E aí, cara, tudo tranquilo? Até hoje, o crescimento da barba é uma das maiores dúvidas dos barbudos, despertando ansiedade para que ela atinja o tamanho perfeito. Símbolo da masculinidade, de força e de poder, a barba é desejada por muitos e, por isso, saber cuidar dela e identificar as práticas que auxiliam no seu crescimento é fundamental para garantir um visual impecável.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com os principais aspectos que você precisa conhecer sobre o crescimento da barba. Veja dicas especiais para você não perder tempo e evitar a frustração. Bora lá?

1. Quanto a barba cresce por dia?

Quando se fala em crescimento de barba, uma das principais dificuldades é identificar quantos centímetros ela cresce por semana para ter uma ideia de quanto tempo demorará para que ela fique completa.
Assim como todos os outros pelos do corpo, ela cresce a cada dia, facilitando a vida de quem quer conquistar a barba completa. Em média, o organismo produz 0,38 milímetro de pelos faciais por dia, algo bem difícil de perceber a curto prazo, né?
Relaxa, brother! No período de uma semana você já consegue ver um resultado bastante agradável, identificando as regiões que mais se desenvolvem e aquelas que precisam de uma atenção especial.

2. Quanto tempo a barba demora para ficar completa?

Barbudo, você precisa entender que a barba completa demora para chegar. Muitas vezes, vivemos com falhas, pelos encravados e cheios de nós, o que dificulta o crescimento saudável e o preenchimento da face. Além disso, é necessário ter uma boa genética alinhada a hábitos saudáveis para garantir que ela seja livre de imperfeições.
Tudo isso influencia no tempo de crescimento, que varia de pessoa para pessoa. Você já encontrou meninos de 17 anos com uma barba cheia, enquanto a barba de alguns amigos de 30 ainda não está completa? Muito provavelmente a genética está atuando a favor dos adolescentes.
Lembre-se de que os bulbos capilares se desenvolvem de forma diferente, fazendo com que o tempo de crescimento também seja distinto para cada homem. Mas a média de tempo para a barba ficar completa e ter um desenho impecável é de 6 a 12 semanas.
Então, cara, o que fazer para garantir que ela cresça de forma saudável a fim de deixá-la cheia, bonita e nivelada? Abaixo, você pode conferir duas práticas que devem ser inseridas na sua rotina para permitir o seu desenvolvimento.
Evite passar a mão na barba
Nós entendemos que passar a mão na barba é uma grande tentação. Afinal, é um dos momentos mais esperados pelos barbudos que cultivam sua estética.
O problema é que as mãos carregam impurezas que podem se abrigar no seu rosto, já que a barba cria um ambiente escuro e úmido, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas, assim como a produção de oleosidade para combater os agentes externos e, por consequência, provoca a queda dos pelos. E queremos evitar tudo isso, né?
Limpe-a com frequência
Vamos pensar juntos: para manter o cabelo saudável e impecável, precisamos lavá-lo todos os dias. Sendo assim, por que deveria ser diferente com a barba? O processo de higienização estimula os bulbos capilares — além de, claro, retirar todas as impurezas —, favorecendo a produção de pelos fortes, macios e brilhantes.
No mais, você a mantém hidratada, garante a limpeza e uma aparência mais cheia. Para realizar a higienização, basta utilizar shampoo para barba e aplicar um balm para finalizar.

3. Quando a barba começa a crescer?

Um dos processos mais importantes para o cultivo de uma barba bem cuidada é saber reconhecer o início do seu crescimento. Ele começa na adolescência, quando o jovem ainda tem dúvidas e ansiedade a respeito do surgimento dos pelos faciais (se você já passou por isso, sabe bem do que estamos falando).
Como já comentamos, o desenvolvimento de uma barba completa depende muito da genética, uma vez que os níveis de testosterona — o hormônio que possibilita o surgimento dos pelos — são influenciados pelos genes. Desse modo, a barba pode aparecer entre os 16 e 22 anos, não sendo idades fixas.

4. O que fazer quando a barba começa a crescer?

Beleza, mas o que fazer quando a barba para de crescer? Existem duas possíveis respostas para essa pergunta. Se o seu problema for o crescimento irregular, isto é, quando algumas partes se desenvolvem mais rápido que as outras, o ideal é aparar aos poucos os pelos apressados para manter o nivelamento.
Mas, caso a sua barba apresente uma queda acentuada em determinado momento, é importante consultar um dermatologista para averiguar a situação e encontrar soluções práticas para o seu problema, tranquilo?
Vale lembrar que a barba, assim como os outros pelos do corpo, nunca para de crescer. Entretanto, o seu desenvolvimento contínuo pode ser afetado pela renovação celular, que determina um tempo de vida específico para cada pelo.
Uma boa forma de cuidar do crescimento e evitar falhas é investir na limpeza com produtos naturais fazendo uma esfoliação adequada na região para desobstruir os poros e eliminar as células mortas que prejudicam o desenvolvimento dos fios. 

5. O que fazer para estimular o crescimento da barba?

Auxiliar o corpo a desenvolver os pelos com mais facilidade é um processo que você precisa fazer se  deseja ter a barba fechada. Para isso, existem diversas técnicas que podem ser empregadas todos os dias. Escrevemos vários artigos no nosso blog sobre esse tema, confira abaixo alguns que recomendamos:

Acelerador de Crescimento BARBA BRAVA

O acelerador de crescimento é uma solução que, como o próprio nome já diz, estimula o crescimento dos fios de forma natural. Confira os benefícios:
  • Potencializa e acelera o crescimento natural dos fios, ajudando a sua barba a atingir todo o potencial.
  • Trabalha diretamente nas proteínas que formam o Complexo da Membrana Celular para uma barba mais saudável e forte.

     

  • Contém aminoácidos que fortificam e agregam matéria ao fio, resultando em uma barba mais densa.

     

  • Promove uma redução significativa de queda e quebra dos fios da barba, resultando em um ciclo de vida muito maior aos fios.

Cuide do seu corpo

Agora que você já tomou os devidos cuidados com a barba, é preciso prestar atenção ao resto do corpo. A verdade é que ter consciência do seu estilo de alimentação e das suas práticas esportivas é fundamental para garantir o bom desenvolvimento dos fios.

Imagine alguém que não cuida do seu corpo, ou seja, leva uma vida sedentária e se alimenta mal. Será que ele consegue ter uma barba completa e livre de falhas? Lembre-se de que os hormônios e a genética são grandes influenciadores nesse processo.

Assim, se você não investir em uma alimentação saudável, isto é, sem grandes restrições e com equilíbrio nutricional — repleta de Zinco, Vitamina D e Magnésio —, alinhada à prática de atividade física, é difícil cultivar uma barba bonita.

6. Quando a barba estiver crescendo, devo apará-la?

Ao longo da história, foi muito disseminada a ideia de que raspar a barba todos os dias resultava no crescimento rápido dos pelos, conquistando um aspecto escuro e rústico. Com certeza, você já deve ter ouvido isso e, até mesmo, utilizado essa técnica em casa. Só que, na prática, isso não é totalmente verdade.

Fazer a barba não estimula os folículos capilares, pois você apenas corta o que já foi desenvolvido por eles. Como os pelos mais novos se tornam grossos, dão a impressão de que a barba cresceu mais rápido.

E mais, apará-la todos os dias pode causar problemas de pele, como ressecamento, espinhas, cravos e cortes superficiais, o que dificulta ainda mais o trabalho dos folículos. A dica aqui é apará-la de duas em duas semanas, deixando os fios tímidos se reestruturarem e se adaptarem ao seu rosto.

No entanto, caso perceba que houve um crescimento desigual, não tenha medo e corte as pontas que sobrarem para mantê-la sempre bonita e bem-cuidada.

Investir no crescimento da barba não precisa ser um desafio, brother! Você percebeu como existem diversas práticas que podem, e devem, ser inseridas na sua rotina? Assim, independentemente da rapidez do crescimento, você se mantém atento aos cuidados necessários com a barba e conquista um visual impecável.

 

E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite e continue lendo sobre os cuidados com a barba e garanta uma aparência elegante.

 

Conheça mais produtos para barba:

 

 

4 thoughts on “O que esperar em termos de crescimento da barba?

  1. João Vitor Koller da Silva says:

    Olá, algo instintivo me diz que o fato de eu deixar a barba crescer por meses sem mexer nela, quando eu passo uma máquina de cabelo para aparar da impressão que as falhas diminuem, sempre deixava muito tempo sem cortar, ouvia muitas críticas, pq era mais feia e falhada, porém com o tempo tive a impressão de que isso fazia encher mais, talvez pq os pelos finos tivessem tempo de crescer.

  2. Sidiny says:

    Eu tenho 56 anos e tenho muita barba de deixar o urtigão no chinelo sem competir minha barba cresce um centimetro por mês não tenho costume de tirar a barba, lavo-a somente com sabão ype penteando-a em seguida com um pente fino tai uma dica para quem quer ter uma barba longa brilhante e saudavél

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *