Como já mostramos aqui, a carne é um dos alimentos que trazem mais benefícios para a pele e barba. Sendo assim, fazer um churrasco de final de semana para se divertir com os amigos une o útil ao agradável, não é mesmo?

Se você gostou da ideia, conheça algumas dicas muito importantes que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua confraternização — afinal, existem muitas coisas que devem ser levadas em consideração antes e durante o churrasco. Continue acompanhando o texto e confira!

1. Escolha a churrasqueirablank

Geralmente, as carnes são assadas nas churrasqueiras de alvenaria ou nas portáteis. No entanto, se você ainda não tem esse item essencial, é preciso saber que existem diversos tipos e que você deve escolher conforme o resultado que quer obter e também a quantidade de carne que será assada por vez.

2. Separe todos os utensílios para o seu churrasco de final de semana

Antes de tudo, é preciso que você se certifique de que tem todos os utensílios adequados. Isso porque algumas improvisações podem afetar a qualidade do seu churrasco e, consequentemente, a experiência dos convidados.

Utilizar um garfo no lugar da pinça para virar a carne, por exemplo, pode fazer com que a carne fique ressecada, pois o suco dela pode acabar saindo.

Além da pinça, você precisará da grelha, de um espeto duplo e um simples, caso for fazer carnes grelhadas. Se você for optar por carnes assadas, o ideal é ter dois espetos duplos. Separe também as tábuas, as facas e os garfos com antecedência.

3. Analise bem tudo o que for servir

Um churrasco completo inclui as entradas, os aperitivos e as carnes principais. Para fazer um churrasco completo não é preciso inventar ou dificultar, como alguns imaginam. Na verdade, é bem prático:

Entradas

As entradas podem ser feitas com uma dose de saladas. Você pode fugir dos tradicionais alfaces e tomates e optar por ingredientes como cenoura, beterraba, rúcula, agrião e acelga, entre outras verduras e legumes.

Deixe cada ingrediente separado em um recipiente, assim as pessoas podem se servir da forma que quiserem. Para temperar a salada, você pode deixar à disposição mostarda, vinagre, azeite, sal, mel e folhas de hortelã.

Aperitivos

São chamados de aperitivos os pratos servidos antes das carnes principais. Alguns exemplos são o pão de alho, frango, costelinha suína ou de cordeiro, bananinha da costela ou a linguiça. É preciso se lembrar de que eles devem ser servidos em pequenas quantidades, para que não roubem a atenção (e o estômago) do prato principal.

Carnes principais

Se você quer escolher carnes para fazer um churrasco incrível, opte pelas queridinhas da maioria: picanha, costela (suína ou bovina), fraldinha, maminha, alcatra, filé mignon, contra filé, cupim e bisteca.

Essas carnes são muito saborosas e normalmente agradam a todos os convidados. Depois, é só escolher os drinques para acompanhar o resultado (a cerveja artesanal é uma boa pedida). Não tem erro!

4. Escolha o tempero 

Para fazer um bom churrasco, você não precisa pensar em muitos temperos diferentes. Na verdade, você pode usar apenas um para temperar todas as carnes: o sal grosso.

Para utilizá-lo, é preciso temperar a carne somente pouco tempo antes de prepará-la, para que ela não fique salgada ou seca. Também é preciso retirar o excesso do sal antes de colocá-la na grelha, batendo na carne com uma faca.

5. Asse a carne adequadamente

Uma dica para assar bem o churrasco é selar a carne (tostar rapidamente a superfície de forma que ela perca a coloração de “crua”) antes de assá-la. Isso evitará que ela resseque e desidrate, mantendo a suculência.

Além disso, deixe a gordura virada para cima, principalmente a da picanha. Somente depois de assada é que ela deve ser colocada para baixo, para que derreta.

Tome cuidado com o ponto do seu churrasco de final de semana: quanto mais firme a carne estiver, mais passada ela estará. Uma forma de olhar o ponto da carne é pressionando-a com as costas de um garfo.

Já sabe como fazer um churrasco memorável para se divertir com seus amigos ou tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *