Não é de hoje que a barba tem um enorme espaço no universo masculino. Além de passar um visual maduro, é reflexo do estilo e até mesmo de comportamento. Mas, claro, não basta deixar os pelos do rosto crescerem. Delimitar a linha da barba e o seu desenho ajuda a modernizar até o mais rústico dos estilos.

Delimitar a barba é simples, mas, antes, é preciso entender alguns detalhes essenciais. Por isso, neste post, você vai saber como delimitar a linha da sua barba. Preparado?

O que é uma barba desenhada?

É uma barba com formato linear e delimitado. Normalmente, se divide em 3 tipos: barba com cavanhaque, só cavanhaque e barba sem cavanhaque.

Fazendo o desenho da sua barba

Agora que você já entendeu o que é uma barba desenhada, é hora de aprender a fazer o desenho da sua barba. Preste atenção nas dicas:

  • bochechas: trace uma linha reta, da altura da orelha ao final do bigode. Você pode utilizar formatos mais quadrados ou arredondados, mas é preciso cuidado dobrado para deixar os lados simétricos;
  • pescoço: deixe os pelos 2 centímetros acima do pomo-de-adão e mantenha essa linha até chegar às orelhas;
  • costeletas: a parte externa deve ser desenhada em linha reta até chegar ao pescoço e à mandíbula;
  • queixo: deixe os pelos o mais reto e apontados para baixo possível. Para isso, utilize a tesoura ou o aparador para abaixar os pelos e evitar que eles fiquem espetados.

Como delimitar a linha da barba em casa?

Para te ajudar a delimitar a linha da barba em casa e garantir o formato que você deseja combinar com o seu estilo, confira este passo a passo:

Passo #1

O 1º passo é deixar a barba crescer bem. O ideal é que ela cresça entre 4 e 6 semanas para encorpar e dar forma aos pelos do rosto.

Passo #2

Com a barba cheia será mais fácil escolher o desenho certo para delimitar a linha da barba. Procure prestar atenção no formato do seu rosto e a forma como os pelos nascem.

Passo #3

É hora de preparar a pele. Água quente e óleo para barba são essenciais. Água quente ajuda a abrir os poros do rosto, enquanto o óleo amacia os fios, o que facilita bastante o movimento da lâmina.

Passo #4

Antes de começar o desenho, você precisa aparar a barba até o tamanho que deseja usar. Caso seja a 1ª vez que está fazendo a barba dessa forma, comece com o maior pente da máquina e vá reduzindo aos poucos, até chegar no tamanho que você queira. Guarde esse número para usar sempre.

Passo #5

Tudo pronto para delimitar a linha da barba. Com a máquina sem pente, tire o excesso de pelo e vá delineando a barba com o formato que você deseja. Em seguida, utilize a lâmina da navalha ou o barbeador para deixar a pele lisa onde não há pelos.

Caso você não seja totalmente seguro em manusear a navalha, não se preocupe! Dá para delimitar a linha da barba com ajuda de máquinas de barbear, por exemplo.

Passo #6

Finalizou a sua barba desenhada? Não se esqueça de utilizar um balm para barba para proteger os poros expostos e higienizar a pele.

Quais são os segredos para uma barba desenhada perfeita?

Barbas desenhadas precisam de alguns cuidados, especialmente se você quer garantir que seu visual esteja sempre bonito e com cara de “acabei de barbear”. Para isso, dê uma olhada nas dicas de barbeiro:

  • dê preferência para gel de barba transparente que não faça espuma. Isso facilita enxergar onde delimitar a linha da barba;
  • apare as pontas do bigode com uma tesoura própria para barba e nunca deixe que os pelos passem a linha do lábio;
  • mantenha o solo fértil para o crescimento saudável da barba. Produtos com ingredientes naturais, como o óleo de origem vegetal, são grandes aliados;
  • balm ajuda a alinhar a barba e evitar irritação na pele. Tenha sempre um de confiança.

Com essas dicas, você já está pronto para delimitar a linha da barba e exibir um visual muito mais moderno e personalizado.

Você tem colegas barbados? Então não deixe de compartilhar essas dicas nas suas redes sociais!

One thought on “Como e onde delimitar a linha da barba?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *