Cara, cuidar dos fios e da pele é uma rotina importante. A gente sabe que nem sempre rola de ir naquela barbearia irada para dar um trato especial no rosto, mas isso não impede você de ter os produtos certos em casa. Entre todos eles, o shampoo para barba é o mais essencial e faz parte do dia a dia de todo barbudo.

Só que tem um lance bem interessante que é preciso reforçar: shampoo para cabelo não é recomendado para o rosto. Portanto, se você espera resultados reais, é bom separar um espacinho na prateleira para um produto específico, e é sobre isso que vamos falar neste post!

Tá a fim de conferir e esclarecer suas dúvidas? Então, bora começar!

Em primeiro lugar, por que se preocupar tanto com a higiene da barba?

Alguns detalhes podem fazer grandes diferenças! E quando se trata do visual, um bom corte de cabelo e uma bela barba são fortes atrativos. A barba carrega um histórico de prestígio, poder e estilo de vida. Não é à toa que ela vem conquistando cada vez mais adeptos!

Uma barba bem-cuidada exige, basicamente, três precauções: higiene adequada, hidratação e fios bem aparados. No entanto, manter os fios e a pele sempre limpos não é apenas uma questão higiênica e de visual: envolve também a saúde da barba!

Ou seja, ao abrir mão dos cuidados básicos de limpeza, o crescimento é afetado, a queda de pelos pode se agravar e, até mesmo, pode possibilitar o surgimento de fungos e micoses desagradáveis.

E por que não se deve usar shampoo de cabelo na barba?

Se a barba fosse igual ao cabelo, assim como a pele por baixo, provavelmente eles não teriam nomes nem texturas diferentes. Além disso, se pararmos para notar, o que mais tem é produto específico para o rosto e outros diferentes para o resto do corpo. Afinal, estamos falando de uma área mais delicada, concorda?

Com os barbudos, não é diferente. Engana-se quem usa shampoo de cabelo na cara acreditando ter o mesmo efeito que um shampoo para barba. Vamos mostrar agora que essa é uma forma comum, porém errada de pensar.

Espessura dos fios

O pelo da barba não tem a mesma espessura do fio de cabelo. Dessa forma, usar um shampoo ou até mesmo um sabonete preparado e estudado para outras partes do corpo não trará o resultado desejado.

Shampoos e sabonetes comuns contêm substâncias detergentes na sua formulação. Elas removem quase toda a camada de gordura da pele, seguindo o mito de que uma pele oleosa não é boa, sendo preciso remover todo esse sebo.

Quando você opta por usar produtos específicos, está garantindo que a camada de óleo que protege essa região mantenha-se na quantidade adequada. Do contrário, sem hidratação, os fios perdem o vigor, ficam quebradiços e ressecados.

Couro cabeludo e pele do rosto

A barba, notavelmente, tem mais contato com sujeira, vento, poeira, comida, bebida, etc. O resultado é uma quantidade maior de detritos e sujeira que precisa ser tirada dos fios, geralmente mais crespos, do rosto. Uma fórmula capaz de penetrar entre os fios e sair de lá com toda a sujeira é essencial.

Ingredientes

A coceira e a irritação da pele do rosto são as causas mais frequentes de desistência na manutenção de uma barba. Se você continuar insistindo em passar shampoo de cabelo, seu problema não vai ser solucionado. Afinal, o shampoo para barba contém propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que evitam essas irritações, além de refrescarem a pele. Já o couro cabeludo não necessita tanto destas propriedades, e, por isso, os shampoos de cabelo não contam com os mesmos ingredientes e composições.

Controle da oleosidade

Em geral, o couro cabeludo gera mais oleosidade que a pele do rosto. Por esse motivo, os shampoos para cabelo costumam ter uma ação muito mais direta nessa questão. Sendo assim, ao utilizar esse tipo de produto na barba, pode ser que ela resseque demais a pele e os fios, o que pode acarretar problemas desagradáveis, como descamação, pelos quebradiços, queda, aparência ressecada e até caspa, parceiro!

Economia

Além de tudo o que já dissemos sobre shampoo para barba x shampoo para cabelo, outro ponto muito importante é a questão da economia. Afinal, o produto usado no rosto não precisa das mesmas quantidades usadas na cabeleira, sacou?

Para se ter uma ideia, mesmo que sua barba seja grande, uma embalagem de shampoo para barba ultrapassa, molinho, os 3 meses de uso! Já o shampoo pra cabelo nem sempre rende muito. Ou seja, além do efeito no visual, separar as coisas ainda faz bem para o bolso!

Afinal, como se usa o shampoo para barba?

Dando continuidade ao assunto, agora que você sabe os reais motivos para se investir em um bom shampoo para barba, é bom saber manusear o produto, para que ele tenha efeitos reais no seu rosto.

Bom, para começar, como já citamos, não é a quantidade que vai fazer diferença, mas sim o jeito correto de aplicação. Bora lá:

  • primeiro, aplique o shampoo para a barba na palma da mão, sem exageros! Para se ter uma noção melhor, o equivalente a uma colher de chá já está de boa para a maioria das barbas;
  • depois, dê uma espalhada com a outra mão, até formar um pouco de espuma, para facilitar a aplicação;
  • com a barba molhada, espalhe o produto com a ajuda dos dedos, de forma a massagear a pele e fios. Evite usar as unhas, para não arrancar uns fios sem querer e até mesmo danificar o bulbo capilar;
  • por fim, enxágue bem e retire todo o produto da barba.
  • Extra: Se você teve um dia daqueles e sua barba está mais suja do que o de costume (por exemplo, pegou uma praia, ficou no meio da poeira ou fumaça, suou pra caramba, etc), repita o processo acima e garanta uma limpeza nota 10!

Viu? É simples assim. Depois de feito isso, não custa nada aplicar um óleo ou um balm para dar aquele “tapa” final na hidratação e pra alinhar o visual. Vale muito a pena ter esses dois itens no nécessaire e manter os cuidados e a aparência sempre em dia.

Tempo de uso

Outra dúvida muito comum em relação ao shampoo para barba é o tempo e a frequência de uso do produto. A partir do momento que você começa a usá-lo e percebe o resultado, pode seguir com ele para o resto da sua vida barbuda.

Em relação à frequência, é recomendado fazer uma limpeza profunda da barba com o shampoo, pelo menos, uma vez ao dia. Claro, não tem problema utilizar mais vezes, especialmente naqueles dias mais quentes e abafados, ou depois de fazer atividades físicas.

Mas que fique claro que não adianta gastar o frasco inteiro num único dia achando que o resultado será melhor. Apenas crie o hábito diário de higiene, utilize cosméticos complementares, apare sempre as pontas e curta a vida! Mantendo isso, já é mais que suficiente para deixar a aparência e limpeza impecáveis.

Só o shampoo para barba é suficiente para a higiene?

Olha, só de começar a usar o shampoo para barba no rosto você vai perceber a diferença e conferir os resultados em pouco tempo. No entanto, quem busca ainda mais perfeição e cuidados com o rosto, pode pegar uma ajudinha extra com outros produtos.

O que a gente recomenda, no caso de limpeza, é a pasta esfoliante para o rosto. Afinal, é um produto poderoso que age profundamente na pele sem fazer espuma, inclusive abrindo os poros e removendo as impurezas. Isso contribui até mesmo para o processo de crescimento e fortalecimento da barba.

Portanto, podemos dizer que só o shampoo para barba já representa um avanço incalculável para os cuidados com pele e os fios, mas a ajuda do esfoliante pode contribuir ainda mais com esse processo e garantir resultados mais rápidos e eficazes.

Onde encontrar um bom shampoo para barba?

Então, amigo! Achar shampoo para barba não é nem um pouco difícil. O lance é saber encontrar o produto de qualidade! Afinal, você deve saber, o que mais tem pela internet é marca contando historinha e inventando fórmula mágica para os barbudos de plantão!

Cuidado, pode ser cilada, hein? A gente sempre jogou aberto e garante que o papel do shampoo para barba é de limpeza, proteção, hidratação e refrescância. De tudo o que oferecerem além disso, é bom desconfiar!

Além do mais, camarada, nunca se deixe levar por preços lá embaixo e por nomes que você nunca nem ouviu. Dê uma olhadinha nos depoimentos de outros barbudos, na qualificação do produto e na referência da marca no mercado. Só invista se tiver certeza!

Nossa recomendação de Shampoo para Barba para você:

Por fim, posso usar o shampoo para barba no cabelo?

Como já falamos logo acima, o couro cabeludo e a barba têm propriedades específica e com isso necessidades específicas. Se você está indo para a academia ou em uma viagem e quer levar um necessaire mais leve, pode levar só o shampoo para barba e usa-lo no cabelo sim. Com certeza não fará mal nenhum! – mas talvez não terá o mesmo resultado de utilizar um produto específico para o cabelo (ainda mais para o seu tipo específico de cabelo).

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre o uso do shampoo para barba e por que é tão importante investir nesse produto. O segredo de uma boa aparência e de um volume bacana está muito mais associado aos cuidados essenciais do que às fórmulas mágicas que anunciam por aí. Portanto, invista em produtos de qualidade e preze por um tratamento diário e contínuo, deixando de lado falsos milagres e receitas impossíveis.

Agora que você conhece as diferenças entre shampoo para cabelo e shampoo para barba, cuide da sua! E para ficar por dentro das novidades sobre produtos e estilos voltados ao homem que usa barba, siga-nos no FacebookInstagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *