Ter uma barba cheia é o sonho de muito homem, mas nem sempre é fácil de cultivá-la, especialmente para aqueles que têm um volume mais baixo ou apresenta algumas falhas.

De começo, saiba que não é impossível fazer a barba crescer naturalmente, mesmo que ela não seja fechada por completo. Além disso, se você já conta com um volume considerável de fios no rosto, há algumas práticas e “macetes” para preencher melhor toda a região.

Não é uma tarefa fácil e requer muita dedicação. Por isso mesmo, nós preparamos um miniguia com dicas e conselhos úteis para se ter uma barba cheia de respeito, ainda que esse processo possa ser um pouco demorado.

Disposto a encarar o desafio? Então, continue a leitura e tome nota. Vamos lá!

1. Deixe a barba crescer naturalmente

barba cheia

O primeiro passo para ter uma barba cheia é deixá-la crescer naturalmente por, pelo menos, duas semanas. Nesse período, não se preocupe em aparar as pontas. Apenas raspe nas laterais e no pescoço para se criar um desenho e não parecer algo desleixado.

Quando atingir a um volume significativo, já será possível analisar melhor se há regiões com falhas ou se os fios crescem uniformes por todo o rosto. Se for assim, melhor! Mas se encontrar buracos ou pelos um pouco mais finos e frágeis, a dica é redobrar os cuidados nessas partes.

Por exemplo, após a segunda semana já será preciso aparar as pontas e você pode fazer isso sem mexer nas falhas, justamente para que elas tenham tempo para ganhar mais volume e ficarem mais uniformes com o restante.

Outra dica, é aplicar determinados cosméticos nessas regiões mais falhadas, no intuito de incentivar o crescimento e o fortalecimento desses fios. Ao longo do post, você conhecerá tais produtos!

2. Crie uma rotina de limpeza profunda

A higienização do rosto é uma prática rotineira para todo mundo. No entanto, para quem pretende cultivar uma barba cheia, podemos ressaltar algumas dicas especiais para se obter resultados melhores e mais rápidos.

A primeira delas é não usar produtos de cabelo no rosto, pois apresentam composições, ingredientes e funções para atender, especificamente, o couro cabeludo e não a pele do rosto. Sendo assim, separe um espaço na prateleira para um shampoo e um condicionador de barba.

A aplicação deve ser diária durante o banho, sempre com movimentos circulares e leves. Primeiro o shampoo e, sem seguida, o condicionador, deixando esse último agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Porém, o segredo da higienização em prol de uma barba mais cheia está na última etapa da limpeza: a aplicação de uma pasta esfoliante. Afinal, esse cosmético complementa o processo, removendo as células mortas da pele, hidratando e, principalmente, desobstruindo os poros, o que é essencial para permitir que novos fios cresçam e preencham as falhas. Mas preste muita atenção, porque a pasta esfoliante deve ser usada de 2 a 3 vezes por semana.

3. Evite coçar a barba

Ter uma barba cheia é sinônimo de irritação? Nem sempre! A verdade é que, naturalmente, quando os fios atingem certo volume, eles podem incomodar um pouco a pele, mas isso é passageiro e pode ser minimizado com cuidados de hidratação, como o uso de óleos para barba.

Por isso, é muito importante evitar de coçar a barba nesse período, pois isso pode arrancar alguns fios mais frágeis e descamar a pele, o que contribui para o ressecamento e dificulta o crescimento natural.

Portanto, capriche na hidratação e, como alternativa para minimizar a coceira, utilize um pente de madeira levemente sobre a região.

4. Atente-se à secagem da barba

secando a barba

Uma outra dica importante para a barba cheia é em relação à secagem do rosto, já que volumes maiores costumam acumular mais água após o banho.

Deixar muito úmida e esperar secar naturalmente não é o mais indicado, pois pode dar cheiro, perder a forma e até influenciar na oleosidade do rosto.

O mais indicado é ter uma toalha exclusiva, sempre limpa e seca para a barba. Após a ducha, pressione o tecido contra os fios, os apertando levemente, sem precisar esfregar. Se preferir e tiver disponível, pode usar também um secador de cabelo, mas apenas na ventilação, pois o vento quente pode causar ressecamento.

5. Molde a sua barba

Quando falamos em “macetes” para ter uma barba cheia, tem muito a ver com a modelagem dela. O melhor produto para isso, em termos de resultados e benefícios para a saúde da sua barba, é o balm.

Esse produto permite modelar os fios de uma forma impressionante, sem recorrer a ingredientes químicos ou aos antigos géis de cabelo, que sempre deixavam uma aparência muito forçada e nem um pouco natural.

Além disso, o Balm ajuda a dar um visual mais cheio e saudável à barba, inclusive preenchendo mais facilmente falhas e buracos no rosto.

6. Dê atenção também a saúde do corpo

Como sempre reforçamos nos posts do blog, ter uma barba cheia e saudável não se resume apenas a bons cosméticos e a cuidados essenciais com o rosto. Sua saúde e estilo de vida influenciam diretamente na sua aparência e, consequentemente, no visual de seus fios.

Por exemplo, uma alimentação pesada e baseada em muita gordura pode aumentar a oleosidade da sua pele e, dessa forma, impedir o crescimento e a beleza natural de sua barba. O mesmo vale para a prática de fumar, ingerir álcool em excesso, sedentarismo, entre outros.

Portanto, valorize sua saúde, incentive o bom funcionamento do seu organismo, alimente-se bem, seja ativo, evite o estresse e procure sempre equilibrar o corpo e a mente. Isso faz toda a diferença!

Em resumo, essas são algumas dicas de como cultivar e manter uma barba cheia de respeito, sem cair naquela velha história de tratamentos e produtos milagrosos. Ostentar um belo volume no rosto depende basicamente de sua dedicação e perseverança em cuidar bem da sua saúde, investir em cosméticos realmente eficazes e, principalmente, criar uma rotina de cuidados diários.

Gostou do post? Quer saber onde encontrar mais dicas legais, exemplos de inspiração e, claro, tudo o que você precisa para a sua barba cheia? Então, acesse o site Barba Brava e navegue por todo um universo online dedicado aos barbudos.

Nossos produtos para barba:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *