Sua barba está ficando grisalha e você quer que ela fique com sua coloração de antes? Quer deixá-la com uma cor uniforme ou mudar um pouco ou totalmente a cor, barbudo? Independentemente da necessidade (e da vontade), existe uma forma adequada para tonalizar ou colorir os fios. Como? Aqui você saberá algumas formas de mudar a tonalidade da barba. Fique ligado.

Como mudar a tonalidade da barba?

Se os fios da sua barba têm uma tonalidade diferente da dos seus cabelos, uma coloração pode uniformizá-los. Ela também ajuda quem tem a barba cujos fios apresentam mais de uma cor e quer igualá-los. Inicialmente é preciso ter certeza do que você quer e a partir daí definir os produtos e técnicas mais interessantes. Vamos ver alguns deles:

Barba grisalhabarba grisalha

A solução para quem quer a barba da mesma coloração que os cabelos tingidos é o tonalizante ou corante específico para barba. Entre as opções de tinturas estão o castanho escuro, médio e claro, preto, preto azulado, loiro e ruivo.

O ideal é utilizar um corante mais escuro do que a cor da barba natural, uma vez que os fios vão desbotar com o tempo.

Barba amarelada

Já decidiu pela barba branca, mas quer tirar o tom amarelado dos pelos? Eles são causados pelos fatores aos quais somos expostos no cotidiano, como poluição, cigarro, entre outros. O amarelado da barba pode ser resolvido com uma matização. Trata-se de um procedimento que deve ser feito com um profissional capacitado que neutraliza, renova e intensifica a cor da barba, que ganha o tom desejado.

Barba falhada

As tinturas para barba também são interessantes para corrigir falhas. Ao intensificar a coloração de alguns pelos é possível dar a eles um aspecto mais vivo, principalmente para aqueles que estavam com uma cor semelhante à da pele. Nesses casos, a coloração vai passar a impressão de que os fios são mais espessos, diminuindo a intensidade das falhas.

Mudar radicalmente de cor

Se você quer mudar a cor da sua barba totalmente será necessária a utilização de um produto indicado para esse fim. O mais adequado é o descolorante para barbas ou a tintura da cor desejada. Evite produtos como a água oxigenada e descolorantes para os cabelos. Mesmo as tinturas masculinas para cabelos não devem ser aplicadas nos pelos da face.

Lembre-se de que será necessário retocar se quiser manter a coloração, uma vez que as fórmulas de tintas são semipermanentes e ficam mais “vivas” durante as primeiras seis semanas. Além dele, alguns produtos podem manter a barba sempre bonita.

Por que não usar tinturas de cabelo na barba?

Essas tinturas não devem ser usadas no rosto, pois podem manchar ou irritar a pele. Mesmo se forem usados produtos para suavizar a sua ação, como vaselina e creme hidratante, os riscos de o resultado não ficar de acordo com o esperado são altos.

Esses produtos também podem conter amônia e outros componentes químicos que agridem a pele, podendo causar alergias.

Na hora de mudar a tonalidade da barba, vá um profissional especializado, faça uma avaliação e só depois recorra ao tratamento indicado.

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo e nos conte o que achou!

17 thoughts on “Como mudar a tonalidade da barba?

  1. Fabiano R. Rodrigues says:

    Comecei a usar um tonalizador para barbas “Grecin”, mas me deu uma alergia infernal, tive que tirar a barba por isso.Descobri que tenho alergia a química formol. Pergunto a vocês, Há algum tonalizante que não terei alergia?

    • barbabravaclub says:

      Opa @fabianorrodrigues:disqus , realmente não é raro produtos de coloração para cabelo/barba causarem alergia. Não temos um produto específico pra indicar, mas como existem diversas combinações de tipos de pele e alergênicos, o ideal é você fazer a prova do contato em uma pequena área de pele antes da aplicação total do produto e observar se há reação. Abraços!

  2. Wallace Abreu says:

    Quero mudar a cor da minha barba. Ela é bem escura quero deixar um tom mais claro para igualar com a cor do meu cabelo , alguem tem alguma sugestão?

    • BARBA BRAVA says:

      Oi brother, pra deixar a barba toda branca, você vai precisar descolorir os pelos. O melhor é pedir uma recomendação do seu barbeiro sobre como fazer isso. E também é importante lembrar que é algo que você vai precisar fazer com certa frequência, para não acabar com duas tonalidades no mesmo pelo.

      • Fabiano says:

        Tenho a barba escura, mas começaram a surgir alguns pelos brancos. Gostaria de aumentar o grisalho da minha barba (não totalmente). Alguma sugestão?

    • BARBA BRAVA says:

      Oi brother, não sabemos sobre nada relacionado ao sunkiss especificamente. O que sabemos é que algumas tintas podem ressecar um pouco a barba, se isso acontecer, você pode fazer uma hidratação noturna. Essa hidratação nada mais é do que passar bastante óleo na sua barba antes de dormir e retirar o excesso pela manhã.

  3. Ana maria de Lima says:

    Gostaria de saber como deixar uma barba bem branca já descolori mas quando finalizei ficou azul tirei o Asul é ficou meio amarela o faço?
    Me ajuda …

    • BARBA BRAVA says:

      Oi! Como nós não sabemos qual é a condição dos fios, indicamos que procure um barbeiro ou cabelereiro com experiência em descoloração para ver se os fios aguentam mais química. Deixar branco é sempre bem complicado, porque você precisa remover toda a coloração do fio e isso acaba prejudicando a saúde dos fios. Por isso é mais indicado procurar um profissional de confiança que possa analisar a saúde dos fios e indicar o próximo passo.

  4. Marcelo says:

    Minha barba é grisalha, mas mais puxada pro branco, gostaria de saber como manter ela grisalha, mas mais escurecida, toda vez que tento pincelar pra escurecer um pouco, acaba escurecendo demais, tem alguma forma pintar a barba sem escurecer demais, ficando uniforme!? A tinta quando vc prepara ela, é clara, depois que vc passa no rosto, ela escurece rapidamente! Difícil controlar

    • BARBA BRAVA says:

      Opa Marcelo, tudo bem?
      O ideal é você encontrar uma tinta na tonalidade mais próxima que você deseja. Há tinturas para cabelo que são “Tons de Grisalho”, ou seja não escurece tanto e ainda mantém alguns fios grisalhos. Espero ter ajudado.

    • Rodrigo says:

      Tudo bem?
      Tenho a barba castanho médio-escura, e fios brancos estão aparecendo, mas não uniformemente, tem um ponto aqui, outro ali. Eu queria disfarçar, não precisa ficar da cor da barba natural, pode ficar mais claro, mas que apareça notoriamente pelos na cor branca/grisalha. Sugestão? Se eu usasse um colorante de barba num castanho mais claro que o castanho da minha barba?

      • BARBA BRAVA says:

        Opa Rodrigo!
        Pra você que tem apenas alguns fios brancos, talvez uma alternativa seja os produtos “escurecedores” – tem no mercado shampoo e tonalizantes leves que não visam mudar a cor, mas sim apenas realçar ou escurecer a cor atual. Isso poderá ajudar a disfarçar os fios brancos, tornando-os um pouco mais próximos da cor natural da sua barba.

    • BARBA BRAVA says:

      Essa é uma boa pergunta Leonir! E mais comum do que se imagina. Pra falar a verdade, nós não conhecemos nenhuma forma de acelerar o grisalho da barba pois esse processo faz parte de um mecanismo não muito estudado do nosso organismo. Sabemos que o stress pode fazer com que o cabelo fique grisalho, mas stress não é algo que queremos pois traz vários efeitos negativos.
      Uma alternativa é descolorir os fios da barba, que também não vai ficar tão natural quanto um grisalho natural mas alguns homens o fazem. Além disso, é bom atentar-se que os fios que passam por tratamento químico como a descoloração tendem a danificar a estrutura do fio e deixa-los ressecados, necessitando assim de cuidados especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *