Corpo são, barba sã. A alimentação balanceada influencia, e muito, na saúde dos pelos faciais. Para começo de conversa, é importante você saber, brother, que o crescimento da barba está ligado à genética, de forma que, se ela não for favorável, não é só ingerindo alimentos ricos em vitaminas que vai ser possível fazer com que isso aconteça. Mas, caso faça parte ou queira entrar no time dos barbudos, prestar atenção no que você come pode ajudar. Vitamina para crescer barba existe? É sobre esse assunto que trataremos a seguir.

Separamos as principais vitaminas que auxiliam no crescimento da barba, indicando suas funções e os alimentos em que elas podem ser encontradas. A ideia é que você consiga se alimentar de forma saudável e equilibrada para conseguir deixar o visual caprichado, ao auxiliar o desenvolvimento dos fios. Separe a lista de compras e boa leitura!

Vitamina A

A vitamina A, ou retinol, dentre os inúmeros benefícios ao organismo, protege e mantém a saúde da pele e dos pelos. Então, quem quiser sair por aí com uma barba bonita, brilhante e saudável, deve prestar atenção em quais alimentos ela está presente. E opções é o que não falta! Você pode encontrá-la no fígado de boi, nos ovos, no leite, na manga, no mamão, na batata-doce, na cenoura, no espinafre, na couve, nos óleos de peixe e nos queijos — isso para resumir.

Vitaminas do complexo B

De forma geral, amigo, as vitaminas do complexo B são especialistas em crescimento de pelos e em prevenção de queda — isso vale tanto para a barba, quanto para o cabelo. Podemos encontrá-las em diferentes formas. A seguir, separamos algumas delas. Fique de olho!

Vitamina B1

A vitamina B1, tiamina, contribui na formação da ATP, molécula que as células utilizam como fonte de energia. Células saudáveis e renovadas conseguem cumprir suas funções, deixando a pele e a barba bem cuidadas, hidratadas e vistosas. Você pode encontrar essa vitamina em legumes verdes, peixes, fígado, carne vermelha, flocos de aveia e levedura de cerveja. carne vermelha é fonte de vitamina B1 e ajuda no crescimento da barba

Vitamina B5

Os fios também envelhecem e podem perder aquele toque especial que todo barbudo tem. Quer evitar esse processo e ainda impedir a queda dos cabelos? Consuma a vitamina B5 (ácido pantotéico), presente em: iogurte, brócolis, milho, cogumelos e semente de girassol.

Vitamina B6

Fios fortes e saudáveis recebem influência direta da vitamina B6 (piridoxina). Ela é muito associada ao crescimento dos cabelos, prevenindo o aparecimento de falhas, e exerce a mesma função na barba. Isso porque ela favorece a incorporação da cisteína, aminoácido indispensável no processo de construção capilar.

No organismo, parceiro, ela melhora a circulação na região em que os pelos crescem, acelerando o processo. Para consumi-la, priorize nozes, leite, ovos, carne, banana, batata, trigo e abacate.

Além do que foi falado, essa vitamina contribui para o metabolismo do corpo, para a regulação corporal e para a conversão de alimentos em energia. Por falar em energia, que tal gastá-la com a prática de uma atividade física? Manter o corpo em movimento melhora a qualidade de vida e estimula a produção da testosterona, hormônio fundamental para o crescimento da barba.

Vitamina B7

A biotina, que também é conhecida como vitamina B7 ou H, é uma vitamina do complexo B. A ingestão dela, meu amigo, ajuda muito no funcionamento adequado dos folículos que produzem os fios da barba. Sabe onde encontrá-la? Alimentos como a carne, o leite e os ovos são as principais fontes de biotina. Isso quer dizer que, ao longo do dia, você terá inúmeras oportunidades de introduzi-la na sua dieta.

Além do benefício aos pelos faciais, a biotina é ainda útil no tratamento da acne, no combate à queda de cabelo (alopecia), na melhoria da saúde da pele e das unhas. Quando essa vitamina é absorvida pelo organismo, ela assume um importante papel na formação da queratina. Você já deve ter ouvido falar nela, certo? Afinal, trata-se do principal componente na construção dos pelos.

Vitamina B12

A vitamina B12 (hipocobalaminemia) contribui diretamente para o crescimento e para a prevenção de queda dos fios, auxilia no equilíbrio hormonal, que exerce influência direta na barba, e melhora a circulação na região dos folículos, deixando-os ativos. Para consumi-la, vá de salmão, atum, truta, ostra, leite e derivados, fígado de boi e carne de porco.

Salmão é fonte de vitamina B12

Vitamina C

A vitamina C, que também é chamada de ácido ascórbico, é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Ela fortalece o sistema imunológico, melhora a pele, o humor e diminui o risco da ocorrência de derrames e problemas nos olhos.

Agora, vamos ao assunto de que estamos tratando neste post. Quando você tem essa importante aliada circulando no seu corpo, ela combate os radicais livres, que podem prejudicar os folículos pilosos e atrapalhar o crescimento da barba.

Consumir a vitamina C é muito simples. Basta ingerir laranja, morango, kiwi, pimentão amarelo, acerola, goiaba, couve e brócolis. Durante um dia inteiro, com certeza, você terá a oportunidade de ingeri-la por diversas vezes.

Vitamina E

O destaque dessa vitamina para crescer a barba está em sua função de estímulo à circulação sanguínea. Quando o fluxo sanguíneo passa livremente e em períodos constantes na região dos folículos, eles são ativados e melhoram o desempenho, entendeu? Com isso, em períodos curtos, os pelos faciais estarão grandes e bonitos. Quer consumir essa vitamina? Vá de semente de girassol, amendoim, amêndoa, pistache, avelã e castanha-do-pará, beleza?

Agora, cara, que já apresentamos nossa seleção de vitaminas, você já deve ter sacado que, quando a genética é favorável, a alimentação saudável e balanceada ajuda a barba a crescer. Se você já se alimenta de maneira equilibrada e, ainda assim, a barba não cresce, é necessário procurar um dermatologista para pedir ajuda. No caso de alguma restrição alimentar que o impeça de comer algum dos alimentos citados, o ideal é recorrer a um nutricionista para conseguir essas vitaminas de outra forma.

Curtiu saber mais sobre vitamina para crescer barba? O assunto é rico e existem muitas opções para o consumo de forma natural. É importante, contudo, não exagerar. Nosso organismo tem capacidade limitada para absorver cada nutriente, e o exagero pode até prejudicar. O segredo é o equilíbrio. Monte pratos com variedade de alimentos, beleza?

Aproveite a visita e tire todas as dúvidas sobre barba com a leitura de nosso outro artigo!