Deixar a barba crescer não é para qualquer um, mas para aqueles que podem e querem, cultivar uma barba pode ser um hobby, uma arte ou um estilo de vida. Frequentemente quando estou fazendo a manutenção da minha barba me pego comparando o procedimento com o cultivo de um bonsai (outra arte de cultivo que admiro) Em ambos os cultivos há vários fatores envolvidos: genética, tempo, paciência, observação, cuidado.

Pode parecer complicado, mas na verdade não é. Se quiser deixar crescer uma barba de responsa do zero, siga as dicas abaixo para não perder tempo e não se frustrar!

1. Prepare o terreno

cuidar do rosto para a barba crescer

 

  • Lave bem seu rosto diariamente: isso removerá a descamação natural da pele, estimulando o crescimento do pêlo facial;
  • Utilize um esfoliante uma vez por semana: este procedimento ajuda a abrir os poros da pele do seu rosto, deixando o caminho livre para os pêlos começarem a chegar. Adicionalmente, esfoliar a pele ajuda a reduzir a incidência de pêlos encravados, tornando toda a experiência mais agradável;
  • Defina os limites: Assim que sua barba começar a aparecer, projetando uma “sobra” no seu rosto, você já pode definir os limites que ela terá. Utilizando uma lâmina/barbeador raspe as áreas onde você não quer cultivar a barba. Estes limites geralmente são na região da maçã do rosto (logo acima da bochecha) e na linha do pescoço (logo acima do pomo-de-adão; Isso lhe dará uma aparência mais limpa e bem cuidada desde a primeira semana!
  • Apare para nivelar: A cada 4 à 7 dias utilize uma máquina aparadora de cabelo ou barba durante as 3 primeiras semanas para nivelar os fios. Utilize um pente baixo (ex.: Número 1 ou 2). Isso dará tempo para os fios mais tímidos ou menos desenvolvidos alcancem aqueles mais compridos, de forma que fiquem todos no mesmo nível e logo nas primeiras semanas você já terá uma barba mais fechada. Beeem curta, mas fechada o que é ainda mais importante. Quando sentir que os fios estão nivelados, deixe a máquina e a lâmina de lado e agora é hora de efetivamente DEIXAR SUA BARBA CRESCER

2. Deixe a barba crescer: Pare de cortar!

deixe a lamina de barbear de lado

 

  • Resista à coceira: é natural no início do crescimento da barba você ter uma certa coceira. Isso se dá por diversos fatores e já escrevemos aqui no blog como reduzir a coceira da barba. O importante nessa etapa é você não sucumbir e continuar em frente com sua meta.
  • Não raspe ou apare a barba: Isso parece meio óbvio, mas talvez a principal dica que podemos dar neste artigo é “PARE DE FAZER A BARBA”. Isso no sentido de que se a qualquer obstáculo que aparecer você decidir raspar a barba, vai voltar para a estaca zero, gerando frustração e atraso no atingimento do seu objetivo. Adicionalmente, você pode sentir que precisa aparar a sua barba de tempos em tempos. NÃO FAÇA ISSO. Pelo menos por um tempo, até você perceber um crescimento significativo. Pois algumas pessoas aparam suas barbas numa frequência maior do que os pêlos são capazes de crescer, fazendo com que sua barba até “encolha” em alguns casos.

3. Cuide do suporte da sua barba: o seu corpo

  • dieta balanceada para barba saudavelTenha uma dieta balanceada e obtenha suas vitaminas: Assim como outras células do nosso corpo, a composição dos fios precisa de proteína e vitaminas para proporcionar o crescimento. Sendo assim, tenha uma dieta saudável e balanceada e isso certamente ajudará no crescimento da sua barba. Procure alimentos e sumplementos ricos em ácido fólico, vitaminas D, zinco, ferro e vitaminas do complexo B.
  • Pratique exercícios físicos: Como um recurso extremamente masculino, o crescimento da barba é melhor estimulado quando o organismo está produzindo a quantidade ideal de testosterona. Uma das formas mais saudáveis de aumentar os níveis de testosterona é através de exercícios físicos. Além disso, que mulher não fica louca com um barbudo saradão?!
  • Descanse: Assim como o seu treinador na academia diz para você, é preciso descansar para dar tempo e canalizar a energia no crescimento das células do músculo. E nesse caso o mesmo se aplica para os fios da sua barba. Estudos mostram que os fios tendem a ter o maior índice de crescimento durante o sono, então descanse bem durante a noite, tente obter sono de qualidade que é mais importante do que a duração.

4. Gerencie

manutenção da barba com barbeiro

  • Procure conselho de um profissional: Se tudo estiver caminhando bem (e sua genética ajudar) em 5 ou 6 semanas você já terá uma barba no seu rosto, é aquele momento em que os estranhos começam a se referir a você por “o cara de barba”. Muito bem! Agora, nunca subestime a ajuda que um barbeiro pode lhe dar na hora de continuar o cultivo da sua barba. Algumas dicas úteis estão relacionadas ao estilo ideal para o seu rosto, comprimento desejado e etc.
  • Lave: Agora que você já é chamado de “o cara de barba” ou “o barbado”, é hora de começar a manter a sua barba limpa, hidratada e bem cuidada. A lavagem vai remover a descamação da pele, os fios soltos e outros detritos acumulados na sua barba, mantendo-a com uma aparência mais bem-cuidada e viva, além de remover o odor que pode juntar (sim, assim como o seu cabelo!). Adicionalmente, a lavagem da barba com o produto certo ajuda a hidratar a sua barba para que ela não pareça ressecada e morta.
  • Hidrate: Para manter sua barba hidratada ao longo do dia, com uma aparência viva e saudável, utilize óleo para barba. O óleo não apenas melhora imediatamente aparência da sua barba como também gradativamente melhora a saúde dos fios e da sua pele, que terá que produzir menos oleosidade para nutrir sua barba. Ou seja, todos os elementos do seu rosto saem ganhando! O uso do óleo é importante para o fortalecimento dos fios, reduzir a quebra e queda, bem como evitar disfunções na pele como acne e ressecamento.
  • Apare e mantenha: Finalmente, depois de todo esse trabalho você pode colocar os pés na barbearia e pedir para o seu barbeiro aparar sua barba, mas apenas para alinhar os fios pois as chances são de que os pêlos não cresceram do mesmo tamanho neste período. O barbeiro irá utilizar máquina para aparar um pouco mais próximo da sua bochecha e perto do pescoço, mas a parte mais cheia da sua barba deverá ser aparada com tesoura para evitar de tirar muito e também manter a individualidade da sua barba.

Lembre-se de que o crescimento da barba está também associado à predisposição genética e para alguns homens o crescimento é mais rápido do que para outros. O importante é saber fazer o melhor com aquilo que você tem e as dicas acima são um excelente começo para iniciar o cultivo da sua barba!

E você, tem alguma dica de como deixar a barba crescer? O que funcionou para você? Diga nos comentários!

41 thoughts on “Como deixar a barba crescer do zero

  1. Vinícius says:

    Boa tarde!
    Há uns 2 meses venho fazendo barba somente com a máquina,não usei esfoliante nem nada ultimas vezes que fiz com lamina.Devo raspar na lamina para seguir esse passo a passo ou posso começar a cortar no pente até ficar nivelada e depois deixa-la crescer?

  2. Hícaro Nogueira says:

    Boa tarde. Tenho algumas dúvidas. Tenho 18 anos e minha barba começou a nascer esse ano. Nasce mais do lado direito. No meio da bochecha tem mais pelos e São mais escuros. O que devo fazer para que não fique nascendo desproporcional? E ainda sinto ela fina. Deixei crescer por 2 meses, apenas penugem. Vai fazer 1 mês dia 1 de Dezembro. Devo apenas aparar os pelos maiores ou raspar tudo para renascer? Obrigado!

    • barbabravaclub says:

      Opa Hícaro, tudo bem?
      Nossa dica é simplesmente deixar crescer e ir aparando para que todos os fios fiquem na mesma altura. Com o tempo e desenvolvimento os fios ficarão com um tamanho mais próximo. Não se preocupe, pois é normal que alguns fios cresçam mais do que outros e isso pode acontecer por regiões inteiras da barba.
      Raspar a barba e começar do zero não vai faze-la crescer mais rápido ou mais grossa, isso é um mito.
      Persistência e garra aí, o cultivo não é sempre fácil, mas é sempre recompensador =)

  3. Simão Borges says:

    Eu taca usando barba por mais de 4 anos seguidos e tive que tirar essa semana (por questões de trabalho). Cheguei até o blog porque queria ver quanto tempo levaria pra crescer novamente. Deixei lisinho terça e já tão aparecendo novamente. Acho que tenho uma genética boa(ou isso é normal e sla). Mas gostei das dicas. Se puder me indicar um aparador bom. Sempre fiz só na tesoura e gillete. Desde ja agradeço.

  4. marco aurélio camargo says:

    uma pergunta? eu sempre fiz a barba ,agora estou deixando crescer,vai pra 4 semanas essa semana,os fios estão grossos e espetam ,( é normal )e eu não cortei pra deixar os fios do mesmo tamanho ainda?

    • Daniel Leandro says:

      Rapaz, neste caso é interessante você lavar o rosto todos os dias 3 vezes por dia. Esfoliar uma vez por semana e passa 3 meses fazendo a barba com mac3 todo santo dia até ela aflorar.

  5. Daniel says:

    Olá tudo bem? Tenho 19 anos e uso o minoxidil a um mês, tenho muita penugem, e queria que ela engrossa-se, qual é a dica, manter o crescimento? Eu estou fazendo o procedimento de manter na maquina

  6. Victor Huǥo Aguiar says:

    Será que alguém pode me ajudar? Tipo minha barba esta crescendo de maneira diferente nos dois lados do rosto, em um ela cresce na vertical ( o jeito que eu gosto) e em outro na horizontal (fios indo no sentido da orelha), tipo é bem diferente. Gostaria de saber se tem alguma forma de alinhas esses fios da horizontal para vertical? ou se eu devo rapar tudo e esperar q cresça na maneira correta?

  7. Leon says:

    Se quero deixar a barba crescer para fazer um estilo lenhador eu nao preciso ir moldando ela? Pq simplesmente deixar ela crescer sem tirar pontas e tal vai ficar parecendo um mendigo, é assim mesmo que funciona? De quanto em quanto tempo é o correto de ir tirando pontas e aparando as laterais?

    • barbabravaclub says:

      Leon, se você puder deixa-la sem aparar nos primeiros meses, nós recomendamos seguir por este caminho pois fica mais fácil de ver o progresso e dependendo da velocidade do crescimento da sua barba, caso você apare antes disso, pode ser que após cada aparada sua barba fique mais curta do que estava antes – o que pode ser um pouco frustrante.

  8. Julian Garcia says:

    Barba brava, estou sem tirar minha barba a 3 meses, ta de um tamanho legal, mas esta começando a ficar desparelha e sem formato, seria ideal eu aparar ela, ou ainda sim deixo crescer mais uns 3 meses para deixar ela estilo lenhador?

    • barbabravaclub says:

      Opa Julian, cara, com três meses já pode começar a aparar a sua barba. Já deve ter tido um crescimento significativo e agora pode começar a aparar para manter o comprimento dos frios do mesmo tamanho. Recomendo que apare somente 1x ao mês tirando somente as pontas para deixar no estilo desejado. Quando estiver chegando no comprimento que almeja, aí pode aparar com maior freqüência para manter o estilo. Essa é nossa recomendação, mas claro: pode ser que você prefira fazer diferente e ver o que funciona para você.
      Abraço!

  9. Joao Jorge says:

    Boas,
    Eu tenho 20 anos ,e a barba não me cresce simplesmente, vão crescendo uns pelinhos e somente no bigode, sendo essa pelo fino.. Eu realmente gostava de ter barba mais grossa pois no trabalho como a minha altura também não ajuda não sou muito levado a serio .. mas pronto, continuando gostaria de saber o que fazer para a desenvolver ? Sei que deve ser de genetica pois o meu irmao é mais velho e tambem é assim, mas será que existe alguma forma para a fazer crescer mais grossa e a aparecer barba ?
    Agradeço imenso a ajuda, cumpz

    • barbabravaclub says:

      Olá João, boa tarde!
      Todas as dicas que mencionamos acima certamente o ajudarão a ter um melhor desempenho no crescimento e aspecto da sua barba. Não existem produtos cosméticos com eficácia comprovada no crescimento dos fios (e não recomendamos a auto-medicação). Por isso sugiro que procure um dermatologista para verificar se você tem alguma condição de pele ou uma orientação específica para o seu caso.
      De qualquer forma, com 20 anos ainda é cedo para julgar o potencial da sua barba. Muitos homens atingem o ápice do desenvolvimento das suas barbas somente mais tarde, alguns com até quase 30 anos. Adicionalmente tem o fator genético como você mencionou e também o hormonal. Por isso nossa recomendação é seguir as dicas acima e ter paciência, pois o cultivo da barba realmente leva tempo e dedicação.
      Esperamos ter ajudado.
      Abraços

  10. Ítalo says:

    Oi, cara!
    Minha barba está grande, mas está de um jeito muito desorganizado, parecendo barba de mendigo, sem aparência definida.
    Eu não tenho aparelho de aparar.
    Será melhor eu ir aparando em um barbeiro ou você tem alguma recomendação de aparelho?
    Quero a minha estilo lenhador.
    Posso mandar fotos da minha barba se quiser. Valeu, Abraço!

    • Marcelo Bento says:

      Meu irmão fica me chamando de mendigo por causa da minha barba. No começo do crescimento é normal a barba não ficar tão atrativa, mas minha dica é que você siga as dicas de aparar como referido no texto. Vai dá uma melhorada no seu astral. Mas continue firme que já já sua barba vai tá legal. Qualquer coisa procure um barbeiro de confiança e peça algumas dicas. É sempre bom.

  11. Carlos André says:

    Bem eu estou deixando a minha barba crescer a quase um ano já fui ao barbeiro e tal mas não tive tanto cuidado assim com ela e a mesma tem um crescimento meio disforme e existem algumas falhas eu estava pensando em utilizar o minxidil, e um amigo meu me deu uma dica de usar um spray caseiro com canela em pal azeite extra virgem e mel ‘-‘ eu achei isso estranho e também utilizar um shampoo de bebe com comprimidos anticoncepcionais ciclo 21 esmagados dentro do shampoo, e óleo de cocô para hidratar, achei essas receitas dele bem estranhas mas o pior que ele tá parecendo um lenhador e ele tinha o rosto mais liso que o meu ‘-‘

    • barbabravaclub says:

      Olá Carlos,

      Realmente estranha mesmo essa receita! Enfim, como explicamos no post não existe mágica e receitas caseiras também não vão fazer milagre. Agora, comprimido anti-concepcional esmagado no shampoo? Aí já é um grande sinal vermelho. Com este tipo de coisa não se brinca e é melhor procurar orientação médica antes de fazer algo assim.

      • Carlos André says:

        Por isso eu nem comecei a fazer essas receitas malucas que ele falou, deixei crescer naturalmente apesar das falhas que tenho ela ficou rala nas laterais e cobriu com o comprimento as falhas a baixo do queixo, sempre que vou ao barbeiro ele apara hidrata e abre os poros mas o crescimento das laterais ta bem, mas bem lento mesmo.

  12. Organi zação says:

    eu gostaria de uma dica pra ajudar.. minha barba cresce e começa a machucar meu rosto, daí não suporto tanto incomodo e raspo tudo e quando raspo fico com alguns machucados.. eu gostaria de deixá-la grande e só consigo quando estou em féria suportando muito incomodo.. gostaria de não sentir as dores do incomodo e deixá-la bem grande se alguém tiver dicas de produto ou maneiras eu agradeço!

    • barbabravaclub says:

      Opa amigo, tudo bem?
      Realmente é comum esta “dor” no rosto durante a fase de crescimento da barba e incomoda mesmo. Uma coisa que pode ajudar é o balm para barba (https://www.barbabrava.com.br/categoria-produto/produtos-para-barba/balm-para-barba/) já que ele vai penetrar na pele e bulbo capilar, “amaciando” os fios e tornando-os mais flexíveis, minimizando esta sensação e desconforto durante o crescimento. Além disso, com a hidratação que o balm proporciona as escamas dos fios irão se fechar e criar menos atrito com a pele do rosto.
      Se experimentar, depois nos diga aqui como foi o resultado pra você.
      Abraços

  13. Francisco Figueiredo says:

    Ola, tudo bem?
    Eu tenho 37 anos, e minha barba nasce bastante na parte do pescoço e com muitas falhas, principalmente nas partes das bochechas, e com isso fico incomodado demais. Quero saber o que devo fazer? Pois, devido, esse incomodo vou começar a usar o Minoxidil.

    • barbabravaclub says:

      Olá Francisco, tudo bem?
      Boa parte do que define o quão cheia uma barba pode ser é definido pela genética. Existem outros fatores envolvidos, como alimentação, hormônios e tipo/condição da pele. O ideal é você procurar um dermatologista, que vai avaliar pessoalmente sua pele e poder orientar caso haja um tratamento que você pode seguir. Não recomendamos a automedicação nem tampouco usar produtos que pareçam milagrosos, principalmente sem o acompanhamento de um especialista.
      Abraços

  14. Rogério Soares says:

    após uns 3 anos usando barba, tirei a minha para entrar no meu atual emprego. Bem, eu estou aqui uns 3 meses sem barba e não posso deixar de dizer que nunca estive tão frustado na minha vida. Exigir que um homem tire sua barba diariamente é um ato de pura crueldade. já tem dois dias que não tiro a minha, e vou chutar o balde aqui na empresa, deixarei-a crescer. A vida é muito curta para não ser um barbado!

  15. Fuinh says:

    Estou começando a deixar crescer (novamente), estou no processo de acertar as medidas ainda, para depois começar a deixar crescer de vez. Vou aproveitar que estou com o cabelo chegando na altura dos ombros e fechar o pacote homão da porra de cabelo grande,barba e corpo treinado. Só preciso comprar um balm e um oleozinho de argan pra ficar show quando maior. Meta é deixar num comprimento de mais ou menos 3/4 meses (não tão grande, mas já é uma barba que chama atenção).

  16. Marcelo Bento says:

    Muito instrutivo o texto. Comecei a deixar a barba crescer no começo do ano e minha maior dificuldade era vencer a coceira da barba curta. Depois que venci essa etapa ficou fácil,e acostumei e comecei a cuidar e aparar os fios que saem da linha. Minha dúvida agora é em quanto tempo mais vou ter que esperar para ela ficar bem cheia e comprida, já que minha genética não ajuda muito é tenho uma certa falha perto da maçã do rosto. Mas irei esperar até junho pra ver como vai ficar. Recomendo paciência e que vá sempre cuidando aos poucos você estará com a barba que deseja. Eu uma vez por mês vou ao barbeiro para ele da uma aparada com a maquina, é o suficiente. Ai vou mantendo em casa mesmo com o barbeador já que não tenho máquina.

  17. Suw Pinheiro says:

    Mano eu tenho 19 anos e já vou completar 20 em julho, e tenho apenas um bigodinho simples e uma barbixa
    O que eu posso fazer pra minha barba crescer?
    Sigo algumas dicas acima, tipo, pratico exercícios, lavo o rosto frequentemente (mas não uso esfoliante), não faço a barba (até pq não tenho né).
    Faço isso tudo mas mesmo assim não cresce, o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *