Diferentemente do que muitos pensam, a pele e a barba negra precisam de tantos cuidados quanto qualquer outra. Sim, é bem verdade que você pode comemorar alguns privilégios herdados geneticamente, como uma maior plasticidade e menor propensão ao câncer e às rugas. Mas “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, certo? Quer descobrir como cuidar da sua pele negra e da sua barba negra sem precisar arrancar os cabelos? A gente te ensina em 5 passos:

A pele negra e a barba negra

A cútis negra apresenta um alto nível de melanina e de colágeno, o que a torna mais resistente à exposição solar e o que aumenta a sua elasticidade. Isso evita o envelhecimento precoce e retarda o aparecimento de rugas e de linhas de expressão. Contudo, ela é mais propensa a manchas e à ação da oleosidade, ocasionando, por vezes, a foliculite e a acne. Além do mais, a maioria dos barbados negros possuem fios crespos, mais grossos e com aspecto frisado, o que exige cuidados redobrados para evitar pelos encravados e deixar a barba com aspecto macio. Problemas específicos que podem (e devem!) ser tratados juntos e com os seguintes cuidados diários:

Os cuidados necessários

1. Controle a oleosidade do seu rosto

A pele negra possui um maior número de glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo), o que a torna mais oleosa, com poros dilatados e, por isso, mais propensa ao surgimento de acne. Além do mais, uma barba malcuidada também ocasiona uma maior oleosidade da pele, podendo resultar em uma dermatite seborreica. Para evitar a produção de óleo em excesso, o ideal é lavar o rosto ao menos 2 vezes ao dia. Evite o uso de sabonetes que tendem a ressecar demais a pele e que causem um efeito rebote (a pele fica ressecada e passa a produzir ainda mais sebo para se reequilibrar). Produtos à base de álcool também devem ser evitados pelo mesmo motivo. O ideal é usar o Shampoo para barba, evitando o seu ressecamento. E, se o produto for indicado para pele e barba, bingo! Você já facilita a manutenção de ambas.

2. Esfolie

pasta de limpeza
Esfoliante para barba
A presença de fios crespos na barba negra, combinada ao excesso de oleosidade, facilita o surgimento de pelos encravados — que podem inflamar e virar uma foliculite. E, na pele negra, essa inflamação pode resultar em manchas. Nesses casos, para abrir os poros, remover as células mortas e renovar a epiderme, o ideal é realizar uma esfoliação semanalmente. Opte por produtos que não agridam tanto a pele e que proporcionem uma esfoliação menos agressiva. A barba e a pele agradecem!

3. Hidrate o seu rosto

Óleo para barba
Na verdade, todos os tipos de pele devem receber hidratação. Ela a responsável pela reposição de água e de nutrientes perdidos ao longo do dia graças à exposição ao sol e às impurezas do ar. A barba também ajuda a evitar a perda de água, deixando a pele protegida dos agentes externos com uma barreira protetora que a mantém hidratada por mais tempo. Por isso, o ideal é realizar uma boa hidratação diariamente logo após a higienização. Procure produtos que possuam fórmulas concentradas, evitando usar uma grande quantidade na aplicação para não obstruir os poros e ganhar cravos e espinhas. Produtos à base de óleos essenciais são rapidamente absorvidos pela pele, regulando a oleosidade natural. Mas lembre-se: eles devem ser usados em pequenas quantidades. Óleos de barba são ideais para essa finalidade, mesmo em peles oleosas. Afinal de contas, eles foram desenvolvidos justamente para nutrir a pele, favorecendo a manutenção do pelo. São altamente hidratantes e, se usados corretamente, vão auxiliar no controle da oleosidade. Mas, se ainda assim você tem receio de usar óleos para hidratar o rosto e a barba, sugerimos que comece aplicando o produto em dias alternados até que esteja devidamente adaptado a ele.

4. Proteja-se contra os raios solares

Engana-se quem pensa que a pele negra dispensa o uso de protetores. Na realidade, a hiperpigmentação desse tipo de pele favorece o surgimento de manchas. É comum você ver pessoas negras cuja testa apresenta maior pigmentação que o restante do rosto, justamente porque essa é uma área que costuma ficar mais exposta ao sol. E, como a pele negra não fica avermelhada, essa superexposição tende a passar despercebida! Por isso, para evitar manchas indesejadas e o risco de câncer de pele, o ideal é usar, pelo menos, um protetor solar fator de proteção 30 ao longo do dia. Veja bem: nada de passar o protetor só quando for ficar exposto diretamente ao sol, mesmo a iluminação artificial de casa ou do escritório tendem a afetar a nossa pele! Então, capriche no protetor pela manhã, reponha à tarde e aplique novamente à noite. A boa notícia para os barbados de plantão é que pesquisadores descobriram que as áreas do rosto cobertas por bigodes e barbas têm, em média, ⅓ a menos de exposição aos nocivos raios UV. Pelos encaracolados e grossos ajudam ainda mais, pois “quebram” os raios solares, dificultando que eles atinjam a pele por baixo. Em outras palavras, quanto mais densa e comprida é a sua barba crespa, maior proteção ela te confere.

5. Evite cicatrizes e queloides

Por possuir maior quantidade de colágeno, a pele negra é mais predisposta a formação de queloides e de cicatrizes. Homens podem desenvolver queloides ao se barbear. Logo, ter uma barba é sinônimo de não se cortar com uma lâmina, evitando marcas na pele e na autoestima. Manter uma barba de respeito, bem cuidada e devidamente aparada garante ainda se livrar de pelos encravados e da foliculite. Quer aliada melhor do que ela? Algumas características peculiares da pele negra podem favorecer o surgimento de problemas específicos, como manchas, foliculite e oleosidade excessiva. Mas, ao contrário do que muitos pensam, uma barba, mesmo crespa, pode auxiliar a combater muitos deles. O importante é investir em cuidados diários e produtos de qualidade para uma pele negra e uma barba negra mais saudáveis. Aproveite e conheça 4 produtos para uma barba bem cuidada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *