Quer aprender como fazer degradê na barba? Basta ter um aparelho de barbear e seguir estes 4 passos.

A barba degradê tem se popularizado muito nos últimos anos por ser um estilo prático e cheio de atitude. Para o barbudo que já cultiva uma barba mais longa ou para o barbudo que está começando a deixar crescer, esse é um dos modelos de barba mais versáteis que você pode ter, pois combina basicamente com todos diferentes tipos de rosto. 

O degradê na barba nada mais é do que o corte que preza uma continuidade entre o cabelo e a barba, em uma transição leve e bem marcada entre barba e costeleta.

Para fazer em casa, você só precisará de um aparelho de barbear e atenção a esses passos. Confira!

Passo a passo para fazer degradê na barba

1. Cultive a barba no mesmo nível das costeletas

Essa etapa é fundamental e vem antes de todas as outras. Para ter um estilo degradê na barba, é preciso nivelar a sua barba na mesma continuidade do cabelo. Ou seja, do início do cabelo, abaixo das orelhas, na região da costeleta é a que você deve sempre aparar junto, nivelando os dois.

Para chegar em um nível satisfatório é preciso cuidar por algumas semanas até obter o tamanho suficiente e nivelado para dar início ao degradê. Com essa etapa em dia, é hora de colocar a mão na barba!

2. Faça uma marcação neste local com máquina zero

Antes de realizar o degradê, penteie a sua barba de cima para baixo, ou seja, na direção em que seus fios crescerão. Esse ato remove os pêlos soltos ou fios mortos, assim como a ação eletrostática da barba, alinhando a barba antes da aplicação da máquina.

Delimite a área somente das costeletas até o meio da orelha para demarcar o início do degradê.  Caso a sua barba seja curta ou média, você pode passar a máquina zero até uma altura próxima do meio da orelha, sempre cuidando para não tirar mais do que deveria! Faça esse passo com calma e cuidado, de forma que o começo da barba fique marcado já dando início ao restante do processo.

3. A medida que aumentar a altura, mude os pentes do barbeador

Com essa primeira marcação realizada, o segredo do efeito degradê está aqui: conforme for descendo a altura da barba altere os nºs dos pentes.

Coloque o pente nº 1 e faça uma marcação até onde deseja ir, e assim desça na costeleta. Posteriormente, passe para o pente nº 2, depois 3 e assim sucessivamente, até chegar na altura do maxilar. Com essa tática você terá o desenho degradê realizado. E a principal dica é suavizar ao máximo entre uma marcação e outra.

4. Faça a manutenção semanalmente!

Feito o degradê, é hora de manter uma rotina para que os fios não cresçam despontados ou rebeldes. Para isso vale aparar os excessos no rosto ou retirar as pontas desalinhadas com a ajuda de uma tesoura e pente de madeira. 

Repita o processo das marcações com os pentes do aparelho de barbear indo da costeleta ao maxilar. O resultado será excelente!

Gostou da dica? Acompanhe BARBA BRAVA também nas redes sociais para mais conteúdos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *