Para quem tem pouco volume no rosto ou apresenta algumas falhas para fechar a barba completamente, uma das alternativas é concentrar no velho e bom cavanhaque. No entanto, apesar da área preenchida pelos fios ser menor, isso não significa ter menos trabalho ou preocupações com os cuidados do dia a dia.

Por isso, nós resolvemos trazer algumas dicas de como cuidar do cavanhaque e manter o visual sempre impecável. Quer conferir um passo a passo de como deixar o cavanhaque perfeito e ostentar uma aparência pra ninguém colocar defeito? Então, continue a leitura até o final e tome nota. Vamos lá!

1. Apare os fios regularmente

equipamentos barbearia

Se você tem pouco volume mesmo na região do cavanhaque, a dica é deixar os fios crescerem naturalmente e, aos poucos, tentar buscar um desenho que preencha melhor a região do rosto. Nesse tempo, mantenha a higienização e a hidratação corretas e com produtos indicados, não se esquecendo de seguir outros conselhos de como fazer a barba crescer.

Por outro lado, para quem já ostenta um volume maior em volta da boca, o ideal é definir o tamanho desejado do cavanhaque, sempre que necessário, aparar as pontas dos pelos (isso ajuda a manter o volume e a retirar fios quebradiços) e delinear as “bordas”, o que inclui, evidentemente, a área do pescoço.

Use uma tesoura própria, auxilie-se com um pente de madeira e evite navalhas cegas ou já muito usadas. Após o procedimento, capriche na hidratação da pele!

2. Mantenha uma rotina de cuidados diários

Saber como cuidar do cavanhaque requer certa disciplina, mas, antes de tudo, entender o papel de cada cosmético para barba. Ou seja, nada de economizar ou querer usar produtos femininos ou para cabelos no rosto, pois não foram desenvolvidos para atender às necessidades da pele e, muito menos, dos fios do rosto.

A higienização do cavanhaque deve ser diária, com um shampoo próprio para barba, preferencialmente com água fria ou morna (temperaturas muito altas podem causar ressecamentos), acompanhada, também, de um condicionar.

Se possível, de duas a três vezes na semana, use a pasta esfoliante antes do banho, com a barba úmida. Essa última dica é ideal para complementar a limpeza da pele e para abrir os poros, o que ajuda no crescimento mais forte dos fios.

A parte da hidratação também faz parte dos cuidados diários do cavanhaque. Para isso, apostar em óleos é investir no brilho, na maciez e na refrescância para o rosto. O balm para barba também contribui muito para isso e ainda permite modelar o cavanhaque.

como cuidar do cavanhaque

3. Evite certos deslizes

Além de saber como cuidar do cavanhaque no dia a dia, é fundamental estar atento a alguns erros cotidianos que podem influenciar na saúde e na aparência de sua barba. Já falamos sobre a importância de prezar por produtos específicos e de qualidade, além de algumas dicas de como lavar, hidratar e aparar os fios.

Porém, tem mais alguns conselhos importantes que, muitas vezes, passam despercebidos. Por exemplo, compartilhar toalhas não é algo indicado, pois isso pode “contaminar” sua barba e trazer sujeira e óleos e até causar alergias. Portanto, se possível, tenha uma toalha exclusiva para o cavanhaque e, de preferência, sempre seca e lavada.

Evite secar os fios com secador de cabelo muito quente para não ressecar, não utilize escovas de cabelos, corra de cosméticos duvidosos e “milagrosos”, não abuse de uma alimentação pesada e gordurosa e nada de sedentarismo. Todo esse conjunto de deslizes pode ser muito prejudicial para a sua barba!

Enfim, essas foram as dicas de como cuidar do cavanhaque e obter resultados realmente satisfatórios. Vale reforçar que, mesmo que o volume seja menor do que uma barba cheia, os cuidados diários e a qualidade dos cosméticos aplicados farão toda a diferença para a sua aparência e a saúde do rosto.

Curtiu? Quer saber onde encontrar tudo o que você precisa para o seu cavanhaque?

Então, confira os produtos BARBA BRAVA:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *