A barbaterapia é um termo que vem sendo muito utilizado ultimamente, mas você sabe o que é esse procedimento, barbudo?
Entrevistamos alguns barbeiros que são nossos parceiros, pra contar mais pra vocês de como funciona todo o processo e esclarecer as dúvidas sobre a barbaterapia e além de manter os cuidados diários com a barba em casa, a importância de frequentar uma barbearia pra manter os fios em dia!

O que é barbaterapia?o que é a barbaterapia

Provavelmente você tenha ouvido recentemente esse termo. Estamos aqui pra esclarecer o passo a passo desse procedimento adotado pelas barbearias de todo país pra você!
A barbaterapia é um ritual relaxante pensado e idealizado para o homem barbudo. Até para os brothers que tem todo o domínio sobre os fios e de todo o cuidado em relação a barba (como aparar regularmente, hidratar e alinhar os fios) essa atenção especial oferecida pelas barbearias é de extrema importância, pois o ambiente além de todo o cuidado profissional, oferece uma experiência úninca de relaxamento também.
ANTES:
Antes do início do procedimento existe todo um ritual, o brother Paulo César da Barbearia Colt contou pra gente que sempre recepciona os clientes e os acompanha da porta até a cadeira, colocando sempre uma música relaxante, seja um folk americano, blues ou um rock dos anos 70 ou 80, pra deixar o ambiente climatizado e descontraído!
DURANTE:
Existem variadas maneiras de executar as técnicas relaxantes desse cuidado pensado e idealizado exclusivamente pro homem barbudo.
Segundo a Caroline Brandalise da Barbearia Visconde, o procedimento geralmente é realizado com toalha quente, ao modo bem tradicional, utilizando a aplicação de cremes específicos para hidratar a pele do barbudo. A tradicional toalha quente, é utilizada para abrir os poros, amolecer os pelos e principalmente, relaxar o cliente.
Enquanto o cliente relaxa, o barbeiro prepara a espuma que será passada em toda área em que os fios serão aparados. A barba e o design escolhido pelo barbudo, é todo feito com navalha, utilizando lâminas descartáveis.Pra dar o acabamento é utilizado o óleo para barba como pós barba e o balm pra modelar e pra finalizar, é feito uma massagem relaxante no cliente.
Não é somente um cuidado específico para a barba, o procedimento é uma terapia pro brother que quer ter uma experiência única como conta o brother Caio Magalhães da Barbearia Os Barbeiros.
Ele contou pra gente, que durante a permanência do cliente,é realizado um tratamento completo do rosto também, como esfoliação para a retirada de células mortas, hidratação com máscara de argila verde que hidrata profundamente profunda hidratação, além do tradicional serviço de barba completo e aparo de pêlos faciais (nariz, orelhas, sobrancelhas), caso o cliente deseje.

 

Quanto tempo dura o procedimento?

É importante que o procedimento seja feito sem pressa, já que o objetivo final da experiência, é o relaxamento dos clientes. A duração depende muito do comprimento da barba, do design escolhido, do tipo de pele do barbudo e do pacote escolhido para o relaxamento, mas segundo nossos entrevistados o tempo da barbaterapia varia de 20min à 1 hora.

Como é o comportamento dos clientes durante a sessão?

O Yuri Rowan da Barbearia Rowan  contou pra gente que geralmente os clientes se sentem bem à vontade. Assistem um esporte na Tv, alguns brothers acabam até levando alguns amigos, ficam batendo um papo e a barbearia oferece aquela cervejinha gelada para quem está na espera, com um som massa rolando no ambiente. Ele disse inclusive, que alguns clientes chegam até a dormir durante a o processo da barbaterapia, acreditam? Relaxamento total!

Quais os principais resultados que a barbaterapia traz para o cliente?

Além de uma barba bem feita e alinhada, uma hidratação completa dos fios, deixando todo o stress do dia a dia de lado, e saindo da barbearia completamente relaxado, conta o brother Gregório Machado da Barbearia Don Gregoriano.

De quanto em quanto tempo é feito a barbaterapia?

O Marcel Brotto da Barbearia Araújo nos disse que em média de 15 em 15 dias, dependendo da necessidade e vontade do barbudo, já que muitos frequentam regularmente a barbearia por ser um espaço que além de todo tratamento profissional oferecido, é descontraído e ótimo pra sair da rotina conta. Muitos destes espaços, além das terapias oferecidas, tem um espaço com bar, bilhar, tv e video-game pros barbudos!

Quais os principais cuidados para manter os resultados durante essa sessão e a próxima visita ao barbeiro?produtos para barba

Se tem um ponto que todos concordaram e tiveram sincronia na resposta, foi esse!
manutenção caseira diária, é de extrema importância, utilizando produtos específicos para a barba (o uso do shampoo, óleo, balm, pente e pasta de limpeza), para que eles se cuidem no seu lar. Assim, o barbudo permanece sempre com os fios hidratados, higienizados e no lugar, até a próxima visita ao barbeiro.

Por que ir em uma barbearia faz sentido?

O Caio Magalhães, afirma que além do atendimento profissional, o barbudo garante ter o resultado que deseja, o estilo que precisa e o conforto que merece. A experiência de bater um papo com seu barbeiro de tradição e ouvir sugestões para melhorar e manter o visual alinhado é de suma importância para o aumento de confiança pessoal, autoestima e ter um momento de relaxamento pra se livrar do stress diário.

“Acho que não tem nada mais prazeroso de que você ser bem atendido e com excelência. Se você ainda não experimentou a sensação de ir em uma barbearia, não sabe o que esta perdendo”. (Yuri Rowan)
 

 

Gostou do nosso post de hoje barbudo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros brothers também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *