E aí, barbudo, tudo certo? Hidratar a barba adequadamente é um dos cuidados mais importantes! De nada adianta deixá-la crescer e frequentar as melhores barbearias se você não se preocupa com ela no dia a dia. Uma rotina com os cuidados necessários para a saúde dos fios é indispensável. Para conseguir isso é importante ter regularidade e, principalmente, usar os produtos mais adequados.

Existem diferentes opções para tipos de barba, comprimentos e peles específicas. O bom uso e os resultados satisfatórios dependem diretamente dessa escolha. E aí, que tal entender melhor como hidratar a sua barba e colocar essa prática na sua rotina? Você entenderá melhor os detalhes e os benefícios a seguir. Confira!

Produtos essenciais para hidratar a barba

Uma barba hidratada faz muita diferença, brother! Se faltar essa característica, tenha certeza que ela não ficará bonita, vai causar incômodos e, principalmente, não estará saudável. Os fios do rosto tendem a ser mais grossos e ressecados do que os da cabeça e os do restante do corpo. É justamente por isso que você precisa dar essa moral extra com os cuidados, utilizando os produtos mais adequados.

Outro ponto importante é a frequência de uso desses itens. De nada adianta você tê-los em casa mas só utilizar quando lembrar, barbudo. É essa regularidade, ou seja, o hábito, que nutre a barba e dá a ela o acesso aos componentes que precisa para se manter sempre hidratada e bonita. A seguir, confira os principais produtos, o que eles entregam e para quais barbudos são adequados!

Óleo para barba

O óleo é o principal produto com a função de hidratar a barba. Ele é leve, de fácil aplicação e permite que os fios recebam os nutrientes necessários. Seu papel é levar essa hidratação a toda a extensão dos pelos, até mesmo aqueles maiores. O que acontece é que, quanto maiores os fios, menores as chances de eles terem a hidratação natural do rosto. Com isso, sem o uso do óleo, eles tendem a ressecar.

Essa hidratação também traz maior facilidade para pentear os fios. Eles ganham propriedades que os deixam mais maleáveis e menos brigões com o pente. Toda aquela rebeldia rapidamente se acalma e você consegue ter uma barba com pelos mais assentados e alinhados ao rosto. Esse ganho só é obtido por conta da hidratação, já que o ressecamento dá esse efeito de fios despenteados a todo tempo.

Preste atenção no seu rosto e nos seus fios antes de usar! Se você tem a pele muito oleosa, esse produto pode piorar essa situação, o que seria bem chato, né? Nesses casos, use o óleo apenas se a sua barba tem fios maiores, com cerca de 3 cm ou mais. Outra dica valiosa é a quantidade do produto utilizada: sempre bem pouco! Ele espalha fácil e cerca de 2 gotas são o suficiente para uma barba.

O óleo também é muito recomendado para quem tem fios mais crespos. Essa maleabilidade que o produto oferece faz milagres! A barba vai ficar menos rígida, mais fácil de pentear e vai se comportar melhor no rosto. E não se esqueça: é fundamental fazer um intervalo de 1 dia, pelo menos, entre cada aplicação do óleo.

Balm para barba

Outro grande aliado para hidratar a barba é o balm! Trata-se de uma loção em textura de creme que traz, além da hidratação, uma série de nutrientes à pele e aos fios. Ele se torna essencial aos cuidados diários justamente por ser mais abrangente e trazer ganhos que vão além de deixar a barba hidratada. Um dos principais usos é durante o crescimento da barba. Ele tem importante função para reduzir a sensação de irritação.

Sabe aquela coceira de quando você deixa a barba crescer? É uma reação normal dos fios arranhando a pele. O balm atua bem nessas situações, trazendo maciez aos pelos e dando à pele os nutrientes que ela precisa para se manter saudável, mesmo nesse processo. Seu uso também é fundamental como um pós-barba, quando você dá aquela aparada ou depois do barbeiro.

Mesmo com todas essas características, o balm não pode ser o único recurso para quem tem barbas grandes. Por ser mais pesado, ele não pode ser absorvido totalmente pelos fios. Seu uso é fundamental para quem tem barbas de menor comprimento e precisa também de cuidados especiais com o rosto. Ele reduz a irritação, deixa os fios mais macios e traz aquela sensação de conforto.

Para quem tem a barba mais longa e quer aproveitar o balm, a dica é simples: use-o combinado com o óleo, sempre em pequenas quantidades. Assim, ele vai cuidar da pele e da raiz dos fios, enquanto o óleo trata de hidratar a barba nas pontas, onde o balm não chega.

Cuidados que deixam a barba mais alinhada e controlada

Uma das questões que causam mais complicações para os barbudos é manter os fios bem alinhados! Geralmente o que se busca é, na área do rosto, uma barba alinhada e mais rente à pele, enquanto abaixo do queixo o penteado pode ser mais “espichado” ou da forma favorita. Para conseguir esses pelos mais assentados e alinhados, esses produtos que você viu são fundamentais, cara!

A hidratação tende a dar esse maior controle sobre os fios, especialmente porque reduz o ressecamento. Os nutrientes também os acalmam, o que favorece o pentear. Também não se esqueça da limpeza dos fios! A poeira e o excesso de oleosidade influenciam na rebeldia deles, por isso, lavá-los com shampoo para barba duas vezes ao dia é fundamental.

Maciez e refrescância

Brother, você tem ideia de como é uma barba hidratada? A sensação é de que ela é macia, quase como seus cabelos. Os cuidados desses produtos deixam os fios cada vez mais maleáveis, uma vez que combate o ressecamento natural causado pelas impurezas e pelas mudanças climáticas. Em pouco tempo você sentirá a diferença enorme de uma barba sem cuidados e uma hidratada.

Outro ponto de destaque é a refrescância que esses produtos proporcionam. A sensação é ótima e traz aquela ideia de limpeza que a gente tanto curte. Além disso, o cheiro dos produtos é ótimo, principalmente das linhas específicas. Você sente sua barba renovada, macia e limpinha!

Pente de madeira para a barba: o toque final

Ainda há um segredo final para ter uma barba alinhada, controlada e calma: o pente de madeira! A explicação é simples: o material tira a estática dos fios, que é justamente o que os faz ficar arrepiados, efeito chamado de frizz. Após a aplicação do óleo ou do balm (ou dos 2 juntos), finalize com o pente de madeira para pentear e modelar da maneira que você quiser!

Hidratar a barba é fundamental e você deve colocar essa prática na sua rotina! O balm pode ser utilizado diariamente, enquanto o óleo, dia sim, dia não. Ao usar os dois juntos, aplique o balm na raíz e o óleo mais para toda a área do fio, até as pontas. Mantenha a regularidade e aproveite os resultados, barbudo!

Já que o assunto é hidratação, confira nossa seleção de produtos que vão ajudar você nessa empreitada!