Qual barbudo nunca pensou em mudar o visual e dar uma cara nova ao estilo? Mudar um pouco o corte, modelar o bigode e combinar um penteado no cabelo são estratégias que todo homem que ostenta o mínimo de pelos no rosto já tentou, não é?

Por isso, a gente trouxe algo que provavelmente já passou pela cabeça de muito marmanjo por aí: ter uma barba pintada!

E aí? O que acha da ideia? Seja por diversão, seja para esconder aqueles primeiros fios grisalhos, essa pode ser uma alternativa ou até uma solução em longo prazo para o seu novo visual. Então, bora conferir algumas dicas? Chega mais!

Quando usar a barba pintada?

Quando quiser, meu caro! Mas claro, desde que esteja de acordo com seu estilo próprio e com a ocasião. Como a gente disse no começo, pintar a barba pode fazer sentido para objetivos diferentes, como disfarçar fios brancos, mudar o visual, acabar com a diferença de cor entre barba e cabelo ou até mesmo uma brincadeira com os amigos.

Nós, como bons camaradas que somos, preparamos dicas sobre cada objetivo desse. Então, confere aí e mãos à obra… Quer dizer, mãos à barba!

Pra se destacar 

Talvez você queira pintar a barba só para ver como ficaria com uma cor diferente. Neste caso, claro, você não precisa se preocupar em usar tintas convencionais para tingir a barba de vez. Por isso, já inventaram uns produtos que saem logo depois do banho (pelo menos é o que a gente espera, né?).

Brincadeiras à parte, esses produtos funcionam mesmo e apenas tingem os fios das cores que você quiser – eles foram originalmente pensados para os cabelos, mas o uso temporário não deve prejudicar sua barba. Depois, é só enxaguar com água que sai tudinho. Então, relaxa, porque a sua barba e cabelo não correm o risco de ficarem azul, laranja, roxo ou de qualquer outra cor para sempre. É uma ótima opção para uma festa à fantasia, carnaval ou para se divertir em casa.

Pra disfarçar os fios brancos 

Cara, barba grisalha é estilosa, tá? Mas a gente sabe que tem muito homem que não curte a ideia ou acha que alguns fios brancos não combinam muito com o próprio estilo. eleza! Usar uma barba pintada, nesse caso, pode ser uma opção bacana também (até porque raspar tudo não é a solução).

Uma dica é comprar tintas de qualidade e buscar um profissional para realizar o serviço, pelo menos na primeira vez. Ali, você já confere a quantidade e como é feito o processo para passar a fazer por conta própria, beleza?

Pra dar um tapa no visual 

Pintar a barba pode ser um baita tapa no visual. Um conselho: você tem que fazer aquilo que curte e que acha legal, mesmo que isso impacte os outros. Se você está com a ideia de pintar a sua tão querida barba, vai que vai!

Mas lembre-se que nenhuma tinta é para sempre, elas vão desbotando com o tempo, além da sua barba crescer e mostrar sua cor original. Por isso é importante saber que você vai precisar disponibilizar um tempo periodicamente para dar retoques na sua barba.

Como pintar a barba?

Como dissemos, para os marinheiros de primeira viagem o indicado é recorrer a uma barbearia e deixar o profissional cuidar de tudo. Aproveite o momento para consultar sobre o processo, os melhores produtos e como tratar depois.

Vale lembrar que já têm tintas específicas para barba. Pesquise antes pela qualidade da tinta, confira alguns depoimentos e dicas de outros barbudos na internet, e escolha com calma os tons ou cores que pretende usar. Já pensou ficar igual ao Trump, logo de primeira? Vai sem pressa, combinado?

Quais os cuidados com a barba pintada?

Se você é daqueles que tratam a barba como um tesouro, bem-vindo ao grupo! Depois de saber como ter uma barba pintada, vem sempre aquela preocupação: a tinta faz mal para os pelos e para a pele?

Por mais que esses produtos tenham evoluído, tinta sempre vai ter o mínimo de química e você vai ter que ter alguns cuidados especiais para deixar sua barba sempre nos trinques. Então, anote algumas dicas e produtos que não podem faltar para quem quer ter uma barba pintada e, claro, saudável.

Shampoo 

Um bom shampoo é essencial. Mas, meu caro, não venha com essa história de que shampoo de cabelo é a mesma coisa, pelo amor de Deus! A gente aqui da BARBA BRAVA passa horas e mais horas desenvolvendo produtos, estudando ingredientes, combinando as melhores composições…Não é à toa, né?

O nosso shampoo de barba é único e conta com componentes fundamentais para remover as impurezas dos fios, hidratar e regular a oleosidade da pele, além de dar maciez e brilho que a sua barba merece. Separa um espaço na prateleira e invista num frasco desse.

Óleo para barba

Barba pintada para ressecar é uma beleza! Por isso, um dos pontos mais importantes a serem cuidados é a hidratação. E nada melhor para isso do que um bom óleo. Quer manter uma aparência legal o dia todo, com um brilho natural e uma fragrância irresistível? Então aplique o óleo da BARBA BRAVA duas vezes por dia.  E você pode até passar mais óleo do que o normal no dia que pintar a barba, antes de dormir, deixe agir durante a noite e na manhã seguinte lave a barba e aplique o óleo novamente.

Balm  

Outro produto indispensável no seu nécessaire é o balm. Amigo, isso é obrigação de barbudo! Esse produto ajuda a modelar a barba do jeito que você quer, mas sem deixar aquele aspecto artificial de gel, sacou? De quebra, ainda ajuda a alinhar e dar textura aos fios, mantendo uma aparência sempre natural.

Enfim, ter uma barba pintada pode servir para mudar de visual ou disfarçar algo que não te agrade. Sem essa de ter medo ou preocupações. Cá entre nós, o barbudo por si só já tem todo o seu charme e pintar a barba é apenas reforçar isso. Por fim, usando produtos de qualidade e seguindo os cuidados especiais, não tem erro!