Quer saber como deixar a barba lisa e macia sem necessariamente recorrer a algum procedimento especial ou se arriscar com algum produto químico? Pois bem, deixar os fios mais “leves” e modelados do jeito que você quer é uma questão de dedicação e cuidados essenciais diários, que até podem requerer tempo, mas, se souber fazer direito e seguir os conselhos exatos, é certeza de sucesso.

Pensando justamente nisso, nós resolvemos preparar este post exclusivamente para trazer dicas de como deixar a barba mais lisa e macia de forma prática e sem riscos para a saúde de sua pele e de seus fios. Vamos direto ao ponto?

Afinal, por que minha barba não é lisa ou macia?

Muitos barbudos se perguntam o porquê de sua barba ser um pouco mais enrolada e, em alguns casos, chegar a “arranhar” o rosto. Na verdade, há inúmeras variáveis para explicar isso, começando, inclusive, pela questão genética. Afinal, assim como com o cabelo, há pessoas que já nascem com certas características hormonais, e é justamente isso que vai definir o volume da barba, a disposição dos fios no rosto e, claro, o “tipo”, o tom e a espessura dos pelos.

Por isso, temos barbas lisas, crespas, cheias, com falhas, claras, escuras etc. Além dessa questão natural, há também outros fatores que podem influenciar nessas características e deixar seus fios mais ondulados, rebeldes e, até mesmo, ressecados. Entre eles, a falta de cuidados diários e a baixa hidratação podem explicar isso!

Quanto mais finos forem seus fios, naturalmente tenderão a enrolar mais. Consequentemente, serão mais frágeis também, caso não se atente aos devidos cuidados essenciais e, portanto, menos lisos e macios. Mas, então, como evitar isso?

É o que veremos nas dicas práticas do tópico a seguir. Continue e descubra!

O que fazer para deixar minha barba lisa e macia?

Vale reforçar a ideia de que barbas enroladas ou crespas podem ter origens genéticas. Portanto, não há “receitas” prontas para mudar isso. Ou seja, as dicas a seguir são alternativas essenciais de como cuidar corretamente da barba, proporcionando, assim, mais maciez, saúde e brilho para os fios e, até mesmo, possibilitando modelá-los do jeito que você preferir.

No entanto, nenhum desses conselhos (ou quaisquer outros) vai mudar o seu “tipo” de barba natural, apenas ajudar você a cultivar um visual mais bonito e agradável para o próprio rosto. Sabendo disso, vamos às dicas de como deixar a barba lisa e macia sem riscos ou químicas para a pele. Confira!

1. Adquira um shampoo e condicionador para barba

O shampoo tem como função principal a higienização dos fios, retirando impurezas e nutrindo-os com nutrientes necessários. O processo é complementado com o condicionador que, por sua vez, hidrata, amacia e desembaraça os pelos. Já sabia disso, mas mesmo assim nunca teve os resultados esperados?

O erro pode estar, então, no tipo de cosmético que você usa! É muito normal vermos barbudos recorrendo a shampoos e condicionadores de cabelos no rosto, e isso pode explicar tudo. Afinal, tanto os fios como a pele do couro cabeludo possuem características extremamente diferentes, como o nível de oleosidade, a espessura, a profundidade das raízes, entre outras.

Sendo assim, os produtos de cabelos são desenvolvidos para atender a essas especificidades e, se aplicados indevidamente na barba, podem trazer efeitos bem diferentes e, até mesmo, acarretarem em ressecamentos, fechamento de poros e níveis indesejados de oleosidade.

Portanto, separe uma coisa da outra! Hoje, há disponível no mercado de estética masculina excelentes shampoos e condicionadores, desenvolvidos exclusivamente para as necessidades da pele e dos fios das barbas. Além disso, esses cosméticos são compostos por ingredientes específicos e vitaminas fundamentais para higienizar e hidratar o rosto, proporcionando mais maciez e flexibilidade aos pelos da face.

Como dica extra para uma limpeza ainda mais profunda, uma boa pasta esfoliante tem o poder de limpar e retirar as impurezas mais encruadas no interior dos poros. Isso potencializa o crescimento mais saudável e bonito da barba, além de contribuir para uma pele mais limpa e menos irritada.

2. Hidrate diariamente a barba

Saber como deixar a barba lisa e macia tem muito a ver com a hidratação dos fios. Afinal, é nessa etapa de cuidados diários que se evita o ressecamento dos pelos, a descamação da pele e aquela impressão de uma barba “fosca”, dura e espetada. O mais indicado e prático para manter a barba hidratada no dia a dia é recorrer aos óleos para barba.

Esses cosméticos são extremamente eficazes e rendem muito, podendo ser aplicados todos os dias após a higienização e seguram perfeitamente o brilho e a maciez da barba por longas horas, deixando os fios mais flexíveis, refrescantes e com uma aparência saudável.

De essências de café à menta, os óleos para barba nutrem os bulbos e as raízes, protegem contra os efeitos dos raios solares, evitam o ressecamento, controlam os níveis da oleosidade natural da pele e ajudam no desembaraço dos fios. Com todos esses benefícios, fica mais fácil deixar a barba lisa e macia no cotidiano!

3. Fuja de reagentes químicos

Como bem dissemos ao longo do texto, fios mais finos e enrolados podem ser características genéticas, e não há soluções científicas capazes de mudar isso. Portanto, não caia na história de procedimentos milagrosos que prometem mudanças eficazes e imediatas. Muitas dessas “promessas” podem incluir uma verdadeira “bomba” química para a sua barba, e os resultados tendem a ser desastrosos ao longo do uso.

As químicas são maléficas, tanto para os fios como para a pele, e isso pode trazer problemas como alergias, irritações, ressecamento intenso para a barba, queda de pelos, fechamento irreversível de poros, alterações na produção natural de óleo e, até mesmo, interferem no crescimento de seus pelos.

Portanto, cosméticos duvidosos, remédios sem receituário médico e procedimentos inadequados devem estar fora de cogitação, mesmo que os resultados pareçam milagrosos e rápidos.

4. Não faça “chapinha” na barba

O alisamento dos fios, o popularmente chamado “chapinha”, parece uma solução viável para deixar a barba lisa e macia no dia a dia, assim como é feito com o cabelo. Não há dúvidas de que o procedimento funcione e realmente mude a aparência dos pelos de imediato, mas a verdade é que ele age “agredindo” os fios, e, consequentemente, isso pode afetar a saúde dos mesmos.

Na prática, a chapinha desidrata os cabelos e os alonga temporariamente por meio de uma “chapa” especial de alta temperatura, que retira as células mortas e solidifica a queratina (uma das proteínas naturais do cabelo). O fato é que isso altera o visual, tornando o fio mais liso e macio, porém menos “rico” e saudável.

Outro problema é que, como já citamos, os pelos da barba têm características diferentes aos do couro cabeludo. Portanto, um procedimento de desidratação intensa, por meio da chapinha, pode trazer malefícios aos fios do rosto e dificultar o resultado esperado.

5. Crie o hábito de pentear a barba

Por fim, um dos cuidados essenciais e naturais de como deixar a barba lisa e macia é o hábito diário de pentear os fios. A melhor forma para isso é contar com um pente de madeira (já que esse material não tem eletricidade estática) e aplicá-lo diariamente no rosto, logo após a higienização e hidratação. O mais indicado é aproveitar a barba levemente úmida ou com o próprio óleo essencial, justamente para deslizar melhor o acessório, para desenhar os fios na direção certa.

O pente também auxilia no momento de aparar as pontas, o que é fundamental para evitar ressecamento das extremidades e deixar os fios sempre mais fortes. Para finalizar, aplicar um balm de qualidade nessa etapa vai ajudar a alinhar os pelos mais rebeldes e modelar a barba, conforme o visual que você busca.

Enfim, essas são as dicas de como deixar a barba lisa e macia naturalmente, sem precisar recorrer a procedimentos ou produtos duvidosos, que só tendem a prejudicar o visual e a saúde da pele e dos fios. Vale reforçar que não há soluções milagrosas capazes de alterar as suas características genéticas, e só os cuidados essenciais bem realizados no dia a dia podem contribuir para uma aparência mais “leve”, saudável e bonita.

Gostou? Quer saber onde encontrar os cosméticos ideais para isso? Então, acesse o site da Barba Brava e confira nosso catálogo completo, além de dicas e conselhos infalíveis para a sua barba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *