Não é de hoje que defendemos a ideia de que o seu estilo de vida influencia diretamente a sua aparência! Por isso, casos de barba caindo por estresse é algo rotineiro na vida de muitos barbudos que, muitas vezes, não demoram algum tempo para descobrir o real motivo do problema.

Sendo assim, para se evitar gastar rios de dinheiro com cosméticos em excesso, medicamentos e até mesmo com produtos duvidosos, que prometem resultados milagrosos, nós resolvemos separar algumas dicas realmente úteis para você contornar a situação e voltar a cultivar uma barba atraente e saudável.

Quer entender melhor o motivo de sua barba cair? Então, leia o post até o final e confira as informações que destacamos a seguir. Vamos lá!

Barba caindo por estresse

Qual a relação do estresse com a queda da barba?

Uma coisa está ligada a outra! Níveis de estresse muito elevados são capazes de desequilibrar, por completo, o nosso organismo e, consequentemente, impedir a produção e distribuição ideal das células e hormônios responsáveis pelo crescimento, manutenção e saúde dos fios, da pele, das unhas, dos dentes etc.

Cientificamente, a barba caindo por estresse tem um nome e se chama alopecia androgenética ou areata. Ou seja, se trata, de fato, de um problema de saúde e, portanto, deve ser tratada com orientação médica e profissional.

Todo o desequilíbrio hormonal causado pela alopecia pode acarretar sintomas para a barba como, aparecimentos de buracos e falhas, aumento da oleosidade ou ressecamento excessivo dos fios, descamação da pele e até envelhecimento precoce.

Por fim, vale destacar que quanto maiores os níveis de estresse, mais rápido é o processo da perda da barba e mais visíveis serão esses sintomas também.

Como evitar a queda da barba por estresse?

Reforçamos a ideia de que a alopecia é uma questão de saúde e não meramente um fator estético que se resolve na frente do espelho. Antes de tudo, destacamos dicas muito importantes e essenciais a seguir, mas é imprescindível que você busque uma orientação médica para confirma as origens do problema e os níveis da doença.

Sabendo disso, vamos aos conselhos que podem ajudar na sua recuperação. Confira!

Busque por atividades prazerosas

Sabemos que a rotina de uma cidade pode ser desgastante e o excesso de trabalho e de problemas pode agravar um quadro de estresse. No entanto, é importante tentar se organizar e encontrar espaço para encaixar atividades saudáveis e prazerosas no dia a dia.

Como dica, procure por cursos, aulas ou atividades de seu interesse e se inscreva. Separe um tempo na semana para ver amigos, familiares ou pessoas de seu ciclo, nem que seja de forma online. Se puder fazer aquele happy hour, um churrasco ou organizar uma viagem com eles, melhor ainda!

A ideia disso é aliviar um pouco a cabeça e esquecer dos problemas. Fazer coisas que realmente gosta ajuda o corpo e a mente a se equilibrarem melhor e, consequentemente, reduz os impactos do estresse no organismo.

Pratique atividades físicas

exercicio-fisico

Fazer exercícios com frequência também ajudam a equilibrar o organismo, além de incentivar a produção e distribuição dos hormônios pelo corpo, como a testosterona, o que é fundamental para o crescimento e saúde da barba no homem.

Praticar atividades físicas também é uma alternativa de pôr para fora qualquer tipo de angústia, tristeza ou outro tipo de sentimento que tem agravado seu estresse.

Como dica, incentive outras pessoas a acompanharem você nessa nova rotina e tenha sempre uma companhia para não perder o foco.

Capriche na dieta

A alimentação também é fator crucial para quem está com a barba caindo por estresse. Afinal, os alimentos influenciam diretamente no funcionamento de nosso organismo, repõem vitaminas essenciais, reforçam as células, melhoram a circulação sanguínea e reequilibram o corpo.

Para isso, a primeira dica é evitar produtos muito processados, gordurosos e industriais, pois não fazem nada bem para a saúde, além de poderem influenciar no aumento de peso, nos níveis de oleosidade da pele, na obstrução de poros e no enfraquecimento dos fios.

Alimentos ricos em Vitamina A, ferro e zinco são essenciais na dieta do dia a dia de quem está com a barba caindo por estresse. Portanto, cenoura, frutas diversas, espinafre, salmão e carne vermelha (sem exageros) são muito recomendadas.

Redobre os cuidados diários

O uso de cosméticos específicos para a barba também são fundamentais para controlar e evitar a queda de fios. No entanto, isso não se resume apenas ao tipo de cosméticos que você utiliza, mas também na forma e nos procedimentos que você realiza no dia a dia, desde a higiene até a forma de secar o rosto.

Por isso, confira uma lista de cuidados muito importantes a serem adotados na sua rotina.

  • além de um shampoo e condicionador para barba, aposte em uma pasta esfoliante para a pele. Afinal, esse cosmético permite uma limpeza mais profunda dos poros, o que é essencial para se evitar quedas e até favorecer o crescimento de novos fios;
  • evite qualquer cosmético que não seja para a barba e fuja de produtos químicos;
  • invista na hidratação da pele e dos fios com um óleo, sempre tendo cuidado de analisar se a alopecia não está causando uma oleosidade excessiva em seu rosto;
  • aplique todos os cosméticos de forma delicada, em movimentos leves e circulares. De preferência utilize água em temperatura ambiente;
  • penteie a barba seguindo a direção dos fios e sem forçar muito. Utilize um pente de madeira por questões estáticas e o lave bem após o uso, não se esquecendo de armazená-lo em local de boa ventilação para não criar fungos ou mofos;
  • tenha uma toalha limpa e seca exclusiva para a sua barba, justamente para se evitar contaminação.

Enfim, casos de barba caindo por estresse é mais comum do que se imagina e, como bem dissemos, quase sempre se trata de um problema emocional, que nenhum medicamento ou produto milagroso vai resolver. A solução está no seu estilo de vida, nos hábitos e cuidados com o seu corpo e saúde!

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre cuidados essenciais que você deve ter com a sua barba, a fim de evitar quedas e outros problemas? Então, aproveite para ler também nosso próximo post e aprenda a aparar os fios com tesoura e a cultivar um visual mais bonito e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *