Se você ainda não tem, certamente espera um dia chegar lá. Ao mesmo tempo, admira o homem que já esbanja uma barba branca por aí. Ainda que seja um sinal de envelhecimento, ela também é um charme que traz um estilo único e de respeito aos caras mais experientes.

Quem já está nessa fase da vida precisa ter alguns cuidados para que a barba esteja sempre com uma aparência bacana, livre de impurezas e de detalhes que podem interferir na estética dos fios brancos. Que tal vermos algumas dicas?

No nosso post, vamos mostrar alguns cuidados fundamentais para manter sua barba branca sempre no auge, bem higienizada e com um bom visual. Você vai perceber o quanto esse estilo é maneiro e pode render muito sucesso. Confira!

Vale a pena assumir de vez a barba branca?

Claro que vale, camarada! Por mais que muitos de nossos amigos e conhecidos vejam os fios grisalhos como um aspecto negativo no visual de um homem, a gente defende outra parada. Ter barba branca é sinônimo de estilo próprio, mostra que você confia no seu taco e que não liga para o que a sociedade diz.

O lance é que esse tipo de barba transmite uma impressão de seriedade. Isso pode ser positivo na questão do trabalho, por exemplo, desde que faça jus ao seu comportamento e à sua apresentação, claro. Então, aproveite essa característica como um instrumento para impulsionar a sua carreira profissional.

Além disso, a barba branca é uma aliada do seu visual e do seu estilo de vida. Sendo assim, ela pode influenciar até mesmo as suas relações sociais e, claro, amorosas (quanto a isso, não duvidamos da capacidade de nenhum barbudo).

Enfim, podemos resumir que barba branca é algo ainda mais maneiro dentro desse universo de lenhadores, principalmente por dizer muito sobre a personalidade do cara. Portanto, brother, se começar a apresentar os primeiros fios brancos, não se preocupe: você é um privilegiado. Use esse charme a seu favor!

Afinal, como cuidar da sua barba branca?

Separamos 6 dicas infalíveis de como cuidar da sua barba branca, desde os produtos que você precisa ter em casa e no nécessaire, até os hábitos e as práticas que deve passar a cultivar. Se seguir todas elas, vai se surpreender com os resultados. Então, bora ao que interessa!

1. Mantenha os fios limpos

O primeiro passo para cuidar bem da barba branca é tomar cuidado com a sua higiene. Afinal, qualquer coisinha que cair nela vai se destacar. E como já mencionamos várias vezes aqui no blog, é essencial usar um shampoo específico para cuidar da barba. Os da BARBA BRAVA são perfeitos para isso. Caso contrário, o efeito não será o esperado e você ainda pode prejudicar a saúde dos fios e da pele do rosto.

Fazer uma limpeza profunda é uma atitude essencial para deixar a sua barba sempre nos trinques, especialmente pelo fato de ela ser branca. No entanto, como dissemos, qualquer vacilo que você der enquanto estiver comendo ou em outra situação já é suficiente para que o “algodão-doce” do seu rosto perca um pouco da beleza.

Por isso, uma dica de ouro é investir naqueles shampoos com embalagens bem práticas — tipo aquelas de hidratante, tá ligado? É mole levar o cosmético pra lá e pra cá dentro do seu nécessaire. Sempre que acontecer um “acidente”, basta ir ao banheiro e pronto. Um barbudo prevenido vale por dois!

2. Hidrate a sua barba regularmente

Com a dica do shampoo, sua barba branca vai ficar brilhando, bonitona e cheirosinha. Ah, claro que o produto hidrata também, mas barbudo que é barbudo sempre quer mais para os seus queridos pelos, não é? E você está certo por pensar desse jeito!

A barba branca tem algumas características próprias em relação aos seus fios. Uma vez que eles tendem a ser mais grossos, secos e rígidos, a hidratação vira uma necessidade constante. Para isso, é fundamental contar com o produto certo.

Não adianta pegar qualquer hidratante de cabelo e esperar o mesmo efeito na barba, até porque a composição e a finalidade são outras. O melhor produto para hidratar é o óleo para barba. Ele reduz o ressecamento da pele do rosto e elimina aquela sensação de descamação e coceira. Como resultado, mantém o nível de hidratação necessário.

3. Não use produtos de cabelo na barba

A gente não quer ser chato, mas a verdade é que alguns caras dão mole demais, bicho! Pô, um montão de cosmético maneiro, desenvolvido exclusivamente para barba e bigode, mas cismam em optar por produtos de cabelo. Depois, ficam se perguntando por que não têm os mesmos resultados que os outros barbudos!

Os produtos para barba oferecem tudo o que os fios precisam, desde a hidratação até o fortalecimento. Outro benefício é que eles controlam o pH da pele do rosto. Desse modo, evitam coceiras e removem a oleosidade natural da área.

Abrir mão disso e utilizar sabonetes comuns e shampoo para cabelo é negar todo esse cuidado exclusivo, o que pode ser ainda pior na barba branca.

4. Invista em produtos específicos e de qualidade

A barba branca é como se fosse um fio puro, sem proteção. Por isso, produtos que não sejam específicos podem ser agressivos. Para quem pretende ter fios volumosos, imponentes e com uma aparência irretocável, alguns cuidados são necessários.

Não dá para simplesmente lavar com o sabonete que estiver ao alcance da mão, sem se importar com a composição nem com a serventia dele. Para uma barba fortalecida e com um aspecto ideal, os produtos específicos são indispensáveis.

Já falamos sobre a importância do shampoo e do óleo para hidratar. Porém, um nécessaire de barbudo não vive só disso, concorda? Portanto, separe um espaço para itens como:

  • balm para barba, perfeito para dar volume e textura;
  • pasta esfoliante, para remover as células mortas do rosto e hidratar a pele e os fios;
  • alguns acessórios úteis para os cuidados diários (espelho, pente, escova etc.).

O pente ao qual nos referimos é aquele de madeira. Além de ser muito bonito, ele serve para desembaraçar os fios mais rebeldes e ajuda a tirar algumas impurezas que estiverem na barba. Se quiser manter o visual em dia, vale a pena reservar um espacinho para esse acessório no seu nécessaire.

Você também pode facilitar a sua vida ao adquirir logo um kit completo da BARBA BRAVA. Assim, já terá todo o “arsenal” que precisa para seguir a sua rotina de cuidados.

5. Evite o amarelamento da barba branca

O homem que tem barba branca sabe muito bem o quanto as manchas amareladas que surgem nela podem ser desagradáveis. Para quem não entende os motivos, eles são simples e comuns ao dia a dia: impurezas, cigarro, oleosidade e fumaça. Entretanto, é possível recuperar a tonalidade ideal.

Para isso, faça uma higienização frequente dos fios com shampoo de duas a três vezes ao dia, sempre levando em conta o tempo que você fica exposto aos fatores citados acima.

Quanto à remoção do amarelado, o melhor é realizar um tratamento de matização. Ele pode ser feito com um barbeiro profissional, já que é um processo que requer conhecimento.

6. Apare os fios sempre que possível

Outro cuidado básico para preservar a boa aparência da sua barba é aparar as pontas de vez em quando — aliás, essa dica serve para todo tipo de fio e de tonalidade. Mas isso não significa que você tem que deixá-la curta, beleza? Se a sua ideia é ter um estilão Hermeto Pascoal, vai fundo. É da hora também, só que precisa cuidar!

Dar esse trato com certa frequência é positivo por uma série de razões. A primeira é evitar pontas quebradiças ou ressacas. Afinal, é natural que os fios quebrem ou ressequem depois de um tempo e por causa de fatores como exposição ao sol, falta de hidratação, entre outros.

Ao cortar essa parte, o fio volta a crescer com mais força daquele ponto. Ou seja, a barba vai continuar crescendo normalmente, porém muito mais saudável. O mesmo vale para quem pretende optar por um estilo mais curto.

Em segundo lugar, aparar a barba ajuda a definir um desenho para ela. Portanto, vá a uma barbearia sempre que puder ou faça o procedimento em casa mesmo. De qualquer forma, em pouco tempo você vai notar a diferença que isso faz.

Como valorizar ainda mais a barba branca?

Nós defendemos que você deve mostrar ao mundo por que passou tanto tempo cultivando esse visual. Nesse sentido, além de colocar em prática todas as dicas que viu até aqui, procure formas de valorizar ainda mais a sua barba.

Invista em cortes diferentes, modele o bigode para dar um destaque, combine penteados, dê uma repaginada no seu guarda-roupa, e por aí vai. Você que faz seu próprio estilo, mas vamos combinar que ter uma barba dessas merece um capricho maior, né? Por isso, cuide da sua aparência por completo.

E quanto aos cabelos grisalhos?

Se, além da barba, os fios brancos estão nos seus cabelos, é importante dar atenção especial a eles do mesmo jeito. Algumas dicas são fundamentais para que você apresente sempre uma aparência de homem moderno e charmoso, sem excessos e preservando a seriedade.

Primeiro de tudo, mantenha seu corte em dia. Como os cabelos brancos já estão aparecendo, deixá-los desalinhados ou grandes pode transmitir um aspecto de desleixo.

O shampoo para grisalhos também é essencial, já que ele atua na manutenção da tonalidade e evita o amarelamento dos fios. Ao mesmo tempo, é importante deixar de lado produtos pigmentados, já que eles podem manchar o seu cabelo.

Enfim, se você já tem a barba branca, ótimo! Agora já sabe que os principais segredos para mantê-la em seu melhor nível são os cuidados regulares e o uso de produtos de qualidade. Para quem pretendia chegar lá, mas estava inseguro, deu para ver que o charme permanece mesmo com o passar do tempo.

E aí, curtiu as dicas e ficou a fim de acompanhar muito mais? Então, assine a nossa newsletter para receber outros posts como este em primeira mão no seu e-mail. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *