Deixar a barba crescer é o objetivo de muitos homens, porém os resultados nem sempre saem como o esperado! Isso porque pode haver inúmeros motivos para o mau desenvolvimento dos fios (naturais ou não), cuidados inadequados no dia a dia e, até mesmo, estilos de vida que mais prejudicam do que ajudam no crescimento dos pelos.

Pensando justamente em ajudar você a cultivar o tão sonhado volume no rosto e tentar esclarecer até onde é possível ter uma barba saudável, nós preparamos um post exclusivo. Destacamos, principalmente, os erros mais comuns cometidos por quem tenta deixar a barba crescer sem considerar certos cuidados.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao ponto! Continue a leitura até o final e descubra as melhores dicas de como ter uma barba mais rápido e saudável. Podemos começar?

deixar a barba crescer

Antes de tudo, entenda a origem do problema

Não podemos simplesmente destacar diferentes dicas sobre o crescimento da barba, se você não reconhece, de fato, os reais motivos que a impedem de se desenvolver. Afinal, como citamos no início, são muitas as possíveis causas envolvidas nesse processo, inclusive algumas diretamente ligadas à disposição natural de seu organismo.

Em outras palavras, há homens que já nascem mais propensos a ter uma barba mais volumosa do que outros, e, infelizmente, nem a ciência tem solução para isso ainda. Para você entender essa situação de uma forma mais técnica, o nosso rosto é composto por micro receptores de hormônios específicos para o crescimento da barba. Entre eles, destaca-se a DHT (Dihydrotestosterone), que é uma subcategoria da testosterona e que está diretamente ligada ao processo de desenvolvimento dos fios.

A distribuição desses receptores na pele é o que vai definir o volume e preenchimento de cada barba, podendo ser de mais em alguns homens e de menos em outros. E isso é a lei natural! Por outro lado, a dificuldade em deixar a barba crescer também pode estar associada a outros motivos, como alopecia, maus cuidados diários, higiene inadequada da pele e até alimentação e estresse. Por isso, de nada vão adiantar as dicas a seguir, caso você não reconheça, de fato, as origens do problema!

Confira os erros mais comuns na hora de deixar a barba crescer

Depois de destacar os possíveis motivos e empecilhos para deixar a barba crescer, é possível enumerar alguns dos erros mais comuns de quem dá início a esse tão sonhado processo.  Além disso, é muito importante frisar que também existem formas de incentivar o desenvolvimento natural da barba, sem recorrer a produtos milagrosos ou mesmo medicamentos perigosos. Tudo é uma questão de equilíbrio entre bons cuidados frequentes e cosméticos certos.

Não aparar os fios da barba

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre quem pretende deixar a barba crescer e que, realmente, faz algum sentido. O ideal é permitir o desenvolvimento natural dos fios durante as primeiras semanas, até que a barba tome o formato e volume ideais. No entanto, depois dessa etapa, você perceberá que alguns pelos se desenvolvem mais que os outros, justamente porque recebem mais nutrientes, são mais fortes e tendem a crescer mais rapidamente.

É nessa hora que se recomenda aparar as pontas, no intuito de nivelar a barba de forma mais linear. Mas essa prática também contribui para o fortalecimento dos fios, já que as extremidades costumam ser mais frágeis e menos propícias a crescer bonitas. Por isso, costumam apresentar pontas duplas, ressecamentos e outros aspectos que atrasam o crescimento.

Coçar ou criar atritos na pele

barba coçando

Naturalmente, deixar a barba crescer pode acarretar certas irritações e coceiras na pele, em especial durante as primeiras semanas. Coçar muito ou gerar qualquer atrito pode influenciar no processo de crescimento e, até mesmo, arrancar alguns fios. Essa fase é normal, e a tendência é passar após a barba atingir determinado volume. No entanto, há alternativas muito mais saudáveis e agradáveis do que tentar resolver com as unhas ou os pentes, que só vão contribuir para descamação, vermelhidão e queda dos pelos.

O segredo está na hidratação contínua nesse período. E os cosméticos essenciais vão desde o shampoo e condicionador usados, até o óleo para barba. Essa combinação, da ducha até o final do dia, é essencial para manter o rosto mais hidratado, refrescante e com menos irritações possíveis.

Arriscar-se com produtos enganosos

Basta procurar um pouco na internet, que as propagandas milagrosas para crescer a barba vão aparecer na sua tela. Muito cuidado com isso, pois, como bem explicamos, nem a ciência tem respostas exatas ainda sobre como fazer os cabelos se desenvolverem onde não existem.

Além disso, apostar nesses produtos ou, até mesmo, em medicamentos pode colocar a sua saúde em riscos e não trazer nenhum resultado efetivo àquilo que eles propõem. Excessos de química na pele só tendem a prejudicar o crescimento e podem produzir alergias, irritações e até doenças mais sérias. Portanto, fuja disso!

Usar cosméticos em excesso

Sempre destacamos em nossas publicações o uso correto de cosméticos específicos para barba. Ou seja, produtos de cabelo ou para qualquer outra parte do corpo não são indicados para o rosto e, consequentemente, não atendem às especificidades e características da face humana.

Mas, além disso, é sempre bom reforçar que a quantidade e frequência dos cosméticos corretos não influencia no crescimento. Em outras palavras, não adianta abusar ou exceder nas doses, achando que isso vai acelerar o processo. O ideal é sempre seguir as recomendações dos fabricantes e criar uma rotina contínua desses cuidados, nas quantidades e frequências corretas.

Não atentar ao estilo de vida

exercicio-fisico

Deixar a barba crescer saudável também tem ligação direta com o que você come ou o que você faz! O processo natural de crescimento está atrelado às questões hormonais do organismo. Portanto, uma alimentação inadequada, somada ao estresse e ao sedentarismo, tende a influenciar negativamente no desenvolvimento de seus fios. Por conta disso, mude de hábitos, informe-se mais sobre dietas equilibradas, inicie alguma atividade física e busque esfriar a cabeça sempre que possível, evitando preocupações e estresse em excesso.

Enfim, esses são alguns erros comuns ao deixar a barba crescer naturalmente. Como bem destacamos ao longo do texto, é muito mais importante buscar um equilíbrio entre o estilo de vida e os produtos adequados do que insistir em métodos ou receitas milagrosas, que certamente não trarão resultados positivos.

Curtiu? Quer saber onde encontrar soluções realmente efetivas para o crescimento e desenvolvimento saudável de seus fios? Então, entre em contato agora com nossa equipe e conte-nos um pouco de suas metas e seu objetivo para deixar sua barba crescer.

Confira os produtos mais vendidos da BARBA BRAVA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *