Ao longo da história, surgiram inúmeros tipos de bigode. Cada um deles aponta uma fase no tempo e, principalmente, a personalidade e o estilo daquele que decide utilizá-lo como uma marca da sua masculinidade. Apesar disso, é preciso dizer que cada um desses cortes exige cuidados especiais, especialmente quando falamos da manutenção do estilo e da aparência de afeiçoado. Afinal, de nada adianta “portar” um corte bonito em uma semana, enquanto, na próxima, existem pelos crescendo por todo lado.

Para que você consiga manter seu estilo de maneira prática e, sobretudo, conheça novas alternativas para seu rosto, criamos esta postagem dedicada sobre o assunto. Gostou da ideia? Não deixe de ler este post até o final!

1. Bigode chevron

tipos de bigodes chevron

O bigode chevron é extremamente famoso e reconhecido por todas as pessoas. Sua utilização garante um aspecto mais vintage e com grande ar de estabilidade e segurança. Sendo amplamente utilizado nos anos 70 e 80, esse tipo de corte ainda garante espaço por ser atemporal e livre de modismos, principalmente por conta de sua simplicidade.

O chevron é um bigode volumoso, arredondado e que pode ser moldado de acordo com o rosto e o tipo de pelo. Um segredo para conseguir um bom corte é deixar a barba crescer por completo, para, somente em seguida, aparar os pelos da forma adequada. Apesar de parecer simples, não é um estilo tão fácil de conquistar. Um bom barbeiro deve ser responsável, e os cuidados com limpeza e hidratação, constantes. Pentear os pelos também entra na lista da rotina de quem deseja ter um chevron de respeito.

2. Bigode handlebar

tipos de bigodes handlebar

O bigode handlebar também é extremamente famoso, e suas origens aparentam ser bem mais antigas do que a maioria dos estilos mais modernos. Suspeita-se que, pelo menos, desde o século XIX, homens já aproveitavam seus pelos faciais para organizá-los de uma forma mais vistosa, seguindo esse padrão no canto do bigode ou da boca.

O nome handlebar vem justamente dos guidons de bicicleta, que são finos e apresentam esse formato semelhante, com pontas arredondadas. Esse não é um estilo muito fácil de conseguir, e é sempre importante ressaltar os cuidados com o crescimento.

Além da limpeza e hidratação, é preciso ter um volume de barba adequado — especialmente nos cantos do bigode — para conseguir criar pontas que sejam vistosas e de acordo com o seu visual. Além disso, é necessário aparar o bigode handlebar com certa frequência, justamente para que ele mantenha seu formato e sua aparência limpa e com certo ar de “nobreza”.

3. Bigode beardstache

tipos de bigodes beardstache

O beardstache pode ser considerado a versão do chevron mais descolada. Aqui, há um bigode bem delimitado e aparado, enquanto o restante da barba fica por fazer. Apesar de parecer fácil, também é preciso certo cuidado e, em especial, atenção para não se apresentar como desleixado.

Para conseguir fazer esse estilo, é siga todas as orientações do chevron, mantendo limpeza, hidratação e o corte do bigode apropriado para seu rosto. Lembrando de que a dica de deixar toda a barba crescer também serve muito bem para aqueles que estão tentando desenvolver esse estilo.

Somente após a manutenção do bigode “original”, é possível fazer o restante da barba e apostar no crescimento dos fios. Para manter o beardstache de maneira adequada, o ideal é usar máquinas de barbear com pentes bem rentes à pele. O tamanho da barba por fazer ou dos pelos restantes varia de acordo com o gosto de cada um, mas é sempre importante mantê-los razoavelmente baixos para não criar um ar desagradável e de descuido.

4. Bigode lápis

tipos de bigodes lápis

O bigode lápis talvez seja um dos mais clássicos de todos. Praticamente todas as pessoas se lembram de atores ou grandes celebridades da década de 40 e 50 que utilizavam esse estilo. Além de elegante, ele denota uma personalidade mais excêntrica e cheia de vida. A ideia do corte é ter uma linha bem fina, que se enquadra especificamente para as feições do rosto do indivíduo. As variações são enormes e vão desde cortes mais antigos (com curvas) para mais modernos, que são mais retos e discretos.

O benefício desse tipo de corte é que ele não demanda muito volume na barba, o que é ótimo para alguns homens. Além disso, os cuidados são menores, assim como seu tempo de “cultivo”. Homens com rostos arredondados e ovais tendem a se beneficiar do bigode lápis.

5. Bigode ferradura

tipos de bigodes ferradura

O bigode ferradura também é muito antigo. Sua utilização acontece, pelo menos, desde o século passado. Em especial nos anos 80, era muito comum ver grandes celebridades usando-o como uma espécie de marca ou característica pessoal. Vale mencionar que esse tipo de bigode denota uma personalidade mais forte e masculina. Por isso, seu surgimento não é tão comum. Para conseguir o estilo, é preciso ter volume, mas, essencialmente, esse é um corte de um cavanhaque sem o queixo.

É preciso apará-lo frequentemente, assim como manter os cuidados regulares de limpeza e hidratação. Infelizmente, não são todos os homens que conseguem esse tipo de barba facilmente, e pode ser que haja muito trabalho para a conquista dos resultados. Por via de regra, também é interessante deixar, pelo menos, o cavanhaque crescer por um bom tempo para conseguir o corte. Quem tem o rosto fino e arredondado costuma dar-se melhor com bigode ferradura, que pode ser feito em diferentes alturas e estilos.

Agora que você já conhece mais sobre esses 5 estilos, devemos sempre ressaltar que sua barba deve permanecer com cuidados pessoais constantes, não importando se seu estilo é mais volumoso ou curto. Sem os cuidados e produtos adequados, sua barba fica sem vida, com fios quebradiços, sem brilho e com aquela típica sensação áspera que desagrada a maior parte das pessoas que entram em contato direto com você.

Vale mencionar que ter um barbeiro de confiança também é importante, principalmente para conseguir encontrar o corte ideal para seu tipo de rosto. Sua barba deve acompanhar suas feições e particularidades, e não simplesmente imitar qualquer pessoa ou seguir qualquer tipo de tendência. Isso é ainda mais importante quando falamos sobre esses tipos de bigode.

Gostou do post? Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube!

Cuide do seu bigode e da sua barba com os melhores produtos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *