel toalha, o contato da superfície da cerveja com o ar frio é maior. Algumas pessoas levam as cervejas diretamente à torneira antes de guardar, sem enrolar no papel — mas não é tão eficiente, pois a água não permanece em volta. O tempo para que a bebida fique no ponto ideal costuma variar entre 10 e 15 minutos.

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso que o primeiro, esse truque ainda é simples, pois quase todo mundo tem papel toalha em casa. A desvantagem é que, às vezes, o papel gruda na cerveja e você tem quem que ficar descolando. Ah! É preciso também tomar cuidado para não congelar. Portanto, fique de olho no relógio!

Truque 3: rotação no gelo

Você está com uma sede incontrolável e quer sua cerveja gelada para “agora”? O truque da rotação no gelo é a solução mais indicada (ou você pode tomar um whisky cowboy e não esperar nada). Para isso, você deve pegar um balde com gelo — ou o cooler mesmo —, deitar a sua garrafa sobre a superfície gelada e girá-la continuamente por cerca de dois minutos.

Além de aumentar a superfície de contato da bebida com o gelo, fazendo-a esfriar de forma homogênea, o gás carbônico se espalha e evita que ela congele. O grande problema é que dá um pouco de trabalho ficar girando a bebida sem parar e você só consegue gelar uma por vez. Se você estiver em uma partida de poker, por exemplo, é impossível ficar se levantando da mesa o tempo todo para gelar a cerveja.

Caso você queira aplicar essa técnica, mas não quer se dar ao trabalho de ficar girando a lata ou garrafa continuamente, existe uma alternativa: o supercooler. Trata-se de um dispositivo em que você encaixa a bebida e aperta um botão para que ela fique girando sem que você faça esforço. Nesse caso, o único porém é que você terá de investir uma graninha e trocar a pilha sempre que acabar.

Truque 4: sal, álcool e gelo

Lembra do primeiro truque que ensinei? Posso dizer que este é uma variação mais aprimorada daquele. O sal quanto e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, o que, como você já sabe, agiliza o esfriamento da cerveja.

O procedimento é o seguinte: para cada saco de gelo, você deve colocar 500 g de sal e 500 ml de álcool. Pode acreditar, brother, esse método é bastante eficiente. Em cerca de três minutos, as cervejas já estão no ponto.

Por gelar diversas bebidas de uma vez só e ser muito ágil, esse truque sai na frente de todos os outros. Mas como não poderia ser diferente, também tem as suas desvantagens. Achou que seria mole assim? Achou errado, barbudo!

Primeiro, você vai ter de lavar as cervejas antes de abrir por conta do sal. A segunda desvantagem é que devido ao rápido derretimento do gelo, se você quiser colocar mais cerveja, vai ter que repetir o procedimento (e desembolsar mais uma grana).

Truque 5: panela de pressão

Você não está lendo errado! Além de cozinhar bons rangos, a panela de pressão pode ser uma grande aliada para gelar a sua cerveja rápido. O truque é bastante simples: você coloca duas latinhas de cerveja na panela, cobre com água, joga gelo e fecha a tampa. Após a mistura, você deve chacoalhar a panela por cerca de 30 segundos.

Quando você agita, a temperatura da mistura cai bastante e, como a panela é selada, não tem por onde o ar frio escapar. Apesar da eficiência do método, você corre o risco de amassar a lata. Ou seja, nem pense em colocar garrafa! E assim como o truque da rotação, só é possível gelar uma ou duas cervejas por vez.

Portanto, como você pôde ver, não há motivos para desespero quando a galera chegar em sua casa e as cervejas estiverem quentes. Com exceção do supercooler, você consegue aplicar todos os truques com materiais e ingredientes simples. Então, caro barbudo, não passe vergonha na próxima festa e utilize o truque que você achar mais conveniente.

Truque 6: Envolva ou coloque no freezer com elementos de cobre

Você sabia que o cobre é um condutor térmico mais eficiente que o alumínio e que sua condução térmica é 60% melhor? Pois é, isso significa que, se você conseguir envolver as embalagens com esse material ou puder introduzir elementos de cobre no freezer, seu efeito será potencializado, e os resultados serão obtidos mais rapidamente.

Ou seja, investir em alguns itens de cobre pode ser a solução para aquele churrasco realizado em sua casa, em que seus convidados chegaram (quase) todos com fardos de cerveja “quentes”. Basta colocar as bebidas no freezer junto aos elementos e elas estarão na temperatura ideal antes do que vocês imaginam.

Agora que você já sabe como gelar cerveja rápido, compartilhe este post nas redes sociais! Tenho certeza que seus amigos vão se amarrar nestas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *