Durante o crescimento da barba, seus fios desenvolvem-se na direção correta? Entenda como resolver isso

Nem sempre temos tudo sob nosso controle. E uma dessas coisas que escapam das mãos, muitas vezes, são os fios durante o crescimento da barba. Desalinhados e desengonçados, querem ganhar vida própria quando estão nascendo. O grande desafio aqui é fazer ela crescer na direção exata, já que, naturalmente, os fios tendem a crescer desenfreados, muitas vezes para cima, para o lado ou mesmo enrolar. 

Pensando nesse dilema de um barbudo com seus fios em pleno crescimento, preparamos este conteúdo especialmente para você, parceiro. Curta muito a sua leitura e anote bem as dicas para você. 

Como funciona o crescimento da barba?

Nem todo homem vai ter uma barba grande um dia, já sabia disso? O fator responsável por isso é a genética. Sendo diferente do crescimento capilar, por exemplo, a barba cresce por conta de um hormônio bem específico, chamado dihidrotestosterona e ele tem total relação com os seus parentes. Tudo funciona assim, as características masculinas são produzidas pelos andrógenos, que englobam hormônios como a testosterona, e um derivado dela, a dihidrotestosterona (DHT). 

A dihidrotestosterona é responsável pela produção de pelos na barba, tórax e dorso, ao se ligar com os receptores nos folículos capilares, motiva o crescimento dos fios da barba. No entanto, tudo vai depender das individualidades do folículo e ainda da sensibilidade à DHT, que vai ser definida pela sua genética. 

A direção importa alguma coisa?

Não tem nada de errado se seus fios crescem em direções que não são especificamente para baixo, isso é perfeitamente normal. Fique tranquilo! Mas se isso te incomoda e você gostaria de trazer um visual mais ordenado, talvez queira treinar seus fios para crescerem na direção correta. Tudo depende de como você mais gosta da sua barba. 

A explicação para a sua barba, na grande maioria das vezes, não crescer como você gosta, está ligada à genética, a textura da barba, a sua espessura – quanto mais grosso o fio, mais difícil será – ou ainda o próprio ambiente ao seu redor, uma vez que a umidade do tempo pode causar mais frizz e fios mais rebeldes

Dicas práticas para a barba crescer na direção correta 

Depois de ler um pouquinho da teoria e ficar até mais inteligente sobre o crescimento da barba, é hora de partir para a parte boa. Apesar de você conseguir treinar os fios para adaptar ao seu estilo desejado, não pense que você consegue simplesmente mudar toda a direção de crescimento da barba, calma! Isso é o corpo quem manda. Confira as dicas que separamos para você ajudar a manter os fios no lugar desejado. 

Apare os fios mais rebeldes nas laterais 

Você pode achar isso estranho, mas aparar a barba molda os seus pelos na direção certa. Calma, não é obrigatório. Caso você não queira seguir essa dica, está tudo certo. Para quem é adepto, vamos ao que interessa. Quando a barba estiver maior e mais cheia, é hora de aparar aqueles pelos mais perdidos no pescoço e bochechas para deixar um visual mais harmonioso. Adote um tipo de barba que combine com o seu rosto e você irá mandar muito bem! 

Penteie a barba 

A dica mais valiosa para o crescimento da barba na direção que você busca é pentear os fios. Isso ajuda a moldar e treinar aqueles fios mais teimosos que não querem estar em equilíbrio com o todo. Tenha um pente de madeira em mãos e penteie da origem da barba em direção ao queixo. Faça isso todos os dias para ver a real diferença nos seus fios. É só treiná-la sempre para você conseguir deixar os fios no estilo desejado. Se você não sabe como pentear a barba da forma correta, leia esse nosso blog aqui. 

como pentear a barba corretamente

Use produtos que modelam os fios, como o Balm 

Quando você está com dificuldade em deixar os fios no lugar, o indicado é partir para o uso de produtos que modelam a barba, como o Balm para barba. Ele alinha, dá textura e volume à barba, colocando os fios no lugar. O Balm para barba BARBA BRAVA é formulado com uma combinação de manteiga de karité, óleo de argan e semente de uva, que são facilmente absorvidos pela pele e estrutura dos fios, deixando-os hidratados ao longo do dia. E de quebra, com aquela refrescância da menta. 

Na hora de aplicar produtos, faça o movimento para baixo 

Quando você aplicar os seus produtos para barba, como o Óleo para barba, Balm e Sérum, considere o movimento em direção ao seu queixo, de cima para baixo. Isso vai ajudar no movimento já feito na hora de pentear a barba. Aplicar os produtos certos e manter os cuidados diários também são aliados para uma barba topzeira. Não esqueça disso! 

Gostou de saber como treinar a sua barba durante o crescimento? Continue ligado em nossos perfis para receber as melhores dicas para cuidar sempre da sua barba. Aproveite e compartilhe com um amigo barbudo e vamos todos alcançar AQUELA barba. 

Até a próxima, barbudo! 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *