Não tem jeito: em algum momento, por necessidade ou por lazer, chegará a hora de se aventurar na cozinha. Que é preciso ter uma série de cuidados nessa hora não há dúvidas, mas e quanto à barba na cozinha? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é proibido possuir uma: basta ficar atento à alguns detalhes para garantir uma refeição saborosa!

Não sabe quais são esses detalhes? No post de hoje você descobre quais são os cuidados básicos necessários para cozinhar com tranquilidade.

Barba na cozinha pode?

Com certeza! Para ilustrar essa afirmação, podemos destacar três barbudos que se destacam quando o assunto é cozinha: Alex Atala, chef de cozinha e restaurateur brasileiro, Tadeu, do Canal Rango, e o Filipe, do Canal Micro Sobrevivência. 

Todos eles mantêm uma barba que não afeta de modo algum o ato de cozinhar. O segredo? Cuidados que vão além da atenção com o preparo dos alimentos e englobam também a barba — característica física tão marcante dos três exemplos.

Sendo assim, fica claro que não é preciso abrir mão do perfil barbudo para se arriscar na cozinha. É só seguir alguns passos para garantir que isso não afete de nenhum modo o preparo dos pratos.

Quais os cuidados?

De um modo geral, cozinhar requer cuidados: lavar as mãos, higienizar o local de preparo, escolher bem os alimentos, entre várias outras recomendações. Os barbudos, por sua vez, devem estar atentos a esses cuidados e também aos relacionados com a barba, como:

Manter a barba aparada e penteadaPente pra barba

Sem esse cuidado constante, a barba cresce além do tamanho escolhido e, consequentemente, passa a sensação de descuido. Para evitar tanto a transmissão dessa ideia quanto o desconforto de uma barba descuidada, faça esses reparos, aparando a barba pelo menos a cada 15 dias.

Manter os fios saudáveis

Isso requer uma limpeza regular, que deve ser feita sempre com produtos específicos para os pelos do rosto. Shampoo, pasta de limpeza, balm e óleo são alguns dos produtos disponíveis para manter a barba sempre saudável.

Evitar tocar a barba

Esse cuidado está mais relacionado ao ato de cozinhar em si, ou seja, não basta cuidar apenas da higiene: é preciso cuidar da barba enquanto estiver cozinhando. Evite tocar a barba durante o processo, evitando que pelos caiam acidentalmente na comida.

O que é usado pelos cozinheiros profissionais?

Cozinheiros barbudos são cada vez mais comuns no mundo todo, o que mostra que a barba não é obstáculo na hora de colocar a mão na massa. Uma curiosidade acerca das alternativas encontradas por esses profissionais é o uso de uma “redinha” para barba, a qual funciona como uma touca para os pelos faciais, impedindo que eles caiam.

A popularização da barba que vem ocorrendo de uns tempos para cá desconstruiu a associação entre barba e falta de higiene. Assim, o perfil barbudo passou a ser mais aceito e até mesmo valorizado em muitos lugares. A barba na cozinha, por exemplo, longe de ser um impedimento, vem se mostrando como um diferencial para o perfil de quem está entre as panelas.

Gostou do post? Siga a Barba Brava no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro das próximas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *