O que é Óleo para Barba?

óleo para barba

Se você chegou aqui é porque quer saber tudo sobre óleo para barba, está no lugar certo! Porém, a primeira pergunta que devemos responder é exatamente o que é óleo para barba? Além disso, do que ele é feito? Para que serve? Você precisa usar? Quais são os benefícios e por que usar óleo para barba?

Na verdade, no Brasil, o uso de óleo para barba é algo relativamente novo e há de fato pouca informação sobre esse produto revolucionário, mas é pra isso que a BARBA BRAVA está aqui: desenvolver e distribuir produtos e informação que apoiem o estilo de vida do homem com barba. =)

O que tem no óleo para barba?

Os melhores óleos para barba são produtos compostos por óleos vegetais e aqueles com composição de origem natural são os que garantem os melhores benefícios e compatibilidade com a pele do rosto, sem provocar irritação. O óleo é aplicado diretamente na barba massageando com as mãos.

Óleo para Barba BARBA BRAVA tem uma finalidade funcional e estética, trazendo benefícios sensoriais e relacionados a saúde da barba e pele do rosto abaixo dela.

óleos vegetais

Para exemplificar melhor e destacar qual a composição de um óleo para barba, separamos pelos menos 3 tipos desses cosméticos e separamos alguns de seus principais ingredientes. Confira!

  • fresh woodsabe aquela refrescância perfeita no rosto, até mesmo nos dias mais quentes? O óleo fresh wood proporciona exatamente isso, graças a sua fragrância herbal-amadeirado extraído de cedro, menta, tea-tree e patchouli;
  • citrus wood — como o próprio nome já sugere, o óleo para barba citrus wood aposta em uma fragrância cítrica e amadeirada ao mesmo tempo. Entre os principais compostos, destacam-se o capim-limão, o petitgrain e o sândalo;
  • coffee blend — hidratação profunda com um aroma impecável de café torrado. Esse óleo para barba proporciona um toque refinado e sofisticado, que além do café, ainda conta com tons de noz moscada e cravo.

Quais os benefícios do óleo para barba?

óleo para barba (às vezes chamado de óleo de barba) tem diversos benefícios, tanto para a pele do barbudo, como para os fios em si. Vale destacar que os resultados sempre serão mais destacados após o uso correto do cosmético e com a combinação perfeita com outros produtos, como o shampoo, o condicionador e a pasta esfoliante.

A seguir, destacamos alguns desses benefícios essenciais do óleo para barba. Confira!

  • hidrata os fios da barba: Conforme sua barba cresce é normal que os fios fiquem ressecados, principalmente nas extremidades. O óleo ajuda a compensar hidratando os fios por inteiro;
  • fortalece os fios: O óleo de jojoba em combinação com o óleo de argan têm uma ação incrível no bulbo capilar e na estrutura dos fios, reparando e fortalecendo o bulbo bem como as escamas dos fios de modo que fiquem mais resistentes à quebra e à queda;
  • ação condicionante: Devido à natureza emoliente dos ingredientes, sua barba não fica ressecada, mesmo em condições adversas como a exposição ao sol ou ambiente seco;
  •  torna sua barba mais macia: com a hidratação e o condicionamento, os fios ficarão mais maleáveis e menos “duros”. É mais fácil também alinhar os fios com o pente para barba após o uso do óleo para barba;
  • dá brilho e vida: sua barba ficará com brilho e aparência viva, resultado da hidratação e nutrição dada;
  • deixa sua barba com cheiro incrível: sua barba ficará com um cheiro incrível e extremamente masculino. Como a fragrância do óleo para barba BARBA BRAVA é obtido de forma natural, o cheiro é mais forte na aplicação — com uma sensação refrescante e energizante — e fazendo um fade out suave com o passar das horas;
  • é fácil de usar — não há mistérios para a aplicação do óleo para a barba, que deve ser usado sempre após a higienização com shampoo e condicionar e após a secagem adequada do rosto;
  • é muito econômico — uma quantidade mínima na palma da mão, que seja capaz de preencher toda a região da barba já é mais do que suficiente para o uso cotidiano do óleo para barba;
  • complementa a ação de outros cosméticos — o óleo por si só já tem um alto poder de hidratação. Porém, o uso em conjunto com um condicionador, por exemplo, pode potencializar ainda mais essa ação;
  • regula a oleosidade natural da pele — o “sebo” produzido pela pele é essencial para a saúde da barba, porém, sua produção não deve ser nem muito e nem menos. Os componentes do óleo ajudam a manter esse equilíbrio adequado e, consequentemente, melhoram a aparência natural dos fios;
  • evita coceiras e irritações — por contar óleo de argan e de semente de uva, o cosmético tem uma ação antinflamatória e reduz as irritações na pele.

Para quem é indicado o óleo para barba?

Quem deve usar óleo para barba

Além de saber o que é óleo para barba e quais os seus benefícios, é importante saber para quem o óleo é indicado. O óleo para barba é indicado para o barbudo que é sério em relação a manutenção e cuidado da sua barba. Com uma barba a partir de 2 cm (ou 1 dedo) de comprimento já se pode beneficiar-se do uso de um óleo para barba. Com barbas mais curtas do que isso é possível utilizar, mas numa quantidade menor e os benefícios podem não ser imediatamente aparentes.

Pessoas com pele ou barba ressecada também vão encontrar no óleo para barba um excelente aliado para dar vida, brilho, hidratação e uma aparência melhor à sua barba.

E barbudos com pele normal e oleosa, podem usar? Sim! No caso da pele oleosa é recomendado que comece utilizando uma quantidade pequena do óleo com uma frequência menor (dia sim e dia não, por exemplo) e então vá ajustando conforme sente que pode. Um efeito interessante a ser observado é que geralmente com o uso contínuo do óleo para barba a pele do seu rosto percebe que precisa se esforçar menos para criar aquela oleosidade natural (que tem o propósito de manter a pele e fios protegidos) já que o óleo para barba está fazendo um ótimo papel providenciando esta proteção e nutrientes, desta forma a oleosidade natural da pele começa a retrair. Na dúvida, sempre consulte um dermatologista para orientações específicas para o seu caso.

Quando e Como usar o óleo para barba?

Óleo para Barba é melhor utilizado após a lavagem do rosto, seja pela manhã ou após o banho, porém é importante que sua barba esteja seca — óleo e água não são se misturam muito bem, literalmente ;-).

Aplique uma pequena quantidade na sua mão utilizando o exclusivo dosador pump da BARBA BRAVA e esfregue uma mão na outra, espalhando entre os dedos e então aplique na barba, desde a raiz dos fios (na pele) até as pontas, massageando com os dedos e palma da mão. Se desejar, utilize o pente para barba para ajudar a espalhar o óleo entre os fios e já deixá-los em ordem.

A quantidade ideal para ser usada depende do comprimento e densidade da sua barba bem como do status de oleosidade atual (ressecada, normal ou oleosa). De modo geral, entre 2 a 4 pressionadas do pump deve ser o suficiente para a maioria dos barbudos.

O óleo para barba serve para crescer os fios?

Não diretamente, mas pode-se dizer que o cosmético pode somar nesse processo. O fato é que não existem produtos — e nem remédios — capazes de fazer nascer fios onde não tem. O desafio de crescer a barba deve ser encarado por meio de bons hábitos e cuidados especiais rotineiros, o que inclui o uso dos óleos essenciais.

Sendo assim, para incluir o cosmético em sua lista de tratos com a barba no dia a dia e permitir com que ela cresça naturalmente, vale ressaltar a importância de algumas boas práticas a serem seguidas. A seguir, destacamos algumas delas. Confira!

  • mantenha uma boa alimentação, sempre dando preferência a uma dieta equilibrada e mais natural possível;
  • exercite-se com frequência e contribua para que o organismo se mantenha sempre em equilíbrio e com uma produção adequada de hormônios;
  • se perceber uma discrepância muito grande na oleosidade de sua pele ou na queda de cabelos, não hesite em consultar um profissional da saúde, como uma nutricionista ou um dermatologista;
  • independentemente do volume e tamanho de sua barba, cuide da pele e dos fios todos os dias;
  • deixe sempre os fios crescerem naturalmente, mas busque aparar as pontas sempre que necessário;
  • não acredite em cosméticos milagrosos e mesmo em medicamentos sem uma orientação médica;
  • prefira sempre cosméticos de qualidade e de marcas especializadas;
  • a saúde da barba não se limita apenas aos cuidados com os fios. A pele também merece atenção.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o uso do óleo para barba. Como bem vimos ao longo do artigo, o cosmético é essencial na necessaire de todo barbudo e conta com uma poderosa ação hidratante, indispensável para quem preza pela boa aparência e pela saúde dos fios e da pele do rosto.

Gostou do post? Quer saber onde encontrar os melhores óleos para barba, além de uma lista perfeita de outros cosméticos masculinos? Então, aproveite e visite nosso catálogo e se surpreenda com a variedade e qualidade dos produtos Barba Brava.

Confira nossos óleos para barba:

7 thoughts on “O que é óleo para barba?

    • barbabravaclub says:

      Opa amigo. Infelizmente o óleo para barba não faz crescer barba em regiões onde não há. Porém ele estimula o crescimento dos fios existentes.

  1. Jorge Vicente says:

    Tenho pele muito oleosa principalmente na cabeça, rosto e cabelos. Onde encontrar um óleo de barba barato? Outra curiosidade, o óleo Johnson pode ser usado na barba em pouca quantidade, e nos intervalos mencionados? Abç.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *