Toma banho, dá aquela caprichada na lavagem da barba com o shampoo específico para barba, enxágua e depois? Como secar a barba? É só esfregar a toalha na cara ferozmente, certo? É melhor não! Saiba a importância de enxugar corretamente os pelos faciais, porque quem cuida sempre tem.

A importância de secar a barba após o banhosecando a barba

Quanto maior sua barba e/ou mais fechada ela for, mais propício é o ambiente para o acúmulo de água e mais difícil é ela secar naturalmente. Se o acumulo de água entre os fios for maior do que a pele consegue absorver o excesso de umidade será o ambiente perfeito para a criação de fungos que podem levar à diversos problemas de pele e até mesmo em casos extremos a queda dos fios da barba!

Você não vai querer correr este risco, vai?

Como secar a barba:

A primeira etapa é “pré-enxugar” usando as mãos: Após o banho, use suas mãos para tirar o excesso de água acumulada entre os fios. Aqui vale passar a mão para escorrer a água, passar os dedos entreabertos para cima e para baixo, de um lado para o outro, fazendo as gotas pularem pela inércia. Cuidado para não “puxar” os fios, pode solta-los prematuramente ou promover a quebra.

Secando a barba, método 1 – Toalha:

como secar a barba

Este é o método mais prático: após “pré-enxugar” a barba como visto acima, com uma toalha seca e bem absorvente, pressione-a contra o seu rosto usando as mãos e mantenha-a ali por uns 5 segundos. Pegue outra parte seca da toalha e repita o processo, tomando o cuidado de pegar toda a região da barba. Por fim, ainda usando a toalha e as mãos, dê pequenos “tapas” por cima da toalha contra o rosto, este movimento fará a água se mover em direção à toalha.

Se tudo deu certo, sua barba estará agora apenas levemente úmida, o que é provavelmente o suficiente para ela terminar de secar naturalmente em alguns momentos.

Ao usar uma toalha para secar a barba, é importante evitar algumas ações, que apesar de parecerem básicas fazem toda a diferença:

  • Não esfregar ferozmente a toalha contra a barba: isso causa descamação nos fios, que pode levar à pontas duplas e uma barba particularmente mais crespa. Além disso, pode arrancar fios que ainda não estão prontos para deixar o seu rosto, reduzindo o volume da sua barba ou até mesmo criando falhas;
  • Secar primeiro o cabelo e a barba, depois passar para outras partes do corpo: Você não vai querer secar primeiro o pé e depois a barba com a mesma parte da toalha, pois bactérias que vivem lá embaixo podem não ser bem vindas lá em cima.

Secando a barba, método 2 – Secador de cabelo:secador de barba

Este é o método mais eficiente, mas deve ser usado com moderação. Após “pré-enxugar” a barba como mostrado acima, você pode usar um secador de cabelos para finalizar (se você usa um exclusivamente para secar a barba, pode chama-lo de secador de barba — pense nisso =).

Ao usar um secador, nunca utilize a temperatura mais quente pois esse calor excessivo pode danificar os fios e também o rosto. Além de ressecar, o uso frequente pode até mesmo queimar os fios e até a pele do rosto que, se você usa barba há bastante tempo, a pele alí é bem sensível.

Então prefira a temperatura fria ou no máximo morna (ainda assim com moderação). Além disso, mantenha o secador sempre à uma distância de pelo menos 1 palmo do seu rosto, isso ajuda a espalhar melhor o ar e também evita danos diretos à pele.

Enquanto usa um secador, pode passar um pente para barba para ir alinhando a barba e ajudando a desembaraçar os fios.

Conclusão

É algo simples, que você faz diariamente mas talvez estivesse fazendo da forma errada. Estas dicas vão ajudar você a atingir todo o potencial da sua barba, sem contra-tempos no meio do caminho.

E você barbudo, como seca sua barba? Tem alguma dica de como secar a barba para compartilhar com a gente? Escreva nos comentários!

2 thoughts on “Como secar a barba? Tem jeito errado de se fazer!

  1. Lebruce says:

    ótima matéria. eu seco errado e minha barba sempre fica meio encrespada, como diz o texto. vou tentar seguir esses passos, mas, como estou sempre atrasado é mais complicado hehe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *